Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2016

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
É muito estranho. Quase de certeza que é "ruído" do radar. Com ecos roxos já deveria haver trovoada e não há registos disso. E também se olhares para a imagem de satélite RGB-airmass, verás que não há nebulosidade significativa:
KiPyyKs.jpg

O radar anda muito desorientado. :intrigante:

Uma célula/formação nebulosa tendo muita reflectividade não quer dizer que tenha de apresentar actividade eléctrica. Em casos de precipitação estratiforme isso acontece muitas vezes. Eu creio que o radar está a ler mais ou menos bem a precipitação. E se reparares não se vê nada no satélite porque o topo destas células ronda os 7km, logo estão tapadas por aquelas mais esbranquiçadas, provavelmente cirrus e cirrocumulus, que estão a uns 12km de altura.


Neste momento quando me preparava para dizer que está tudo calmo eis que oiço o vento lá fora. A chuva parece que ainda vai demorar algum tempo a chegar.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e Mr. Neves


Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Não contava com uma chuvada destas. A estrada que estava seca ficou toda encharcada num instante. :rain:


E de facto custa a acreditar que isto é uma noite de Janeiro. Fui lá fora e até fiquei confuso. Temperatura amena (dá para estar em t-shirt) e aquele aroma a terra molhada. Isto deve ser Maio. :unsure:


EMA de Merelim com 17ºC às 4H!


E a lua...divinal a reflectir no topo das células!


Belo eco mesmo aqui em cima:

C6kgC7C.png
 
Última edição:

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Ontem foi um belo dia de primavera!! Às 23:30 estavam 17 graus e vento ameno. Em 2000 em finais de fevereiro houve uma onda de calor que elevou as máximas a perto dos 30 graus durante o dia e as noites rondavam os 20... Foi muito estranho!!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Forte aguaceiro e vendaval!
 
  • Gosto
Reactions: dahon e Mr. Neves

RamalhoMR

Cumulus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
123
Local
Braga - Gualtar.
Boas
Inicio de manha com alguma trovoada. Tive preguiça de ir levantar-me e ir cuscar a varanda como estava o ambiente.
Neste momento chove fraco a moderado. Notória descida da temperatura em comparação ao dia de ontem.