Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013



Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Tenho mesmo aqui ao lado de minha casa a serra de santa justa :D´

Mas esta tem apenas 300 metros mais coisa menos coisa

Dai que tenha pensado assim algo mais a maneira :P

Nas imediaçoes do porto e com certeza que vai nevar e uma altitude jeitosa que aconselham ? Paços de ferreira ?


abcs
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boas Noites.

Devido ao problema de electricidade e cabovisão que houve pelo Distrito de Aveiro um dos distritos que sofreu mais, só agora é que tive possibilidade de postar estas fotos de alguns danos e os meus dados que obtive com a E.M.

Rajada Máxima atingida ontem foi de 88,2km/h
Precipitação de ontem: 8,7mm

Precipitação de hoje: 14,7mm


Uma Australia que partiu aqui perto de minha casa com um diâmetro superior a 60cm. Partiu dois postes da electricidade.

dsc00755fa.jpg



A ramada do outro lado da estrada.

dsc00756u.jpg



Um deposito de água de um painel solar termico caiu de um prédio de 3 andares. (perto da igreja da Gafanha da Nazaré)

dsc00757h.jpg



dsc00758pe.jpg
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Algumas fotos de ontem:

Rio Minho em Monção
dsc05680j.jpg


dsc05667j.jpg


A caminho de Lamas de Mouro
dsc05748h.jpg


Zona de Castro Laboreiro (só encontrei neve no solo a ~1100m)
dsc05812y.jpg
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Tive na zona de lamas de mouro ha uns tempos atras! Fiquei em castro laboreiro.. nevou mas nao acumulou... é linda essa zona!
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Tive na zona de lamas de mouro ha uns tempos atras! Fiquei em castro laboreiro.. nevou mas nao acumulou... é linda essa zona!
Também gosto muito dessa zona. Ontem, quando tive em Castro Laboreiro, a acumulação era residual, mas um pouco mais a cima, em direcção a Portos, já havia bastante neve.
Hoje voltei lá e o panorama era semelhante, tentei ir ate Portos mas não consegui devido à neve e principalmente ao gelo. Nos dois dias a temperatura andou sempre pelos 1ºC a 2ºC.
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Tenho mesmo aqui ao lado de minha casa a serra de santa justa :D´

Mas esta tem apenas 300 metros mais coisa menos coisa

Dai que tenha pensado assim algo mais a maneira :P

Nas imediaçoes do porto e com certeza que vai nevar e uma altitude jeitosa que aconselham ? Paços de ferreira ?


abcs

Não sei se será o suficiente, mas probavelmente na citania de sanfins deve nevar! Mas não arriscava Paços/Freamunde, acho que vamos morrer na paria aqui! :sad:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Preciso de uma vossa ajuda , esta terça queria ir a um sitio onde nevasse e que desse para divertir com a maria , estive a ver o marao e tem aquela estradita da pousada será que é seguro ? Ou sabem de algum lugar assim engraçada para estar neste evento para o norte litoral ?

Desculpem o offtopic

Pessoalmente, os eventos de neve são passados em casa.

Em 2009 muito me ri com o pessoal que se espetou de carro na zona da Falperra (brg)e com os que tiveram de deixar os automóveis na Penha (gmr) durante dois dias por causa do congelamento da estrada.

Os nevões são imprevisíveis. De uma duas. Ou se é experimentado e se é possuidor de um bom 4X4 devidamente equipado ou se arranja uma casa de campo onde ficar alojado e poder apreciar o possível fenómeno no conforto e segurança de um lar.

Custa-me entender como é que a primeira reacção das pessoas após ou durante um nevão é pegar no carro e ir directamente para a serra onde não se sabe quais as condições que se irão encontrar.

Em 2009 fiz uma caminhada a pé até à Falperra. De carro nunca lá iria. Alguns foram e saíram amolgados.

_________________________

Este dia termina com mais 19mm para a contagem mensal.

9º lá fora neste momento mas o vento é muito frio o que indica claramente a existência de neve nas serras mais interiores.

Haja fé para os dias que se aproximam! Umas saídas mais "tendenciosas" e podemos vir a ter um jackpot!!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Olhem que beleza! Se assim se mantiver quase niguem sai de casa para ver neve!

Eu se fosse ao pessoal refreava um pouco o ímpeto...
Os nossos vizinhos da Meteogalicia tem esta previsão para 3ª feira:
Comentario
A xornada do martes Galicia manterase baixo a influencia dunha borrasca que se achega dende o sur de Irlanda, polo que o tempo continuará moi inestable. Os ceos estará anubrados a moi anubrados en xeral con precipitacións intermitentes que serán de neve por riba dos 600 metros, nas primeiras horas, subindo aos 800 metros ó longo da xornada. As temperaturas estarán sen cambios. Os ventos soprarán de compoñente oeste fortes no litoral e zonas altas e moderados no resto, rolando ó noroeste dende a tarde.
Normalmente entradas destas, de algum componente marítimo, em que não haja ar frio para nevar a cotas baixas na Galiza (<300 mts) não auguram nada de bom para nós aqui no litoral norte.

O que parece garantido é que temos óptimas condições para boas camadas de neve a cotas acima dos 600-800 mts.;) Aqui, sem dúvida que os planaltos da Peneda, gerês, Mourela e todo o planalto barrosão vão ter muitos cm para gáudio do amantes do elemento branco (menos aqueles que tem de sair de casa para trabalhar nesses dias)

Boa noite:)
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
A meteogalicia de facto diz isso mas os modelos mostram outra coisa...e os modelos mostram a cotas mais baixas que 600 metros a não ser que eles se regulem por um modelo que não conheço. Muitas vezes eles têm razão mas neste momento acho que estão a ser um pouco brandos pelo que disse anteriormente. Até pode ser que eles mudem até lá!!! :p
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Eu se fosse ao pessoal refreava um pouco o ímpeto...
Os nossos vizinhos da Meteogalicia tem esta previsão para 3ª feira:

Normalmente entradas destas, de algum componente marítimo, em que não haja ar frio para nevar a cotas baixas na Galiza (<300 mts) não auguram nada de bom para nós aqui no litoral norte.

O que parece garantido é que temos óptimas condições para boas camadas de neve a cotas acima dos 600-800 mts.;) Aqui, sem dúvida que os planaltos da Peneda, gerês, Mourela e todo o planalto barrosão vão ter muitos cm para gáudio do amantes do elemento branco (menos aqueles que tem de sair de casa para trabalhar nesses dias)

Boa noite:)

Acho que tens toda a razão, e por isso é que não estou a criar grandes espectativas! :p

Na pior das hipoteses, uns aguaceiros de granizo e trovoadas teremos! aha :)