Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

O céu segue muito nublado, o vento sopra fraco de ONO.
Ainda foram caindo chuviscos pela noite, tendo subido mais 1 mm ao total acumulado de hoje, que ficou pelos 52,6 mm.
Esperemos para ver o que nos trazem os próximos dias, sendo que aparentemente teremos bastante chuva.

Atual
T: 10,2ºC
Hr: 88%
P.Orvalho: 9,0ºC
Pressão: 1018,0 hPa
Vento médio: 5,4 km\h de ONO
Rajada: 5,0 km\h​
 


dlourenco

Cumulus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
279
Local
Braga, S. Vicente, 180m
Ola pessoal

Estou a pensar dar um saltinho ao gerês durante o fim de semana para ver se vejo a tão desejada neve :D

já que tudo aponta para que ela apareça para já... Como não costumo lá ir no Inverno gostava que alguém me dissesse os melhores sitios e com maior altitude para ter essa sorte e se os acessos são muito dificeis

Obrigado :D
 

dlourenco

Cumulus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
279
Local
Braga, S. Vicente, 180m
Ola pessoal

Estou a pensar dar um saltinho ao gerês durante o fim de semana para ver se vejo a tão desejada neve :D

já que tudo aponta para que ela apareça para já... Como não costumo lá ir no Inverno gostava que alguém me dissesse os melhores sitios e com maior altitude para ter essa sorte e se os acessos são muito dificeis

Obrigado :D

E já agora, a partir de Vieira do Minho :)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Ola pessoal

Estou a pensar dar um saltinho ao gerês durante o fim de semana para ver se vejo a tão desejada neve :D

já que tudo aponta para que ela apareça para já... Como não costumo lá ir no Inverno gostava que alguém me dissesse os melhores sitios e com maior altitude para ter essa sorte e se os acessos são muito dificeis

Obrigado :D

Um dos melhores trilhos é o dos carris porque, enfim, leva-te mesmo ao ponto mais alto. Além disso o trilho é lindíssimo e é só segui-lo desde a pontinha antes da Portela do Homem até lá. Recomenda-se na mesma ir com alguém que conheça ou ter acesso ao road book caso seja a primeira vez neste vale glaciar!


upload pics

Acerca da tua ideia em lá ir este FDS desaconselho fortemente ires Sábado. Os modelos já quase garantem temporal forte no NO com potencial para tempestade digna de alerta pelo menos Laranja.

No Domingo será mais calmo mas não sei até que ponto terás neve nos 1500m dos carris. A carga de água que a frente vai trazer limpará tudo!

Nos dias seguintes aí sim, poderá cair alguma coisa!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Acerca da tua ideia em lá ir este FDS desaconselho fortemente ires Sábado. Os modelos já quase garantem temporal forte no NO com potencial para tempestade digna de alerta pelo menos Laranja.

No Domingo será mais calmo mas não sei até que ponto terás neve nos 1500m dos carris. A carga de água que a frente vai trazer limpará tudo!

Nos dias seguintes aí sim, poderá cair alguma coisa!

No Sábado o maior problema será o vento e o frio. O grosso da precipitação deverá cair até ao final da manhã. Mas o vento forte de NO manter-se-à ao longo de todo o dia, com ocorrência de aguaceiros e temperaturas na ordem dos -2ºC aos 850hPa.
Portanto, a chuva de hoje e amanhã levará tudo o que ainda restar de neve, que eu até acho que já deve ter desaparecido com a chuva de ontem. Mas a neve deverá voltar a cair ao longo do dia de Sábado.

Domingo, rotação do vento para sudoeste, subida da temperatura, chuva e nevoeiro.

Resumindo, este fim-de-semana é de evitar um passeio até aos Carris.
De qualquer forma, Sábado à tarde deverá estar bom para passeios a baixa altitude.
Cascatas cheias e aguaceiros esporádicos deverão agradar à vista.

-----------------------

Entretanto a chuva já se faz sentir com intensidade na Peneda-Gerês.
22,2mm acumulados na estação de Castro Laboreiro. E continua a somar bem.
Metade da precipitação mensal já foi alcançada. Vejamos até onde vai.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites,

Extremos de hoje

mínima: 9.1 ºc

máxima: 12.8ºc

Precipitação até ao momento: 10.4 mm


Actual

tempª: 12.5ºc

Vento W: 12 Km/h

Pressão:1017.3 hpa

Humidade: 98%

Dia com chuva contínua em especial a partir da tarde.

Neste momento chove bem, algum nevoeiro.:rain:

600,9 mm acumulados até ao momento neste ano hidrológico ( desde 01/10/2012 )
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,618
Local
Espinho, Aveiro
Sigo com 14,6ºC, 96% de Humidade Relativa e 8,0 mm acumulados.

Chove fraco a moderado neste momento.

Dados vistos na estação á 3 minutos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
13 mm acumulados e chove bem :rain:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Muita água cai agora,grande chuvada!:rain::rain:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Por Melgaço dia muito chuvoso, até ao momento 29mm. Entre ontem e hoje 70mm acumulados.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
15 mm acumulados no dia de ontem.:rain:

Neste momento nevoeiro muito fechado
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Final de dia com muita chuva.
Neste momento chuvisca e o vento de Oeste está a aumentar um pouco de intensidade.
O acumulado de precipitação foi de 25,4mm, o que juntando ao dia de ontem totalizou 78 mm.

Sigo com 14,0ºC.