Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2016

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
A chuva não para, pouca visibilidade!
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

50.2 mm acumulados neste momento :rain:

Chove sem parar e com algum nevoeiro à mistura :rain:

Vídeo que fiz há meia hora atrás:

 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Visibilidade reduzida...apenas porque é noite. :malandro:
De resto a chuva moderada ainda se mantêm e o vento vai soprando moderado de SSO.
O acumulado de precipitação está nos 74,7 mm (74,7 litros\m2).
A pressão está nos 1012,0 hPa - naturalmente mais baixa quanto mais a norte, mais perto da intensa depressão que se desloca para as Ilhas Britânicas:

cvzh1F7.jpg

OgGzftm.gif


Por Braga já vai nos 70mm também. É de dias assim que vem a expressão popular do Minho ser o "penico do céu" .

Hummmm...Quando era pequeno diziam-me os mais velhos que Paços de Ferreira "É o peniquinho do céu".
Ora por exclusão de partes, acho que há razão nos ditados populares. :)
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boa noite
Chuva moderada por aqui, tem vindo a aumentar de intensidade nos últimos minutos.
Ovar com 25,4mm
Grijó com 37,1mm

Off-topic: O wunderground mete 90mm para aqui amanhã, acham que é coisa maluca ou credível?

Já agora, notícia do JN:

Queda de muro atingiu seis carros em Gaia


Um muro das traseiras de um prédio em construção na Rua Dr. Castro Correira, na freguesia de Grijó, em Vila Nova de Gaia caiu, este domingo, e atingiu seis viaturas que estavam estacionadas no passeio.

http://www.jn.pt/paginainicial/pais...va+de+Gaia&Option=Interior&content_id=4962359
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Entretanto, na Peneda-Gerês, as cascatas devem estar ao rubro.

Caudal do rio Lima a chegar a Alto Lindoso:

3ekijku.png


Em duas horas a altura da água (cota) subiu 54 centímetros. Mas ainda há muita capacidade de encaixe.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu sempre ouvi dizer que o "penico do céu" é Braga, não "o Minho". Mas não me vou chatear com isso: quem quiser pode deixar ficar a taça e levar o penico.

Não sabia que havia bairrismo na reivindicação disso :D
É de facto Braga a expressão, mas como a mesma revela um centralismo regional, pois dificilmente será em Braga que chove mais no Minho, eu fiz uma pequena adaptação.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu sempre ouvi dizer que o "penico do céu" é Braga, não "o Minho". Mas não me vou chatear com isso: quem quiser pode deixar ficar a taça e levar o penico.

Penso que o termo " penico de Portugal" se refere ao Minho como um todo, por ser a região mais chuvosa do País :rain:

Por outro lado também já ouvi o termo aplicado apenas à Cidade de Braga, o que não fará muito sentido pois apesar de chover muito em Braga há locais do Minho onde chove ainda mais..:rain: