StormRic
Furacão
"É muito pouco provável" que fenómeno no Porto aconteça novamente
![]()
"É muito pouco provável" que fenómeno no Porto aconteça novamente
O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Nuno Lopes disse hoje à Lusa que "é muito pouco provável" que o sucedido no Porto ...24.sapo.pt
Normalmente, quando alguém que é meteorologista vem dizer para a praça pública, que é muito pouco provável que aconteça novamente no Porto, ou dizer que foi azar é um enorme erro, faz lembrar as declarações do presidente do IPMA com as previsões de vagas de calor em Setembro, de um Outono seco e outras tantas declarações que saíram todas ao contrário. Já basta a comunicação social ser sensacionalista, não é preciso vir especialistas fazerem mais sensacionalismo, porque se volta a acontecer lá se vai a credibilidade toda.
Quem mora no Porto, saberá responder a esta minha questão: Foi um episódio anómalo de chuva, que nunca a cidade registou valores tão elevados ou já viram situações bem piores em que nada aconteceu?
Em vez de referir números concretos de precipitação, períodos de recorrência, probabilidades, eventos passados (com números, s.f.f.) este meteorologista prestou um mau serviço ao bom nome da ciência da meteorologia, embarcou numa linguagem estranha quer para um cientista quer para um leigo, saíu uma confusão de informações com as quais nada se pode concluir. Não sei se o texto da entrevista foi adulterado, cortado ou omitido em partes, se o jornalista forçou o meteorologista a dizer aquilo que queria realmente escrever, mas aquilo que foi publicado é uma péssima peça de jornalismo pseudo-científico. Nem um mapa, nem um número, nada! Parece explicação de político que tenta desviar as atenções de algo. Já não tenho paciência para entrevistas destas.