Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013



Gerês

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
2
Local
Gerês e Braga
Estou no Gerês - vila - nevou aos 500-600 mts. acumulação a partir de Leonte +- 800 com a estrada da Portela do Homem provavelmente fechada - muuuuuito frio nao disponho de termometro - nao chove
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
às 9:30 aos 325m durante um aguaceiro caiu alguma neve, notei no vidro do carro qd vinha trabalhar mas enqt descia para aqui (cerca de 250m) deixei de apanhar mas já posso dizer que vi :D

Bom dia

Confirmo o relato que fazes...;)

Aqui na minha freguesia, pelas 9h começou a chover e imediatamente o granizo juntou-se. Pelas 09.15h observei a queda de água-neve a cota entre os 300 e os 350 mts. À cota 400, sensivelmente, para além de água-neve um ou outro floco meio perdido, o que me faz supor que a 500 mts alguma neve terá caído.
Para já não é suficiente para "agarrar" à cota 500. A humidade é elevada, muita água no chão e, claro, temperaturas positivas.
No momento em que as células passam, a temperatura cai 2ºC pelo menos, por vezes mais. Esperemos que uma ou outra célula possam ainda deixar mais uma ou outra amostra de água no estado sólido, de preferência em forma de neve.

Sigo com 5,0ºC e ponto orvalho de 2,0ºC (há minutos era de 1ºC), o que não sendo impeditivo de uma eventual queda de neve, torna difícil. Mas como moro no ponto mais baixo da freguesia (292 mts) e há acumulação de calor, nas zonas médias e mais altas o panorama deverá ser mais propício.

O acumulado de precipitação é de 15,7 mm

Relembro ainda que os modelos apontam para a manutenção do ar frio em altitude, aqui pelo norte, durante a parte da tarde...;)
 

dlourenco

Cumulus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
279
Local
Braga, S. Vicente, 180m
Noite de sobresaltos em Braga devido às constantes saraivadas e as rajadas a impor respeito...
Imponentes agora estão apenas as nuvens, a criar um belo "wallpaper" :D

neve nem vê-la e duvido muito que surpreenda aqui na cidade :( já alguém deu um saltinho ao Sameiro?

PS.: Adoro aqueles estados no Facebook de alguns individuos a dizer que nevou em Braga (confundindo a tempestade de granizo) hehe:D
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Sobe a temperatura e o sol vai fazendo a sua aparição entre as nuvens a espaços, volta o vento a soprar com mais intensidade mas de este, eis que a humidade relativa já baixou para os 64%, temperatura nos 9,2ºc...