Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2012



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

A temperatura máxima foi de 15,2ºC pelas 15.19h. Ainda subiu bem...o vento fraco assim o permitiu.
A noite segue agora fria, com vento fraco de N, num céu limpo a pouco nublado (nebulosidade alta dispersa).

  • Tatual: 2,3ºC (Taparente: 0,3ºC)
  • Hr: 82%
  • Ponto orvalho: 0,0ºC
  • Pressão: 1025 hPa
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa noite,

Para preparar o que está para vir montei a minha estação mais antiga para fazer uns testes...infelizmente morar num prédio condiciona-me em algumas coisas e tenho medo de não estar a ter mínimas completamente reais...que embora esteja perto do litoral...aqui nesta zona como há alguns campos parece-me que as mínimas poderiam ser mais próximas do Snifa por exemplo...

Para já sigo com 8,1ºC e 77% de humidade na minha estação mais nova...a antiga está em testes para validar os dados da outra...mais a descoberto...mas ao alcance do amigo do "alheio"...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Por cá a minima de 1,6C:cold:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noite,

mais um dia em tudo semelhante a ontem, céu geralmente limpo, alguma nebulosidade alta durante a tarde..

Neste momento

temp: 6.7 ºc ( mínima 2.5 ºc ) ( máxima 13.2 ºc )

Vento: ENE: 4 Km/h

Pressão: 1025.4 hpa

Humidade: 85%
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Uma pergunta embora esteja fora do tópico...a ver se me ajudam nisto...
Tenho a estação mais recente com RS...e a antiga completamente descoberta...esta última já segue com menos quase 1ºC que a anterior...
Que influência poderá ter estar "despida" durante a noite?
Já aqui se falou que a humidade poderia acumular-se no sensor e isso fazer acumular o ar frio...mas nunca percebi bem ao certo...
Durante o dia o RS faz sentido...mas durante a noite fará assim tanto?
Desculpem o off-topic...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa tarde,

Agora com duas estações em funcionamento, mínima de 3,9ºC na que está sem RS mas mais desprotegida...a outra não consigo por completamente bem arejada...apenas 4,7ºC....
Hoje já bem nublado o céu...algumas nuvens mesmo ameaçadoras...Sigo com 14,9ºC e 65% de humidade relativa...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Uma pergunta embora esteja fora do tópico...a ver se me ajudam nisto...
Tenho a estação mais recente com RS...e a antiga completamente descoberta...esta última já segue com menos quase 1ºC que a anterior...
Que influência poderá ter estar "despida" durante a noite?
Já aqui se falou que a humidade poderia acumular-se no sensor e isso fazer acumular o ar frio...mas nunca percebi bem ao certo...
Durante o dia o RS faz sentido...mas durante a noite fará assim tanto?
Desculpem o off-topic...

Boa tarde;)

O facto é que um sensor desprotegido atinge normalmente extremos mais altos ou mais baixos do que sensores protegidos. Principalmente na ausência de vento.
De noite a acumulação de humidade, seja na caixa exterior, seja no sensor, poderão ser boas explicações para estes extremos.
A partir do momento que passei a utilizar o RS com pratos em vez do original da Oregon, passei a ter extremos menos inflacionados, quer nas mínimas quer nas máximas.

____________________
O dia foi marcado pelo céu variando entre o pouco e o muito nublado. Por vezes o sol brilhou mas mais tímido do que tem sido habitual.
Nota-se que teremos uma mudança de tempo...:rolleyes:
A noite não foi tão fria como outras, provavelmente devido à nebulosidade que não permitiu uma inversão térmica acentuada. Daqui por uns dias poderemos assistir a grandes inversões noturnas.

  • Tmín: 0,6ºC (00.55h)
  • Tmáx: 13,6ºC (14.27h)
  • Tatual: 11,3ºC
  • Hr: 48%
  • Ponto orvalho: 1,0ºC
  • Pressão: 1020,0 hPa
  • Vento médio: 0,0 km\h
  • Rajada: 0,0 km\h
  • Rajada máxima: 16,2 km\h (14.16h)
  • Vento predominante de N\NNE
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Uma pergunta embora esteja fora do tópico...a ver se me ajudam nisto...
Tenho a estação mais recente com RS...e a antiga completamente descoberta...esta última já segue com menos quase 1ºC que a anterior...
Que influência poderá ter estar "despida" durante a noite?
Já aqui se falou que a humidade poderia acumular-se no sensor e isso fazer acumular o ar frio...mas nunca percebi bem ao certo...
Durante o dia o RS faz sentido...mas durante a noite fará assim tanto?
Desculpem o off-topic...

A explicação para esse fenómeno é o arrefecimento radiativo. Mais informação em
Link(EN)
Link(PT)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa tarde;)

O facto é que um sensor desprotegido atinge normalmente extremos mais altos ou mais baixos do que sensores protegidos. Principalmente na ausência de vento.
De noite a acumulação de humidade, seja na caixa exterior, seja no sensor, poderão ser boas explicações para estes extremos.
A partir do momento que passei a utilizar o RS com pratos em vez do original da Oregon, passei a ter extremos menos inflacionados, quer nas mínimas quer nas máximas.

Em relação às máximas não há dúvida que a luminosidade seja directa ou indirecta influencia a temperatura...mas a humidade não costuma ser um estabilizador da temperatura? com ambientes mais húmidos a variação da temperatura é menor...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Em relação às máximas não há dúvida que a luminosidade seja directa ou indirecta influencia a temperatura...mas a humidade não costuma ser um estabilizador da temperatura? com ambientes mais húmidos a variação da temperatura é menor...

Com um ambiente húmido (tipo nevoeiro ou neblina densa) é verdade que a variação de temperatura é menor, mas a deposição direta da humidade parece-me de facto potenciar valores inferiores de temperatura.
Poderia eventualmente o RS funcionar como uma espécie de "estufa" mas aqui fico mais céptico...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Com um ambiente húmido (tipo nevoeiro ou neblina densa) é verdade que a variação de temperatura é menor, mas a deposição direta da humidade parece-me de facto potenciar valores inferiores de temperatura.
Poderia eventualmente o RS funcionar como uma espécie de "estufa" mas aqui fico mais céptico...

Continuo com dúvidas em relação a isso...esta noite a diferença ainda foi grande...
Agora às vezes ponho-me a pensar até que ponto a RS influencia negativamente as mínimas durante a noite...do mesmo modo que durante um dia de céu limpo não permite que a temperatura suba tanto...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites,

dados actuais

tempª 8.8 ºc ( mínima 2.6 ºc ) ( máxima 12.9ºc )

Vento: NNW: 5 Km/h

Pressão: 1023.1 hpa

Humidade: 88%

Céu muito nublado neste momento, que impede uma descida maior da temperatura.