Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Trovão!:trovao:

Chove forte.

9.8ºc.

Foi bem forte o barulho e caiu aqui perto (nuvem/solo).

1769017969102.webp
:

Última edição:
Boa noite.

Todo o dia a trabalhar e a ver chover de forma persistente pela janela, com a chuva puxada a vento.
Eis que no regresso, mal entro em terras da Chã de Ferreira apanho um aguaceiro intenso durante 2 km, pouco via da estrada.
Ao chegar perto de casa a situação estava mais calma. Estamos em regime de aguaceiros, com vento fraco no momento.
Levo um acumulado de 42,3 mm.
A pressão Atmosférica desceu dos 1001,0 hPa às 00h, para os 999,0 hPa às 14.08h. Neste momento tenho 1004,0 hPa.
Está fresco.

Tmín: 7,9ºC (Tactual)
Tmáx: 12,2ºC
Tméd: 10,5ºC

Tactual: 7,9ºC
Hr: 87%

Vamos lá ver o que nos reserva o dia de amanhã...

Bom dia a todos !
Resumo Diário na minha Estação : 2026-01-21
Temperatura Máxima: 14.2°C (13:59)Temperatura Mínima: 9.1°C (23:24)
Precipitação Total: 29.49 mm Humidade média: 92
Velocidade do Vento Máxima: 19.4 km/h (14:19)Rajada Máxima : 29.5 km/h (06:49)

Bom dia a todos !
Resumo Diário na minha Estação : 2026-01-22
Temperatura Máxima: 14°C (18:14)Temperatura Mínima: 7°C (08:04)
Precipitação Total: 29.69 mm Humidade média: 90
Velocidade do Vento Máxima: 25.2 km/h (21:24)Rajada Máxima : 34.9 km/h (21:24)

Enquanto vigorar o Seguimento Especial Depressão INGRID o seguimento meteorológico deverá ser efetuado no tópico respetivo. Os tópicos regionais ficarão apenas para publicação de extremos diários de temperatura e precipitação

-> Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

(alguns posts foram movidos)

Bom dia a todos !
Resumo Diário na minha Estação : 2026-01-23
Temperatura Máxima: 11.1°C (00:09)Temperatura Mínima: 5.8°C (23:54)
Precipitação Total: 6.1 mm Humidade média: 82
Velocidade do Vento Máxima: 24.8 km/h (03:34)Rajada Máxima : 33.1 km/h (03:34)

Bom dia,

Por aqui nem um floco :(. A temperatura baixou bastante, mas não o suficiente para bater recordes e nem atingiu valores negativos. mínima de 2.2ºC e atuais 6.9ºC.

Cairam gotas bastante geladas, granizo, mesmo saraiva, mas nada de mais. Acumulado do dia: 8,7 mm.

Tudo dentro do normal e do que seria de esperar estando à cota 150.

Agora, o sol espreita.

Boa tarde.

Já postei no tópico seguimento INGRID, mas deixo aqui para memória "futura" o que se passou.

Esperei até às 02.30h para ver se alguma coisa começava a cair.
Vi cair uma espécie de granizo fino, depois aquilo que me pareceu graupel.
Fui ao carro no exterior e vi acumulação de gelo no tejadilho e vidro. Tudo muito molhado, humidade muito alta.
No satélite fui vendo a evolução, e pareceu-me que as células maiores começaram a perder alguma definição e a entrar ora a sul, ora a norte (mais a sul). :dry:
Efectivamente fomos tendo chuva na maior parte do tempo.
Depois dormi, acordei algumas vezes a ouvir a chuva a cair. Não podia ser outra coisa. O som quando neva é abafado, é a minha experiência nas vezes que nevou por cá ao longo de 40 anos.
De manhã aterrei mesmo e acordei perto das 10h. Estava tudo calmo, entrou um aguaceiro, olhei para os vários quadrantes e nada vi de próximo a neve, nem no alto do Monte do Pilar ou da Citânia de Sanfins, ambos a mais de 500 mts altitude.

No entanto, para que conste, não dou como perdido o inverno no que toca a neve.
A dinâmica atmosférica está excelente, as potentes depressões vão rondar a península, estamos ainda em janeiro.

Sigo com 9,2ºC, 87% de Hr, 1010,0 hPa de PAtm, e um acumulado de 12,7 mm.

Bom fim de semana.

E para quem pode, o mar está sob aviso vermelho até às 19h...:inocente::malandro:

Estado atual dos Carris representativo da muita quantidade de água retida em neve nas terras altas.

Até Terça Feira os modelos preveem acumulados de 100 a 150mm em todo o anfiteatro montanhoso do Noroeste.

Alguns períodos de chuva persistente e mais intensa.

Aposto na subida repentina de todos os principais rios da região.

20260124160000.webp

Boas,

Por aqui chove, sigo com 10.2 mm acumulados.

9.5ºc actuais, vento fraco a moderado de SO e 91%HR.

Mar muito alteroso esta tarde em Leça da Palmeira, algumas ondas eram autênticas "paredes" de água com uma força enorme, seguramente uns 8 ou mais metros de altura.

Infelizmente também se notava bastante poluição na água.

O mar quase chegou a um restaurante/bar na zona do Cabo do Mundo na preia-mar da tarde.

L3NBuTK.png

YU1zsCq.png

Vzlxo0L.png

Última edição:
Boa madrugada.

Que fotos @Snifa ! Que fotos.:winner:

Bem, de volta ao nosso cantinho do Litoral Norte.
Fiz agora a viagem de Matosinhos até casa. Muita chuva, muita água no pavimento, gotas grossas, visibilidade condicionada pela carga de água.
Aqui chovia menos.
Será o prenúncio para a semana que se avizinha?
A verdade é que a previsão é reveladora do que é um inverno "à antiga". Poderão ser muitos dias seguidos de acumulados altos.
Quando digo "acumulados altos" quero dizer dias seguidos de acumulados superiores a 20 mm, alguns podem ter mais de 50 mm. É uma característica do Litoral Norte, o número de dias com valores de precipitação acima dos 10 mm, dos 20 mm e dos 50 mm, que caracterizam um clima húmido oceânico como é o nosso.

Ontem terminei o dia com 30,2 mm de acumulado.
O acumulado mensal é agora de 283,1 mm.

Tactual: 8,5ºC
Hr: 92%
PAtm: 1010,0 hPa

Votos de continuação de um excelente fim de semana.

Bom dia a todos !
Resumo Diário na minha Estação : 2026-01-24
Temperatura Máxima: 11.3°C (16:14)Temperatura Mínima: 4.3°C (01:54)
Precipitação Total: 24.1 mm Humidade média: 90
Velocidade do Vento Máxima: 17.6 km/h (12:49)Rajada Máxima : 27.7 km/h (12:49)