Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2023

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Eis uma foto das obras do rio de Vila que está a ser desviado.
d74f123a49cb5d3145530f1e7f4be10c.jpg

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Mais uma filmagem de hoje das cascatas:

g8PHCok.jpg

Por aqui sigo com 51.8 mm acumulados.

11.5ºc.

Não sei se não houve um fenómeno anormal de precipitação localizado na zona do Marquês/Baixa com valores de acumulados superiores aos registados nas estações.
A história do rio da vila e obras do metro não explica o que aconteceu na Santos Pousada, onde até tampas de saneamento saltaram, no Campo 24 de Agosto, ou nas Fontaínhas.

Existem diferenças entre o Norte e Lisboa ou Algarve, na primeira temos precipitação mais abundante mas a maioria das ocorrências são devido a deslizamentos de terra e inundações causadas pela subida dos rios, enquanto em Lisboa e no Algarve existem situações que basta chover 20 mm numa hora para causar estragos avultados, basta ver as consequências no dia 5 de Dezembro passado em Faro e o dia 13 de Dezembro em Lisboa. Mas, nunca lembro-me de ver uma enxurrada pelas ruas do Porto, apenas as inundações causadas na Ribeira devido à subida do Rio Douro, nem as cascatas lembro-me mas se tiraram os moradores das escarpas porque não tinham segurança como é que constroem um hotel nessa zona. :wacko:

Até casar vivi no Porto e nunca assisti a nada assim, nem a intensidade das cascatas, nem a enxurrada por S. Bento abaixo. Nem acho que tenha chovido por aí além.

Na escarpa até de Verão escorre água de minas na encosta, mas não faco ideia de onde veio toda aquela água, se bem que as Fontainhas ficam a uma cota intermédia, todas as ruas para lá são a descer. Poderá a ponte S, João ter alterado a morfologia da zona? Se fosse há 20 anos teriam morrido imensas pessoas.

A mesma coisa se passa em S. Bento, por alguma razão o rio de Vila escolheu aquele percurso. É a confluência de 5 descidas: Clerigos, Avenida Aliados, Sto António, Cimo de Vila e Avenida da Ponte. E como saída apenas a rua Mouzinho. E tudo ali tem inclinação, não há ruas planas. Mas as obras do Metro têm muita da responsabilidade. Bastava olhar a água enlameada e cheia de detritos para o perceber. Provavelmente entupiram bueiros, o próprio rio da vila deve ter sido “descanalizado” para avançarem com a obra.

Desculpem, alonguei-me demais

Desde 2000 (do "Porto 2001" até à turistificação em massa e actual especulação imobiliária) que o Porto tem sofrido intensas e ininterruptas alterações em termos de morfologia urbana, edificação e impermeabilização dos solos.
A factura está agora a chegar...
Isto para não falar dos rios de dinheiro que a STCP deve ter derretido na mudança dos abrigos da paragens de autocarro, que em nada protegem os utentes quando chove.
As paragens em nada tem a haver com a stcp atenção à desinformacao !

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

Só podem estar a gozar, então as pessoas vêm os entulhos das obras do metro a serem levados pela água e metro do porto diz que não há relação entre as obras e as cheias??

Neste vídeo de onde é que afinal vem toda aquela areia e entulho?

E as declarações do vice-presidente da câmara?

Bom dia,

Chove com muita intensidade neste momento e puxada a vento forte de SW/WSW.

26.8 mm acumulados.

14.6ºc, 96% HR.

168 mm este mês :rain:

Última edição:
Atingidos agora os 30 mm, chove bem, persistente, tempo muito fechado. :rain:

choveu com a mesma intensidade que ontem, há uns 45 mm atrás na zona entre Espinho e Esmoriz. pareceu-me foi menos tempo. ia de carro e tive ali uns 5 minutos seguidos em que não via mesmo nada à frente (mas convém ter noção de que ia de frente para a chuva, para sul).
agora acalmou. vão caindo umas pingas mas nada de mais.

Enviado do meu Pixel 7 através do Tapatalk

Bom dia.

Desde antes das 9h que reina a suprema calma, mesmo o vento, que a essa hora soprava de vez em quando com maior intensidade, o deixou de fazer.
E no entanto o acumulado de hoje está nos 51,4 mm.
Choveu toda a mdrugada, com mais intensidade pelas 7h.30m, mas nada como ontem.
E o acumulado de ontem nem foi assim tão expressivo: 56,2 mm.
Nota ainda para os 90 mm em 24h - até às 11h de hoje, mas terá sido mais alto já que não vi os registos em horas anteriores.
Muita chuva mesmo.

Em relação ao Porto-Cidade: claramente há mão humana nisto. Já assisti a muitos episódios bem pluviosos na cidade e nada assisti assim.
Pode ter existido alguma concentração de maior pluviosidade no centro da cidade, mas o que se assistiu tem um nome, incúria!
Ali como em muitos outros locais foram desviando linhas de água, linhas de drenagem para outras zonas. E essas zonas não comportam volumes tão altos de água - as Fontainhas são um exemplo.
E a Ribeira\Rio da Vila sofre de obras de grande vulto no seu leito - agora não natural. Alguém acredita que aquela água barrenta em frente a São Bento é do pó acumulado nas ruas?:ill::malandro:

Deixo aqui o resumo de ontem e de hoje:
tcKqG1c.png

Votos de um excelente domingo e não menos excelente semana:thumbsup: