Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2014

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
gfse_cartes.php


Alguém me pode explicar o porquê da Geopressão ser bastante alta e não se reflectir nas temperaturas como acontece no Verão? Tem apenas a haver com a posição do sol nesta altura do ano?
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
gfse_cartes.php


Alguém me pode explicar o porquê da Geopressão ser bastante alta e não se reflectir nas temperaturas como acontece no Verão? Tem apenas a haver com a posição do sol nesta altura do ano?

Valores de pressão altos são indicadores de bom tempo (céu limpo à partida) e não de temperaturas elevadas...! Relativamente a previsões para Fevereiro prefiro ser cauteloso e fazer previsões semanais no máximo, ir além disso sinceramente é futurologia...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Então estarei a fazer confusão com as ISO? Mas normalmente quando a Geopressão ao sol é elevada significa mais quente certo?

Não, significa que tens tempo seco (normalmente céu limpo portanto)...agora em termos de calor ou mais fresco depende de outros factores, o principal será o posicionamento do centro de altas pressões...
Como deves entender, por norma os dias mais frios no inverno costumam ser os de céu limpo!
 

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Não, significa que tens tempo seco (normalmente céu limpo portanto)...agora em termos de calor ou mais fresco depende de outros factores, o principal será o posicionamento do centro de altas pressões...
Como deves entender, por norma os dias mais frios no inverno costumam ser os de céu limpo!

Já estou a perceber, com o tempo vou percebendo melhor o funcionamento, obrigado pela paciência! Não sou meteorologista nem a minha profissão tem algo a haver mas é isto é bastante interessante.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Ora lá temos mais uma "pseudo"-surpresa...já choveu.
Não acumulei ainda mas está tudo molhado.
Já vamos em 21 dias com chuva neste mês, 20 a acumular. É muita fruta.
Quem quer secar o que quer que seja está tramado:D
É a humidade...
De resto o céu mantêm-se muito nublado e o vento está calmo.

Tmáx: 11,3ºC

Tatual: 9,5ºC
Hr: 93%​
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Bom dia,
Chuva miudinha sem parar...
Vento N/NW
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Bom dia:)
Seguimos com chuva miudinha :rain:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Bom dia!

Partilho a mesma situação dos meus companheiros do litoral norte, chuva fraca constante que vai acumulando muito lentamente uns milímetros...mesmo assim mais do que esperava!
Por agora parece querer dar um trégua para a tarde, mas amanhã a chuva estará de regresso:rain:
Actuais 12,6ºc e 97% de humidade relativa...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

por aqui dia de chuva fraca com 2 mm acumulados até ao momento.

12.6 ºc actuais.

O mês segue com 291,7 mm acumulados, certamente, e pelas previsões, será para ultrapassar os 300 mm :rain: