Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013



filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Por cá 3,4ºC :cold:
 

Scuderia

Cirrus
Registo
3 Dez 2012
Mensagens
88
Local
Norte
Ora eu sai de casa e fui até Fafe :)

Na estrada Paços para Barrosas apanhei no alto da serra junto da lixeira neve mas com pouca acumulação :) depois Felgueiras e Fafe como tinham cotas mais baixas não havia neve nem granizo. Parou de chover voltei para trás :)

Na farmácia Barrosas marcava -2graus :shocking:

Amanha tenho de por online algumas fotos
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Uf! :calor: Estou estafado de ler tantas mensagens aqui no seguimento do litoral norte.
Muita gente nova por cá, sangue quente na guelra e muita vontade. Sim senhor!:w00t:

Hoje fui andando ao volante do veículo, mas sempre pelo concelho e pelas serranias do concelho.
Infelizmente aquilo que se previa aconteceu: não nevou.
Alguma água-neve de manhã e à tarde, e aparentemente alguns flocos "perdidos" agora pelo noite - coincidente com os relatos do vizinho Freamunde!Allez.
Foi um entre bastantes episódios que já presenciei aqui no concelho. Mas sabe sempre bem este "suspense"...
Agora que cai a noite o frio aumenta mas diminui a precipitação - nas últimas imagens de satélite parece que acabaram as células com potencial para nos deixar neve.

Hoje pelas 02.07h (madrugada pois!), num aguaceiro mais violente, obtive o meu máximo (absoluto da estação) em termos de vento médio (49,3 km\h) e em termos de rajada máxima (73,8 km\h). Como fico numa espécie de "buraco" quanto ao vento, é um valor altíssimo e imagino que valores terão sido atingidos bem perto daqui em zonas expostas...

Sigo com 3,9ºC (temperatura a subir), com vento fraco a moderado.

Este tem sido um mês muito interessante, ainda que não tenha nevado.;)

Deixo aqui umas fotos da neve vista ao longe, a partir da Citânia de Sanfins de Ferreira (570 mts altitude).
Na 1ª foto há 1 ponto branco num monte - é o Sameiro-Braga, e ao seu lado direito observam-se as Serras da Peneda-Soajo com um manto branco:
igp9788custom2.jpg


Nesta observa-se também na zona central neve em serras da zona de Póvoa de Lanhoso\Vieira do Minho:
igp9797custom2.jpg


Nesta observa-se em 1º plano a cidade de Guimarães e ao fundo a serra do Gerês branquinha:
igp9831custom2.jpg


Nesta última vê-se a serra da Cabreira com o seu manto alvo:
igp9841custom2.jpg

A distância e as condições sempre difíceis não permitiram melhor captação...


Amigos de paços, não seria o primeiro Inverno que Paços teria neve mais do que uma vez...
Em 2009, Paços teve 4 episódios de neve...um deles mesmo muito notório! ;)

Sem dúvida VerticalHorizon. Temos de saber esperar. Ainda temos inverno pela frente, mesmo que isto acalme um pouco nas próximas semanas...
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
bem... hoje esperava ter um dia em cheio e acabei por o dia mais triste da minha vida... de manha sai de casa com um aguaceiro que trazia gelo, notava-se bem no vidro do meu carro, a meio da manha caiu mais um e desta x os carros ja ficaram branquinhos, a seguir ao almoco o chao chegou a ficar branco mas dp disso nao vi mais nada, sei q de vez em qd chovia bem mas nao sei o q era. ao cair da noite levantou-se uma ventania e agora esta limpo... nos pontos onde nevou e neve vai ficar gelada, um perigo. amanha espero q n chova
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
bem... hoje esperava ter um dia em cheio e acabei por o dia mais triste da minha vida... de manha sai de casa com um aguaceiro que trazia gelo, notava-se bem no vidro do meu carro, a meio da manha caiu mais um e desta x os carros ja ficaram branquinhos, a seguir ao almoco o chao chegou a ficar branco mas dp disso nao vi mais nada, sei q de vez em qd chovia bem mas nao sei o q era. ao cair da noite levantou-se uma ventania e agora esta limpo... nos pontos onde nevou e neve vai ficar gelada, um perigo. amanha espero q n chova

Pois mas amanha vai mesmo chover!! assim ficas avisado e não apanhas surpresas :)
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa noite a todos,

Aristocrata, belíssimo alcance que as imagens retratam... Fique surpreendido, não imaginava... Belo apanhado!

Hoje segundo pude averiguar, a neve deu o ar da sua graça a meio da tarde, na vila de Vieira do Minho, tendo até permitido acumulação.
Agora à noite, infelizmente já não haviam vestígios.

Em suma, nada surpreendente este evento. O habitual e o esperado nos invernos na nossa região. Também não criei falsas expectativas ;)

Continuação a todos e uma boa noite!
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Pois mas amanha vai mesmo chover!! assim ficas avisado e não apanhas surpresas :)

Olá Miguel,

Apenas um reparo. Penso que o fishisco quando fala em triste não se refere em termos meteorológicos, mas sim a uma infelicidade que lhe aconteceu no dia de hoje, conforme relatou neste topico de seguimento.

Desde já os meus sentimentos fishisco.