Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2014



CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Já o vapor de sódio começava a aquecer dentro do bolbo e pumba, toma lá mais uma descarga. A noite virou dia (aos 6:35).

xcmp.png

Vídeo Original (www.youtube.com/watch?v=bbWbq1yoJxI)


Vê-se bem por que é que a trovoada decarregou bem naquele local. É só postes de alta tensão com fio de terra por cima, excelente para aumentar o campo eléctrico nuvem-terra.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa tarde, de 15 a 20 de Janeiro vou estar por Braga, alguém me sabe dizer que tempo se prevê para essa altura?. Obrigado

Segundo a previsao de 10 dias do ipma , o tempo ate ao dia 18 deve ser chuvoso .

Mais do que 10 dias , ou seja para os dias 19 e 20 , e um pouco arriscado .

Eu arriscaria dizer que vao estar chuvosos ,. mas como nao quero ter aqui no forum ninguem a perguntar - me em que e que me baseio , nao quero pronunciar - me a mais de 10 dias .
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Boa tarde.
Depois da noite animada por Braga posso dizer que o dia não foi nada de especial. Céu muito nublado e vento fraco.

Faz amanhã 5 anos que nevou em Braga. É bom recordar o maravilhoso Janeiro daquele ano. ;)
 

dlourenco

Cumulus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
279
Local
Braga, S. Vicente, 180m
Boa tarde.
Depois da noite animada por Braga posso dizer que o dia não foi nada de especial. Céu muito nublado e vento fraco.

Faz amanhã 5 anos que nevou em Braga. É bom recordar o maravilhoso Janeiro daquele ano. ;)

Sim, foi maravilhoso ! Pode ser que daqui a uns dias tenhamos um remember :D os modelos apontam para isso...apesar de ser muito dificil, nada é impossivel na meterologia !
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Aqui até aparece a roxo escuro...

Isso é porque pertencia a outro grupo horário. A Meteo Galicia agrupa as descargas em grupos de 2h e cada grupo é atribuído uma cor para diferenciar no mapa a altura das descargas.

Se juntássemos a informação do IPMA (parâmetros do raio) ao mapa e velocidade de update do Meteo Galicia, ficávamos com um serviço 5*.
 

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
boas

Por aqui não chove estão 12ºC e não há vento.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Naquele vídeo que vos mostrei e o relâmpago que disse logo no momento no fórum que foi positivo (só pelo o som no vídeo nota-se logo que não foi 1 mas sim 2 com vários arrebentamentos) o som que se ouvia parecia um som "térmico" (repitam várias vezes ao 1:20 ;)), parecia que estava dentro de uma caixa com o som a estourar dentro da caixa, nem com 100 foguetes a estourar ao mesmo tempo fazia tal estrondo, no momento foi mesmo uma coisa louca, queria que repetisse mais vezes :D

Aqui até aparece a roxo escuro...

É aquela à beira da "Av. Joaquim Maria Portela" e eu moro mais acima dessa tal avenida.
No vídeo pus logo que foi a menos de 500 metros e olha que foi mesmo... isto porque estava a escrever aqui uma resposta no fórum quando de repente fiquei encandeado (devido ao monitor) porque o relâmpago foi atrás das minhas costas (por isso é que a cam não caçou...)
trovoada.png


O vídeo que me refiro é este que foi no passado dia 04
aos 1:07H:
Mau Tempo - Seixas - 4 de Janeiro 2014 - YouTube

---------xxxx-----------

Hoje foi um dia chuvoso, mas de chuva fraca, mesmo assim contabilizo 14,5 mm


Boa noite Caro Colega,

Na madrugada de ontem (08 Jan) depois de um dia calmo, choveu fraco e ouvi um forte trovão na minha zona, até acordei mas não vi as horas. Pela consulta da rede MG vi que houve várias DEA na minha zona na faixa horária (00-02H UTC).

Cmps.