Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013



GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Bem, já que:

:semfotos:

Fica aqui a minha reportagem desde o leito do Rio Ave:

Situação às 5 e meia da tarde:

2013_01_18_17_32_12.jpg


Por voltadas 21h00 assim estava o nível de água perto do bar de apoio ao clube de Ténis:

2013_01_18_20_20_53.jpg


À 1h20 da manhã, depois da abertura das comportas do Ermal:

2013_01_19_01_22_37.jpg


A subida do nível pode ser melhor entendida através destas duas fotos. Veja-se o dístico TIEBREAK no poste da entrada aos Court de Ténis:

23h20

2013_01_18_23_41_36.jpg


01h20

2013_01_19_01_22_57.jpg


Note-se que esta subida de quase 1 metro deu-se em cerca de 2 horas. Este dístico, em relação ao nível normal do rio, deve de estar à volta de 4 metros acima.

A força da corrente é perceptível nas fotos tiradas junto À estrada de acesso ao parque de lazer:

2013_01_19_01_28_01.jpg


Este evento será o mais importante desde o fatídico ano de 2001 em que todos os recordes da história recente forma batidos.

Mesmo assim, amanhã iremos ter melhor noção dos prejuízos causados. Sei no entanto que, pelo menos nesta vila. conforme é costume, bastantes pessoas e negócios terão sido afectados.

Quando fui embora, porque tinha voltado a chover, via-se a agua a subir de nível, por ondas, pela estrada. Não sei até que nível chegou mas deve ter sido significativamente superior ao que registei...

Tenho um vídeo a caminho...
 

Galiza

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
4
Local
Galicia
Boa noite dende galicia, quero saudar a todos os hirmaos portugueses dende a galiza, e comentares o temporal con vos.

Eu estou no parque do xures, pegado o voso, o Parque nacional de Peneda-Gerês, dende eiqui darei toda a informacion que poda .:cold:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Boa noite dende galicia, quero saudar a todos os hirmaos portugueses dende a galiza, e comentares o temporal con vos.

Eu estou no parque do xures, pegado o voso, o Parque nacional de Peneda-Gerês, dende eiqui darei toda a informacion que poda .:cold:

Bem vindo amigo, vizinho e irmão Galego!

Como estão vocês de inundações? Os rios e ribeiras?
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boa noite dende galicia, quero saudar a todos os hirmaos portugueses dende a galiza, e comentares o temporal con vos.

Eu estou no parque do xures, pegado o voso, o Parque nacional de Peneda-Gerês, dende eiqui darei toda a informacion que poda .:cold:

Boa noite, Bem Vindo ao nosso foro Caro Amigo e irmão Galego,

Como estão as coisas pelo Xurês?
 

Galiza

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
4
Local
Galicia
Bem vindo amigo, vizinho e irmão Galego!

Como estão vocês de inundações? Os rios e ribeiras?

muita chuva e xa levamos unha semana sen parar coa chuva, nunha aldeia ( fornelos de montes) cairon 110 litros metro cadrado en so 12h, temos 2 rios con fortes inundações, de momento sen grandes danos

o pior sera manhã


deixo un linck a un jornal pra que miredes unha fotografias

http://www.lavozdegalicia.es/album/...idas-rios-lluvias/01101358515495665842813.htm
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
muita chuva e xa levamos unha semana sen parar coa chuva, nunha aldeia ( fornelos de montes) cairon 110 litros metro cadrado en so 12h, temos 2 rios con fortes inundações, de momento sen grandes danos

o pior sera manhã

Grandes valores!

Ainda bem que as zonas de montanha tem bom escoamento! Pior tevem de ficar as aldeias e vilas dos vales que, em zonas mais baixas, devem de levar com água toda dos maciços montanhosos!

As fotos que coloquei acima das Caldas das Taipas retratam isso mesmo! Uma vila que por onde passa um rio que recebe afluentes de todas as montanhas circundantes desde a sua origem (Cabreira, junto ao Gerês Português)!
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
muita chuva e xa levamos unha semana sen parar coa chuva, nunha aldeia ( fornelos de montes) cairon 110 litros metro cadrado en so 12h, temos 2 rios con fortes inundações, de momento sen grandes danos

o pior sera manhã


deixo un linck a un jornal pra que miredes unha fotografias

http://www.lavozdegalicia.es/album/...idas-rios-lluvias/01101358515495665842813.htm

Sim é verdade a estacion Fornelos de Montes registou bom acumulado de chuvia este Venres. En Baixo Minho tambien temos acumulados neste dia superiores a 100 l/m2. O vento voltou outra vez moderado com rajadas fortes mas penso que o pior será a partir das 07-08H.
 

Galiza

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
4
Local
Galicia
Grandes valores!

Ainda bem que as zonas de montanha tem bom escoamento! Pior tevem de ficar as aldeias e vilas dos vales que, em zonas mais baixas, devem de levar com água toda dos maciços montanhosos!

As fotos que coloquei acima das Caldas das Taipas retratam isso mesmo! Uma vila que por onde passa um rio que recebe afluentes de todas as montanhas circundantes desde a sua origem (Cabreira, junto ao Gerês Português)!

tes moita razon, no lado español temos o encoro de lindoso, e toda a auga para nel, pero polo norte de galicia temos zonas como as que comentas, e coa cantidade de chuva que queda por cair , podese formar muitos problemas
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Despeço-me com os seguintes dados:


Temp: 10.6ºC (Em queda)
Pressão: 979 hPa (Bem Baixa e em queda)
HR: 88% (Ligeira queda)

PS: Vou descançar um pouco para voltar ao Nowcasting super interessante dentro de algumas horitas e de dia vai dar para ver bem o temporal lá fora.

Continuação de Boa noite a todos os Colegas MeteoLoucos e até mais logo.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Apenas para relatar uma rajada potente agora mesmo (a mais forte do evento) até levou coisas pelo ar. Estou a ver que dentro de algumas horas o vento vai dar que falar, Se já assim é imagino mais tarde.