Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa tarde,
Parece, finalmente, ter passado o pior. No entanto, os estragos são mais que muitos e muito mais graves do que os ocorridos há dois anos durante a passagem do Xynthia. A quantidade de árvores caídas aqui à minha volta é simplesmente impressionante. Um dia muito triste para os belos parques e jardins do Porto que hoje ficaram mais pobres. :(
 


ipinto

Cumulus
Registo
17 Nov 2012
Mensagens
127
Local
Campanha - Porto
Em Matosinhos vi cabines telefonicas tombadas, semáforos arrancados, caixotes do lixo arrancados do cimento, estores todos desfeitos, e dezenas de ramos no chão.. Um temporal como não há memoria...
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boa tarde,
Parece, finalmente, ter passado o pior. No entanto, os estragos são mais que muitos e muito mais graves do que os ocorridos há dois anos durante a passagem do Xynthia. A quantidade de árvores caídas aqui à minha volta é simplesmente impressionante. Um dia muito triste para os belos parques e jardins do Porto que hoje ficaram mais pobres. :(

Boa tarde João Pedro,

Podemos dizer que os efeitos do Gong fizeram-se sentir duma forma muito mais democrática em Portugal Continental relativamente à tempestade Xynthia.

A depressão extratropical GONG fez muitos estragos do Norte até ao Centro, agora falta saber o que ela vai também fazer em Espanha.

Relembro que a XYNTHIA foi violenta em termos de consequências finais com muitas perdas humanas, matou muitas pessoas na Europa (mais de 50) na maioria em França, também matou em Portugal (1 jovem em Paredes), 3 em Espanha, 1 na Bélgica e 6 na Alemanha.

PS: Quando dizes que os estragos provocados pelo GONG foram muitos e muito mais graves do que a XYNTHIA acho que te referes a danos materiais mas ainda bem que em Portugal não tivemos ontem e hoje vítimas mortais com o GONG.

Cmps.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa tarde João Pedro,

PS: Quando dizes que os estragos provocados pelo GONG foram muitos e muito mais graves do que a XYNTHIA acho que te referes a danos materiais mas ainda bem que em Portugal não tivemos ontem e hoje vítimas mortais com o GONG.

Cmps.
Boa tarde ELJICUATRO,
Sim, refiro-me a danos materiais e especificamente à zona do Porto em que vivo, claro. ;)

Quanto a vítimas mortais, infelizmente já há uma a registar, em Abrantes. :(
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
E aqui fica a imagem do dia, para mais tarde recordar:
Europe_3_01.2013019.terra.1km.coast+borders.jpg

Fonte
 

rsrocha

Cirrus
Registo
2 Nov 2011
Mensagens
31
Local
Espinho, Aveiro (250m da praia)


Filmei eram 12h30 no bairro dos pescadores em Espinho. A zona da antiga Brandão Gomes estava interdita ao trânsito por causa dos taipais das obras que ameaçavam voar.

Parecia que estava no deserto com uma tempestade de areia.
 
Editado por um moderador:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas,
Por aqui este evento acabou por não ter nada ou quase nada de extremo, refiro-me obviamente ao vento, o que já estava de certa forma previsto, os ventos mais violentos iriam ser nas regiões mais para o Centro do Continente e não nas regiões do Minho, onde acabou por passar o centro do Gong. Só quando este se começou a afastar é que surgiram ventos mais violentos, mas nada comparado ao que houve pelo país fora. Penso que a Xynthia acabou por ter um impacte bem mais forte por aqui, provocando até alguns estragos, o que desta vez não aconteceu. Mas não se esqueçam que estou a falar somente da minha zona, e não na cidade de Braga, essa sim, poderá ter bastante estrago por lá, visto que é bem mais alta em relação aos seus arredores.
Mas pronto, aqui fica um evento que já não se via há bastante tempo, sem dúvida que é mais um para os arquivos. :thumbsup:

Neste momento o vento vai soprando moderado e com rajadas, bem gelado.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,625
Local
Espinho, Aveiro
E continua as rajadas fortes:amigos:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Bem, além de alguns carros serem apanhados pela rápida subida do Lima felizmente tiraram os carros a tempo, o mesmo não se passou com este circo que ia a meio da sua construção, ficou parado a meio:lmao:

foto de hoje:
uXvNeN2.jpg
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,625
Local
Espinho, Aveiro
http://www.youtube.com/watch?v=sjJmVznQ434

Filmei eram 12h30 no bairro dos pescadores em Espinho. A zona da antiga Brandão Gomes estava interdita ao trânsito por causa dos taipais das obras que ameaçavam voar.

Parecia que estava no deserto com uma tempestade de areia.

Gostei do video, o problema é o avanço do mar a partir do bairro dos pescadores para Sul. E essa esplanada deveria ser dunas, com a introdução de um novo esporão, elas ficaria protegidas.
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Precipitação acumulada diária de ontem (18.01.2013) segundo o IPMA:

1º. - Cabril (130,6mm)
2º. - V.N. Cerveira (125,4mm)
3º. - Ponte de Lima, Escola Agrícola (101,7mm)

E assim se faz história! :thumbsup:
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa noite

Estou sem luz desde as 5h da manhã,vim agora a casa dos meus pais para poder relatar alguma coisa.

O conselho de Oliveira do Bairro está todo ás escuras, são centenas de árvores arrancadas, postes no chão o verdadeiro caos. Infelizmente desta vez a minha casa também sofreu, mas nada de grave (algumas telhas simplesmente desapareceram, nem nos arredores estão). Em Aveiro perto da Cliria, apartamentos com varandas com a vedação em vidro, vieram para ao chão, árvores, sinais, arrancados. Foi incrível.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
vi o noticiario da tvi e fiquei com a ideia que o pior foi em lx mas lendo os vossos relatos fico com outra ideia, que foi a zona centro. sera por essa zona estar as escuras e ninguem dar noticias? aqui o vento aumentou de novo
 

xes

Cumulus
Registo
27 Ago 2011
Mensagens
269
Local
Louredo - SMF
Estive nesse sitio mais tarde um pouco cerca das 13:30 tive a infeliz ideia de tentar sair do carro para filmar ia ficando sem porta do carro nunca tinha visto tal forca do vento incrível.

Edit: era para fazer reply ao post do rsrocha . ainda não tenho NET em casa :\