Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2022

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Bom dia .
Mais um dia de chuva , o acumulado vai em 3 mm .
Tatual : 12° c

Um pouco melhor do que ontem:

LglTKie.jpg

Mas os aguaceiros são em geral fracos, os ecos mal aparecem no radar, movimento de Oeste e formando-se principalmente sobre terra:

ANKcmC3.jpg

Mas esta corrente produz uma frequência de precipitação, embora fraca, maior nas regiões montanhosas:

Nv4reu0.jpg

Boa tarde,

Um dia de chuva intermitente com 4 mm acumulados até ao momento. O mês segue com 29,5 mm acumulados, nada que se compare aos 434 mm de fev.2016 ou os 368 mm de fev.2021.

O registo mínimo desde que tenho dados (2015/16) é do ano de 2019, com 46 mm acumulados em fevereiro. Talvez se bata mais um recorde este mês.

O registo mínimo desde que tenho dados (2015/16) é do ano de 2019, com 46 mm acumulados em fevereiro. Talvez se bata mais um recorde este mês.

Off-topic:
Segundo a saída do GFS das 6h de hoje, o recorde está mesmo em risco de ser batido. Este corredor húmido vai ser fechado na Sexta-feira e daí até ao fim do mês a previsão é zero (entrando até em Março, mas a essa distância a previsão também vale praticamente nada). Para Viana e Braga, embora Cerveira tenha em geral acumulados um pouco superiores, a previsão é de 3,9 mm e 1,9 mm, respectivamente.

Boa tarde malta,
Por aqui vai chovendo, que saudades tinha destes dias assim...

Boa tarde,

Um dia de chuva intermitente com 4 mm acumulados até ao momento. O mês segue com 29,5 mm acumulados, nada que se compare aos 434 mm de fev.2016 ou os 368 mm de fev.2021.

O pior registo que eu tive foi fevereiro de 2012 , com uns míseros 2 mm . Esse fevereiro só chuviscou uma única manhã . 2011 / 2012 foi o maior bloqueio das últimas décadas aqui no Litoral Norte , esteve praticamente sem chover desde o ano novo até ao início de abril . Rigorosamente nada a ver com o inverno atual .

Bom dia,

por aqui madrugada fresca, mínima de 5.1ºc .

Neste momento muito sol, 7.5ºc , vento fraco de N e 81%HR.

Algumas imagens de ontem na Foz do Douro, muita rebentação e bruma, mar agitado, mas já vi bem pior neste local:

nxBgcNV.png

Aqui dá para ver bem a altura do salto, tendo o farol como referência:

0dfYYYq.png

Aqui a imprudência, não sei como estas duas pessoas ( lado esquerdo) conseguiram ir pelo paredão quase até ao farol, é assim que elas acontecem, pelos vistos não havia grande fiscalização, senão nunca tinham passado para esta zona, a maré estava alta e com bastante ondulação.

Do lado oposto ( não visível na foto) há apenas um corrimão com aberturas largas, portanto uma onda mais forte e eram varridas, caíndo para o mar. :unsure:

YsRyJkL.png

Última edição:
Boas,

Por aqui nada de chuva tal como previsto.

O dia foi de muita nebulosidade alta e mais fresco que ontem, mínima de 8.0ºc e máxima 15.7ºc .

Neste momento 14.0ºc vento fraco e 61% HR.

Poente de hoje com cores intensas provocadas pela nebulosidade alta:

LimZHHJ.png