Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2024

Boa noite.

A temperatura está em queda mas amenizada pelo nevoeiro que se pôs após as 19h.
O vento está calmo.

Tactual: 8,6ºC
Hr: 100%
Ponto Orvalho: 9ºC

Boa tarde.

Antes de mais identifico algo que acho que poderão ir verificando ao longo do dia, ou próximos dias.

Em anexo mostro a imagem de satélite do visível e a imagem de radar.
Ambas à mesma hora.

Por experiência, o mais comum é que a de radar tenha algum atraso relativamente à de satélite.
Mas não é o caso. Presenciei há pouco tempo, vi a aproximação da célula vinda do mar. Que coincidia com a imagem de satélite na sua posição correta.
No radar, no mesmo momento, mostrava como se a célula já tivesse passado por Vila do Conde, coisa que não tinha ainda acontecido.
As imagens que partilho do radar, são prestadas pelo ipma ao Windy.

Entretanto, ao ver a aproximação da célula, há um trovão quando está mesmo a chegar à costa.
Passado uns minutos, o vento começa a levantar subitamente.
Olho pela janela e vejo a areia da praia a rodopiar tão rapidamente e é deslocação ao local onde estou.
Claro que eu estava em êxtase ao ver aquilo de janela aberta.
Mas foram uns 5 segundos até passar por cima da minha casa.
Foi o tempo de fechar a janela e ainda assim elevei com água e areia em cima de mim. Ainda tenho areia na cabeça. A janela está a uns 7 a 8 metros de altura do solo. Agora pensem como a areia subiu.

Mais um minuto e mais um trovão.
Vesse indicado na imagem que anexo.

Estação registou a rajada máxima de 75,6kmh.
(sendo uma davis, ela regista o valor instantâneo a cada 2,5 segundos).
A nuvem precipitou 2,5 mm, em 5 min.
Rain Rate maximum de 49mm/h.

Foi tudo tão rápido que não deu tempo para registar com o telemóvel.
Como disse, desde do momento que ouço o vento a levantar e ir à jenela ver, até ter que a fechar foi num espaço de uns 10 segundos no máximo. A praia está a menos de 50 metros de minha casa.

Anexos

• Screenshot_2024-01-04-14-29-03-687_com.windyty.android.webp
    Screenshot_2024-01-04-14-29-03-687_com.windyty.android.webp
    87.7 KB · Visto: 27
  • Screenshot_2024-01-04-14-29-24-350_com.windyty.android.webp
    Screenshot_2024-01-04-14-29-24-350_com.windyty.android.webp
    66.2 KB · Visto: 30
  • Screenshot_2024-01-04-14-34-07-436_com.android.chrome.webp
    Screenshot_2024-01-04-14-34-07-436_com.android.chrome.webp
    36.9 KB · Visto: 26
Entretanto, já percebi que diferença na localização da célula entre a imagem de satélite e a do radar que vos mostrei acima, o problema está na WIndy que certamente não está a colocar o "puzzle" das imagens de radar corretamente.
Pois agora ao ver as imagens no IPMA, vejo que no IPMA a posição da célula no RADAR coincidência com a localização real que eu presenciei, tal como mostra no Satélite.
Tudo aconteceu às 14h25 em ponto.

1704381025107.webp

Boa tarde.

Tem aspecto de ter passado por aí uma célula bem activa, o radar, a trovoada, a tua descrição, será um célula convectiva. O que descreveste? Haverão membros aqui do fórum que saberão melhor que eu o que poderá ter passado aí. Uma tromba marinha que entra em terra? A formação de um tornado, ainda que de pequenas dimensões?
rad.png

Por cá tivemos 2 aguaceiros, um mais fraco pelas 14h e outro moderado a forte há pouco - este último deixou 7,5 mm de acumulado em poucos minutos, que é o total até ao momento.
Tivemos algumas abertas, depois de algum nevoeiro de madrugada\início da manhã, mas basicamente sem sol até às 14h.
Já se nota entrada de ar mais fresco e húmido.
Neste último aguaceiro o vento tornou-se moderado com rajadas, passando a fraco a moderado agora.

Tactual: 12,0ºC
Hr: 95%
Ponto Orvalho: 12ºC

Estação registou a rajada máxima de 75,6kmh.
(sendo uma davis, ela regista o valor instantâneo a cada 2,5 segundos).
A nuvem precipitou 2,5 mm, em 5 min.
Rain Rate maximum de 49mm/h.

Uma tromba marinha que entra em terra?

Provavelmente sim, se foi vista "a areia da praia a rodopiar tão rapidamente", e o registo da estação tem todos os indicadores de uma célula realmente forte:

JvW9zgF.png

Esta linha acabou por não avançar para cá, passou por Vila Verde. Não ouvi trovoada.

A célula de Caxinas produziu uma DEA potente (53kA) cerca das 14:52, 10Km a sul de Braga, com um ramo entre nuvens ligeiramente mais perto:

5J7nG49.png

E ainda uma última DEA pelas 15:15 já perto de Cabeceiras de Basto. Descargas isoladas, sem outras células terem actividade eléctrica. Isto mostra que a célula tinha uma actividade convectiva particularmente intensa, quando comparada com as outras.

efOqpoU.png

Última edição:
Boa tarde.

Tem aspecto de ter passado por aí uma célula bem activa, o radar, a trovoada, a tua descrição, será um célula convectiva. O que descreveste? Haverão membros aqui do fórum que saberão melhor que eu o que poderá ter passado aí. Uma tromba marinha que entra em terra? A formação de um tornado, ainda que de pequenas dimensões?
Ver anexo 9067

Por cá tivemos 2 aguaceiros, um mais fraco pelas 14h e outro moderado a forte há pouco - este último deixou 7,5 mm de acumulado em poucos minutos, que é o total até ao momento.
Tivemos algumas abertas, depois de algum nevoeiro de madrugada\início da manhã, mas basicamente sem sol até às 14h.
Já se nota entrada de ar mais fresco e húmido.
Neste último aguaceiro o vento tornou-se moderado com rajadas, passando a fraco a moderado agora.

Tactual: 12,0ºC
Hr: 95%
Ponto Orvalho: 12ºC
Naquele instante de tão poucos segundos, foi tudo muito rápido, ainda olhei para a base da nuvem e não vi qualquer funil. Mas não tinha visão vertical, dado o telhado das aguas furtadas que impede.
Mas sim, também achei que pudesse ser uma tromba d'água entrando em terra. Mas dizer isso assim, pode parecer leviano. Pois ver um fenómeno desses em PT é quase interpretado como se eu estivesse a dizer que vi um OVNI :D
Por isso apenas deixei a descrição e os factos da estação, do radar e de satélite.
Alguém daqui que esteja no IPMA poderá melhor investigar o perfil do radar e chegar a melhor conclusão.