Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2017



Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Boas tardes a todos...

O cenário esta a começar a ficar pesado.

Desde as 12 a pressão aqui na estação desceu de 1014.52 para os actuais 1011.74 (hPa actual 1011.06)
O vento tem vindo a aumentar de intensidade tendo já tido rajadas de 33 km/h tendo tido uma leitura de 91 km/h e uma velocidade média de 26 km/h.
Tenho acumulados desde as 00H 11.68mm (valores não confiaveis).
Os ventos esses vêm predominantemente de WNW, S, e WSW.

Será que temos condimentos para uma ciclogénese explosiva???
 

Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Boas tardes a todos...

O cenário esta a começar a ficar pesado.

Desde as 12 a pressão aqui na estação desceu de 1014.52 para os actuais 1011.74 (hPa actual 1011.06)
O vento tem vindo a aumentar de intensidade tendo já tido rajadas de 33 km/h tendo tido uma leitura de 91 km/h e uma velocidade média de 26 km/h.
Tenho acumulados desde as 00H 11.68mm (valores não confiaveis).
Os ventos esses vêm predominantemente de WNW, S, e WSW.

Será que temos condimentos para uma ciclogénese explosiva???
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,432
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Chuva forte acompanhada por vento moderado /forte! :w00t:
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boa tarde,

Madrugada muito ventosa por aqui , deixo o gráfico da minha estação nas últimas 24h :
wRiV5gy.png


Vento médio chegou aos 64km/h e as rajadas foram aos 103km/h, por volta das 5h da manhã.

Aqui perto, em Canelas, uma estrutura de andaimes caiu com a força do vento, danificando uma habitação.

Radar neste momento:
yh8T8XM.png


Atuais 12,6ºC e chuva acompanhada de fortes rajadas de vento de SSW.

----
Durante a madrugada tive um período de mais de 1h em que as rajadas estiveram sempre acima dos 90km/h

2jlScU7.png
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Que ventania se está a pôr.

Até as janelas vibram, chove moderado :rain:

21.6 mm acumulados.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

O início da madrugada foi invernal, mas daquele tipo de noite invernal pouco comum.
Qual Gong, qual Xynthia, qual quê...Aqui o episódio de vento máxima (rajada) foi esta noite com 86 km\h - máximo registado na minha estação desde 2010.
Zonas mais expostas aqui pela área terão ultrapassado os 100 km\h à vontade. Muitas árvores cairam nos concelhos do Vale do Sousa.
Também muita chuva, moderada e com períodos de forte marcaram a madrugada.
Depois da acalmia da manhã, tivemos aumento do vento e o regresso da chuva ao início da tarde. Vão-se sucedendo os períodos de chuva, ora fracos, ora moderados (com curtos mais vigorosos aumentos da intensidade).
O acumulado de hoje vai em 37,1mm.
Ontem o acumulado ficou nos 37,8mm.

Tactual: 12,2ºC
Hr: 94%
 

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
Boas por aqui o vento sopra com rajadas fortíssimas, ouve-se o assobiar do vento e as janelas estremecem volta e meia. Estou com estranho pressentimento como se algo mais grave esteja a caminho, esperemos que não passe apenas de um mau pressentimento, mas que o tempo está a piorar a olhos vistos lá isso está.