Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2022



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,440
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia .
Mais um dia de chuva , o acumulado vai em 3 mm .
Tatual : 12° c

Um pouco melhor do que ontem:

LglTKie.jpg


Mas os aguaceiros são em geral fracos, os ecos mal aparecem no radar, movimento de Oeste e formando-se principalmente sobre terra:

ANKcmC3.jpg


Mas esta corrente produz uma frequência de precipitação, embora fraca, maior nas regiões montanhosas:

Nv4reu0.jpg
 

ampa62

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
765
Local
Covas, V N Cerveira
Boa tarde,

Um dia de chuva intermitente com 4 mm acumulados até ao momento. O mês segue com 29,5 mm acumulados, nada que se compare aos 434 mm de fev.2016 ou os 368 mm de fev.2021.

O registo mínimo desde que tenho dados (2015/16) é do ano de 2019, com 46 mm acumulados em fevereiro. Talvez se bata mais um recorde este mês.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,440
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O registo mínimo desde que tenho dados (2015/16) é do ano de 2019, com 46 mm acumulados em fevereiro. Talvez se bata mais um recorde este mês.

Off-topic:
Segundo a saída do GFS das 6h de hoje, o recorde está mesmo em risco de ser batido. Este corredor húmido vai ser fechado na Sexta-feira e daí até ao fim do mês a previsão é zero (entrando até em Março, mas a essa distância a previsão também vale praticamente nada). Para Viana e Braga, embora Cerveira tenha em geral acumulados um pouco superiores, a previsão é de 3,9 mm e 1,9 mm, respectivamente.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,435
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde malta,
Por aqui vai chovendo, que saudades tinha destes dias assim...
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Boa tarde,

Um dia de chuva intermitente com 4 mm acumulados até ao momento. O mês segue com 29,5 mm acumulados, nada que se compare aos 434 mm de fev.2016 ou os 368 mm de fev.2021.

O registo mínimo desde que tenho dados (2015/16) é do ano de 2019, com 46 mm acumulados em fevereiro. Talvez se bata mais um recorde este mês.
O pior registo que eu tive foi fevereiro de 2012 , com uns míseros 2 mm . Esse fevereiro só chuviscou uma única manhã . 2011 / 2012 foi o maior bloqueio das últimas décadas aqui no Litoral Norte , esteve praticamente sem chover desde o ano novo até ao início de abril . Rigorosamente nada a ver com o inverno atual .
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,949
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

por aqui madrugada fresca, mínima de 5.1ºc .

Neste momento muito sol, 7.5ºc , vento fraco de N e 81%HR.

Algumas imagens de ontem na Foz do Douro, muita rebentação e bruma, mar agitado, mas já vi bem pior neste local:

nxBgcNV.png


Aqui dá para ver bem a altura do salto, tendo o farol como referência:

0dfYYYq.png


Aqui a imprudência, não sei como estas duas pessoas ( lado esquerdo) conseguiram ir pelo paredão quase até ao farol, é assim que elas acontecem, pelos vistos não havia grande fiscalização, senão nunca tinham passado para esta zona, a maré estava alta e com bastante ondulação.

Do lado oposto ( não visível na foto) há apenas um corrimão com aberturas largas, portanto uma onda mais forte e eram varridas, caíndo para o mar. :unsure:

YsRyJkL.png
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,949
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

Por aqui nada de chuva tal como previsto.

O dia foi de muita nebulosidade alta e mais fresco que ontem, mínima de 8.0ºc e máxima 15.7ºc .

Neste momento 14.0ºc vento fraco e 61% HR.

Poente de hoje com cores intensas provocadas pela nebulosidade alta:

LimZHHJ.png