Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia,

Noite um pouco assustadora por aqui. O mar ouvia-se bem ao longe, a dada altura rajadas de vento fortíssimas, chuva e granizo a bater com força nas janelas, alguma trovoada (menos do que para os lados de Braga, pelo que já percebi).
Resultado aqui na zona: outdoors publicitários dobrados, autoestrada cortada num sentido devido à queda de um painel de sinalização, árvores e ramagens tombadas/caídas, um ou outro muro e vedação caído, ...

James, de que zona de Viana do Castelo és?
Sou leigo na matéria mas, a meu ver, se se torna perigoso andar na rua sob pena de levar com uma árvore, um muro, um placar, ..., em cima, então justifica-se o alerta (mais em relação ao vento).

Moro relativamente perto daí.
Se calhar fiasco foi um termo inapropriado que utilizei. Houve temporal, mas esperava mais, principalmente nesta zona litoral. Apenas isso.

• Gosto
Reactions: joselamego
Em relação a raios, foi festa total. :D
0hcD2IQ.jpg

Sortudos!

Em relação a raios, foi festa total. :D
0hcD2IQ.jpg

Sortudos!

Rayos esta madrugada:

C3ubrVHW8AAowJi.jpg

Estive acordada de madrugada, da 1:00 às 2:30 aproximadamente e não me apercebi de trovoadas. Eventualmente abafadas pelo barulho do vento que era qualquer coisa e das pingas grossas da chuva.

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

Mais imagens:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=711077859052431&id=241206306039591

Relatos também de muitas árvores caídas na cidade de Guimarães e arredores, em direcção às taipas queda da cobertura de um stand na estrada interrompendo o trânsito. Muitos locais sem eletricidade desde madrugada.
Em direção ao Sameiro em Braga muitos ramos e árvores a dificultarem a circulação.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Na Falperra

Vila verde

- Protecção Civil – Quedas de árvores e postes impedem trânsito em mais de uma dezena de estradas e caminhos municipais / EM ACTUALIZAÇÃO

148611454848866.jpg
Queda de árvores e de postes sobre as vias de comunicação são os casos mais graves a registar depois da noite de temporal, de vento forte que se abateu sobre o concelho e a região. Cerca de uma dezena de caminhos e estradas municipais foram afectadas. Nesta altura, a protecção civil municipal de Vila Verde, com a intervenção directa dos bombeiros, está a realizar operações de retirada dos obstáculos.

«Contamos ter todas as vias transitáveis até ao fim da manhã», relata o comandante interino dos bombeiros de Vila Verde, Luís Morais. Os casos repetiram-se um pouco por todo o concelho.
http://www.ovilaverdense.com/noticia.php?n=18910

Última edição:
Não consigo ver... Dá conteúdo indisponível...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
A mim acontece-me o mesmo no telemovel, só no computador consigo ver.
No telemovel, fazendo login no face através do browser já se consegue aceder.

• Gosto
Reactions: joselamego
Na serra do Candán na Galiza o vento derrubou uma torre de alta tensão

El temporal causa el caos en la circulación ferroviaria en Galicia y deja a casi 100.000 hogares sin luz
El viento ha levantado parte la cubierta de las gradas de pabellón y general en el estadio de Riazor en A Coruña y se va a suspender, a falta de confirmación oficial, el partido de Deportivo.
Las rachas de viento han alcanzado cifras récord esta madrugada con 182 km/h en Carballeda de Valdeorras
http://www.lavozdegalicia.es/notici...has-viento-182-kmh/0031486105575955486819.htm

C3vHFviWMAALJeB.jpg

C3vHFwKWYAE2ge7.jpg

Quem vê estes relatos até parece que veio o fim do mundo.
Enfim, a fazer de uma normal tempestade de inverno um acontecimento do outro mundo. Bem, parece que o " Correio da Manhã " está a fazer escola....

Que comentário mais triste e infeliz... De facto "duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana", neste caso, a estupidez desse comentário...
Oxalá um dia vejas com os teus próprios olhos o que foi vivido em Braga, Póvoa de Lanhoso, Fafe e Guimarães!

Vê o radar do IPMA antes de comentares o que quer que seja!

Bom dia!
De momento paira a calmaria, mas durante a noite foi duro.
Vento bastante forte, os meus colegas do corpo de bombeiros, andaram toda a noite a cortar árvores...!

Lo había puesto en seguimiento de Europa, pero por unificarlo y facilitar el seguimiento para los foreros dado el evidente interés para el litoral norte portugués también lo copio aquí:

Efectos del viento en Galicia:

C3vHFxFXUAAs7gy.jpg

C3vCTopWAAA3nOu.jpg

Más información con un álbum de fotografías que se va actualizando:

Gráfica de las rachas de viento en Lardeira (Ourense) y Punta Candieira (A Coruña)

C3uQiZ2WEAAEuoc.jpg

Fuente: MeteoGalicia

Moro relativamente perto daí.
Se calhar fiasco foi um termo inapropriado que utilizei. Houve temporal, mas esperava mais, principalmente nesta zona litoral. Apenas isso.

James, não te ponhas a negar uma noite de temporal só porque não sentiste os efeitos, nem a dizer que os avisos não se justificaram, quando efectivamente foram bem lançados. Na meteo é sempre assim, uma lotaria, nunca se sabe concretamente qual vai ser a zona mais atingida, por isso é que se faz o aviso por distrito e não por freguesia. As células mais intensas parecem ter passado a Sul e a Norte da tua localização, passaste entre os pingos da chuva literalmente .:D

Atenção que isto foi só o round 1, agora à tarde teremos o round 2 e amanhã o round 3. Muito temporal ainda nos espera hoje e amanhã, esperemos que não cause muitos danos...