Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2016



GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
1186 para Viana?

Estás a brincar comigo e com o fórum, não?

Por mim, termina aqui a conversa com quem anda por aqui a brincar à meteorologia e às inundações.

E qual barreira de condensação em Braga? Braga fica a 30 km do mar, não sofre efeito de barreira de condensação nenhuma.

... Convém estudar o relevo do Minho ...

(...)

Para quem foi tão leste a contestar uma afirmação por demais errada de um outro membro, não ficaste muito bem na fotografia.

Não só Braga como todo o Minho intermédio (ou seja, entre as áreas Serranas e Litorais), enfrentam uma barreira de condensação muito grande. Toda a gente que aqui anda sabe disso.

O "Anfiteatro do Minho", ou melhor, do Entre Douro e Minho é bem real. São Obstáculos montanhosos que surgem com maior presença a partir da zona em questão e que vão aumentando a altitude até formarem os maciços montanhosos Arga, Peneda, Amarela, Gerês, Cabreira, Barroso, Marão e Alvão.

Braga fica imediatamente no sopé da primeira barreira montanhosa digna desse nome graças à presença da Serra da Falperra que nada mais é que um braço da Serra da Cabreira.

Resumindo, não só Braga como quase todo o Entre Douro e Minho deve a precipitação elevada a essa barreira gigantesca e por demais evidente sendo mencionada ao longo dos anos por tudo quanto é geógrafo.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,319
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acumulados até às 4:00 deste evento que já leva 32 horas de chuva consecutivas:

or9vUfG.gif


E o resumo do mês até essa hora. Note-se que apenas nestas 76 horas que leva o mês (10% do mês todo) os acumulados na região litoral norte já atingem, e ultrapassam mesmo em algumas estações, metade do que choveu em todo o Dezembro passado:
xts56la.gif


Cabril atingiu os 10,1mm/h e superou os 40mm em 6 horas, das 13:00 às 19:00 de ontem.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,319
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acumulados até ontem ( Dia 3)

:thumbsup: bom trabalho! Vou pedir-te um favor, caso tenhas acessível na folha de cálculo, poderás incluir na tabela as coordenadas das estações? Assim podia fazer uma selecção de algumas e inserir no mapa geral do território.;)

Chuva na última hora (4:00 às 5:00) a aumentar:

Wk2rOOH.gif


Ultrapassados, neste evento de 33 horas, os 90 mm em Lamas de Mouro e os 80 mm em Cabril; Ponte de Lima, Braga e Luzim lá perto.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

madrugada chuvosa, sigo com 22.4 mm acumulados :rain:

Chove certinho e com nevoeiro à mistura, 13.9 ºc , vento com rajadas de SW.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,972
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Choveu toda a noite, ora fraco, ora moderadamente. A partir sensivelmente das 6h intensificou-se, juntamente com o vento que sopra agora moderado de SSO, com rajadas bem audíveis nos fios de média tensão aqui em cima.
O acumulado subiu para os 27,4 mm desde as 00h. Na última hora caíram 9,4 mm.

Como curiosidade, nas últimas 24h (07.40h-07.40h) o acumulado é de uns expressivos 121,2 mm.

Bom evento para todos! ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
@cstools.net Se te referes a mim, relê o que escrevi. O que eu ontem quis explicar é que este regime não era muito preocupante.
Repara nestes gráficos:

Braga

0ATP42x.png


Lamas

If5HXDG.png


Cabril

ItGrNpE.png


Os valores horários não são muito preocupantes. Se pelo contrário tivesses por exemplo algumas perturbações embebidas que por exemplo em Braga durante uma meia hora ou assim deixassem por ex. 20 ou 30mm, aí terias certamente alguns problemas mais graves.
Mas como referi ontem (último paragrafo) isso não invalida que ao fim de tantas horas de chuva não haja problemas pontuais nalguns locais. E como vai continuar a chover nas próximas semanas (aparentemente de forma moderada) é também natural que esse risco aumente dada a saturação de solos, aumento caudais, etc.

Amanhã, como referiste, também haverá alguma instabilidade moderada, o que pode gerar algumas células de trovoada que localmente podem deixar mais água que este regime "bem comportado" de ontem e hoje, o que é sempre um factor extra a ter em conta.