Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2012

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

Mínima de 3.6 ºc

Neste momento nevoeiro cerrado.

Actual

tempª 4.8 ºc

Vento nulo

Pressão: 1034.1 hpa

Humidade: 99%

Precipitação causada pelo nevoeiro : 0.3 mm
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa tarde,

Noite muito húmida, nevoeiro bastante intenso que começou a dissipar-se durante a manhã...agora quase totalmente limpo, apenas vestígios dele que dão a sensação de fumo...Mínima de 4,5ºC...
Sigo com 13,8ºC e 75% de humidade relativa....
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
A máxima já não deve ultrapassar os 14,2ºC...
Algumas estações amadoras parecem-me com máximas algo exageradas, algumas quase nos 20ºC...certamente fruto da ausência de uma RS...
A mínima não deverá descer tanto como ontem, pelo menos a previsão é essa...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...Algumas estações amadoras parecem-me com máximas algo exageradas, algumas quase nos 20ºC...certamente fruto da ausência de uma RS...

Boa noite
A minha estação deu-me uma temperatura máxima de 18,6ºC.
Tenho um RS caseiro, com 10 pratos de melanina brancos, pintados com várias camadas de tinta branca em cima (depois de lixados...;)) e espaçados cerca de 1 cm entre cada um deles. A 1,5 metros de altura do solo ajardinado e afastado de paredes ou fontes de calor. Hoje o vento foi fraco, talvez por isso a máxima possa ter estado ligeiramente inflacionada.
Não disponho de momento de ventilação no RS - na primavera deverei ter um novo RS com ventilação forçada (a energia solar).

Hoje estive junto ao mar e por lá (zona de Matosinhos) notava-se algum vento de norte que começou pelas 13h - o que explica as máximas mais baixas no litoral.
De resto o céu apresentou-se pouco nublado ou limpo, com alguma neblina e alguma nebulosidade alta, condição que se mantêm neste momento.

Dados atuais e resumo de hoje:

tactual.jpg
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa noite
A minha estação deu-me uma temperatura máxima de 18,6ºC.
Tenho um RS caseiro, com 10 pratos de melanina brancos, pintados com várias camadas de tinta branca em cima (depois de lixados...;)) e espaçados cerca de 1 cm entre cada um deles. A 1,5 metros de altura do solo ajardinado e afastado de paredes ou fontes de calor. Hoje o vento foi fraco, talvez por isso a máxima possa ter estado ligeiramente inflacionada.
Não disponho de momento de ventilação no RS - na primavera deverei ter um novo RS com ventilação forçada (a energia solar).

Hoje estive junto ao mar e por lá (zona de Matosinhos) notava-se algum vento de norte que começou pelas 13h - o que explica as máximas mais baixas no litoral.
De resto o céu apresentou-se pouco nublado ou limpo, com alguma neblina e alguma nebulosidade alta, condição que se mantêm neste momento.

Dados atuais e resumo de hoje:

tactual.jpg

Nao me estava a referir à tua estação, mas sim a algumas aqui nas proximidades que rondaram os 20°c...sei que tens a tua bem abrigada...
Sigo com 10,3°c e 80% de humidade relativa...ja andou bem mais baixa a temperatura...esta noite será bem mais amena...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Nao me estava a referir à tua estação, mas sim a algumas aqui nas proximidades que rondaram os 20°c...sei que tens a tua bem abrigada...

Bom dia
Mesmo assim acredito que talvez cerca de 1º de inflacionamento tenha tido. 18,6ºC é uma temperatura considerável para esta altura do ano, início de mês...
Olhando também para os valores oficiais das estações mais perto, Luzim-Penafiel e Braga (distância aproximada do mar) é possível verificar que uma ventilação do RS seria o melhor e poderia dar-me dados mais fidedignos.

-------------

Por agora tenho céu limpo e vento fraco.
Vestígios de geada no solo.

tactual.jpg
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Bom dia
Mesmo assim acredito que talvez cerca de 1º de inflacionamento tenha tido. 18,6ºC é uma temperatura considerável para esta altura do ano, início de mês...
Olhando também para os valores oficiais das estações mais perto, Luzim-Penafiel e Braga (distância aproximada do mar) é possível verificar que uma ventilação do RS seria o melhor e poderia dar-me dados mais fidedignos.

Se tivesses a estação um pouco mais protegida vira a norte talvez a máxima não fosse influenciada, mas a tua solução é ainda melhor...
Como se previa para já a mínima foi logo após a meia-noite, mas deverá ainda ser batida até às 24h suspeito eu...Para já nos 9,1ºC...
Sigo com 15,1ºC e 60% de humidade relativa...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Foi um dia luminoso, bem agradável pela tarde:thumbsup:
A temperatura máxima de hoje foi mais baixa - o vento não deixou subir mais do que os 15,7ºC.
Agora pela noite o frio regressou e o vento é mais fraco.

Dados de hoje e resumo:

tactual.jpg


Bom fim de semana;)
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Extremos do dia 07.Janeiro.2012:

Temperatura Máxima: 16.2ºC
Temperatura Mínima: 10.9ºC

Temperatura Média Composta: 13.3ºC

Humidade Média Composta: 75%

--

Céu limpo e vento moderado de NE/E.
12.5ºC e 53% HR.