Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa noite GabKoost,

Em apenas 5 dias (este ano 2014) acumulamos cerca de 140 l/m2. :surprise:

Ainda vamos levar com mais e talvez se consiga mesmo ultrapassar a média mensal nesta primeira quinzena. Podiam vir dias de sol nesta região para repor a normalidade a nível geral (agricultura, mental) . Já se começa a ouvir muita gente a dizer que não se lembram de tanta chuva, mas acho que a memória é bastante curta, devo relembrar que o outono/inverno mais chuvoso que tenho em mente é certamente o famoso (2000/2001) onde choveu praticamente 6 meses seguidos nesta zona !!!!

Cmps.

Quando não se gosta de algo é normal dizerem isso ...
Sinceramente e falando somente aí para a vossa zona, dado que chuva para aqui é anedota, eu penso que a vossa zona tem tido muita chuva, mas nada de extraordinário, que não tenham no minimo 4 anos em cada 10 anos. Acho ridículo as pessoas dizerem isso ainda para mais aí da vossa zona.
Podiamos falar de 2000/2001, 2009/2010 só para citar esses mais emblemáticos.
 


GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
Quando não se gosta de algo é normal dizerem isso ...
Sinceramente e falando somente aí para a vossa zona, dado que chuva para aqui é anedota, eu penso que a vossa zona tem tido muita chuva, mas nada de extraordinário, que não tenham no minimo 4 anos em cada 10 anos. Acho ridículo as pessoas dizerem isso ainda para mais aí da vossa zona.
Podiamos falar de 2000/2001, 2009/2010 só para citar esses mais emblemáticos.

As pessoas andam mal habituadas e depois, como disse anteriormente, vivem com a ilusão criada pela comunicação social que Portugal é um país Subsariano onde só há sol e a chuva é uma raridade.

O facto do modo de vida ter mudado repentinamente deixando o mundo agrícola (onde as pessoas de facto prestavam atenção ao tempo e às necessidades de cada região) para trás também não ajuda a que as gerações mais novas percebam onde vivem.

E a escola também pouco ajuda a interpretar a diversidade geográfica do país.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
Pessoal, tenho amigos da Póvoa de Varzim que me disseram que hoje o mar chegou quase à estrada e que durante a semana chegou mesmo à cidade.

Outro da zona de Esposende disse-me que o mar engoliu as dunas em Fão e que chegou a entrar água no mar na piscina do Hotel Ofir...

O swell de amanhã, segundo aquele artigo que diz ser o maior da história deixa-me apreensivo.

Há razões para considerar um evento com um potencial de danos nunca antes visto na orla marítima ou estou a exagerar ou dados apresentados?

Vi vários mapas de ondulação prevista e a partir das 9 da manhã até A`s 9 da noite podemos vir a ter ondas de 8 metros!!!!

wave14.gif


wave15.gif


wave16.gif
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas .

ventania louca por aqui , penso que nao fica muito atras do vento que se fez sentir na passada madrugada de sabado .

Ejiquatro , em 2001 / 2002 , que me ficou marcado , comecou a chover em outubro e so parou em maio

Eu lembro -me de um dia 15 ou 16 maio de 2002 ir almocar a Amarante e estacionar o carro perto do Tamega e ele estava completamente cheio quase a transbordar .

Em relacao as queixas das pessoas e um tique portugues se num inverno chove menos um bocado e no seguinte chove mais dizem que nunca viram nada assim .

E no verao a mesma coisa com o calor .
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...
O swell de amanhã, segundo aquele artigo que diz ser o maior da história deixa-me apreensivo.

Há razões para considerar um evento com um potencial de danos nunca antes visto na orla marítima ou estou a exagerar ou dados apresentados?...

Completo exagero...
Já tivemos maiores ondas nos últimos 30 anos.
2º os pescadores as maiores ondas registadas nas últimas décadas foram-no há 42 anos, em 1972. Os mais velhos assim o lembram. Não sei precisar a data.
lembro-me perfeitamente de nos anos 80 os meteorologistas falarem de ondas com mais de 10 metros (mesmo ondas de 14 metros) na passagem de depressões muito cavadas ao largo de Portugal.
Lembro-me de falarem em ondas de 16 metros na Galiza...
Pena ser tão difícil (e fastidioso) recompilar dados destes mas seria interessante.;)

Há apenas uma condicionante e que pode ser problemática nestas condições de mar tão alteroso: a nossa costa tem défice de reposição das areias nas últimas décadas. Como vagas tão altas, porventura desordenadas, o risco é muitíssimo maior do que era há décadas atrás...:(

------------
...
em 2001 / 2002 , que me ficou marcado , comecou a chover em outubro e so parou em maio
Eu lembro -me de um dia 15 ou 16 maio de 2002...

Penso que te referes ao outono inverno de 2000-2001 (queda da Ponte de Entre-os-Rios).
O mês de Abril e o mês de maio de 2001 foram meses de baixa precipitação - se realmente for o mês de maio é difícil que o Tâmega tenha estado quase a transbordar (mesmo após a sequência de 6 meses de chuva que terminou precisamente no final do mês de Março).

--------
Por cá vamos tendo alguma chuva fraca e o vento tem soprado fraco a moderado.

Tatual:12,7ºC
Hr: 92%​
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Efeitos de memória selectiva e da lavagem constante aos cérebros por parte dos media :D
_ _ _ _ _ _ _

Aquelas duas linhas que referi no post atrás acabaram por deixar tudo seco aqui em baixo. Provavelmente precipitação em altitude.
Choveu mais antes destas linhas passarem (quase nada no radar) do que, obviamente, durante a passagem delas.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Completo exagero...
Já tivemos maiores ondas nos últimos 30 anos.
2º os pescadores as maiores ondas registadas nas últimas décadas foram-no há 42 anos, em 1972. Os mais velhos assim o lembram. Não sei precisar a data.
lembro-me perfeitamente de nos anos 80 os meteorologistas falarem de ondas com mais de 10 metros (mesmo ondas de 14 metros) na passagem de depressões muito cavadas ao largo de Portugal.
Lembro-me de falarem em ondas de 16 metros na Galiza...
Pena ser tão difícil (e fastidioso) recompilar dados destes mas seria interessante.;)

Há apenas uma condicionante e que pode ser problemática nestas condições de mar tão alteroso: a nossa costa tem défice de reposição das areias nas últimas décadas. Como vagas tão altas, porventura desordenadas, o risco é muitíssimo maior do que era há décadas atrás...:(

------------


Penso que te referes ao outono inverno de 2000-2001 (queda da Ponte de Entre-os-Rios).
O mês de Abril e o mês de maio de 2001 fo
am mese



Sou capaz de ter trocado o ano .
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Poderá parecer off-topic, mas não parecia estarmos assim tão agitados e preocupados com os efeitos da tempestade Christine...
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Aqui chove a rodos alguns belos minutos.

Já acumula 13 mm e o dia ainda é uma criança :D

Vento moderado com algumas rajadas fortes.

Aí no Alto Minho já está a descarregar bem. :rain:


Por aqui só daqui a meia horita é que deve começar a chover.


Destaque para as fortes rajadas que se fazem ouvir, 13.4ºC.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

dia de autêntico temporal, muita chuva e vento!:rain::rain:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
R.I.P Dunas de Ofir:

1551737_630625516983766_11268560_n.jpg


foto de: https://www.facebook.com/fao.conversa

Era previsível e acabou por acontecer. As dunas de Ofir, parte do Parque Litoral Norte, foram à vida com as últimas tempestades marítimas. É um pedaço da história e património da região que desaparece.

Culpa directa da acção do homem.

E ainda falta algum tempo para a tempestade atingir a costa na sua máxima força.
 
  • Gosto
Reactions: tete19