Seguimento Litoral Norte - Julho 2009

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Que dia!

Chuva e chuva sem parar.

Neste momento é um diluvio acompanhado por vento bastante forte e um nevoeiro fora de época.

Nem no Inverno... :rain::rain::rain::rain:

Já não tínhamos Invernos em condições mas agora, já nem verão temos...

Ta tudo maluco.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Às 18h34:
22_07_2009_18h34.JPG

CopyRight @ Naval European Meteorology and Oceanography Center
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Em Melgaço o balanço final desde episódio foi de uns supreendentes 73 mm .

O gráfico da precipitação é ilucidativo da quantidade e persistência da precipitação ao longo de todo o dia...

txprecipitacao1.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia "povo das chuvas":rain:

O dia começou...pelas 00h! Com chuva, vento, chuva e mais qualquer coisa - chuva!:lol:
Noite húmida, com vento a acompanhar, uma sensação das noites invernosas - só mesmo a temperatura acima dos 15,0ºC a destoar...

Ontem até às 21h recolhi cerca de 29 mm de precipitação. Desde essa hora até agora às 10h da manhã recolhi mais 10,5 mm.
Uma quantidade apreciável para esta época do ano proveniente do oceano, de uma massa de ar húmido; ao contrário do que seria de esperar, quantidades de precipitação destas em Julho, normalmente estão mais associadas a trovoadas de origem térmica, durante o calor típico desta estação.
Foi uma boa regadela...:p

O céu agora apresenta-se muito nublado, 17,0ºC de temperatura, vento fraco. talvez ainda caiam uns pingos, mas aparentemente nada expressivo.
A Tmín foi de 15,0ºC
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boa tarde!

Em Melgaço foram caindo alguns aguaceiros ao longo da madrugada e manhã que ainda chegaram para juntar mais 1,46 mm.

A temperatura mínima ficou-se nos 15.7ºC


Ontem foi um dia de verão de envergonhar muitos dias de inverno, foi uma autentica lavagem de ruas e telhados e uma benção para os campos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Alguns recortes de imprensa sobre ontem:


Chuva obrigou a encerrar túnel de Braga inaugurado há um mês
22.07.2009 - 18h46 Samuel Silva
Uma inundação provocada pela chuva obrigou ao encerramento do túnel da Avenida da Liberdade, em Braga, durante a manhã de ontem. Um mês depois da inauguração, a obra volta a dar problemas, mas a autarquia afirma que tudo ficou a dever-se a uma obstrução de um colector numa artéria contígua.

A meio da manhã de ontem a água começou a jorrar por várias caixas de saneamento, tornando impossível o trânsito automóvel. A circulação esteve interrompida cerca de uma hora, enquanto os técnicos municipais analisavam a origem do problema e limpavam a via. O encerramento do tráfego no túnel obrigou mesmo à evacuação, através da avenida Central, do túnel, onde várias viaturas ficaram presas.

O vereador da Protecção Civil na Câmara de Braga, Carlos Malaínho, desvaloriza a situação. “Não houve propriamente uma inundação”, afirma, acrescentando que os problemas ficaram a dever-se à “pluviosidade anormal” registada ontem. A chuva provocou algumas obstruções em condutas de água nas avenidas da Imaculada Conceição e João XXI, o que acabou por ter consequências a montante, atingindo o túnel. O vereador garante ainda que não haver problemas com a obra inaugurada em Junho. “Trata-se de um caso esporádico, que não tem nada a ver com problemas estruturais”, afirma.

Os técnicos estiveram também no terreno a desobstruir condutas de águas. Ao final da manhã, a circulação já tinha sido normalizada no centro da cidade de Braga.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1392880


Chuva intensa no Minho inunda ruas e habitações
A chuva intensa que se fez sentir ao longo do dia de ontem um pouco por toda a região do Minho, sobretudo na parte da manhã, provocou diversas inundações que afectaram habitações, ruas e túneis, bem como vários acidentes.
Em Braga, os bombeiros foram chamados para acudir a diversas situações, tendo o mau tempo obrigado, ainda, ao encerramento do túnel da Avenida da Liberdade durante quase uma hora, para que fosse retirada a água que lá se acumulou. As fortes chuvadas atingiram também os concelhos de Amares, Barcelos, Famalicão, Vila Verde e Viana do Castelo.
Texto, Rita Cunha
Foto, Carlos Ferreira

http://www.diariodominho.pt/noticia.php?codigo=35331


Braga: Manhã de temporal obriga bombeiros a trabalho intenso
Chuva de Verão causa inundações
O intenso temporal que ontem se abateu sobre a cidade de Braga provocou mais de uma centena de inundações e terá estado na origem de mais de duas dezenas de acidentes de viação. Os bombeiros da cidade, Voluntários e Sapadores, não tiveram mãos a medir, e só ao final do dia conseguiram resolver todas as situações.

Mais de vinte garagens ficaram inundadas, muitas delas com viaturas no interior, sobretudo nas zonas próximas do rio Este. O caso mais complicado aconteceu no túnel que liga a avenida António Macedo à avenida da Liberdade, em cujo troço, inaugurado há um mês, a água atingiu mais de um metro de altura.

O túnel esteve encerrado duas horas, o que provocou o caos na circulação automóvel. Foi mesmo necessária a intervenção de dois camiões-bomba da empresa de águas AGERE para que a circulação fosse reposta. Quanto aos acidentes de viação, foram vários e um pouco por todo o Norte. Segundo a Protecção Civil, houve apenas um ferido ligeiro num choque entre um camião e um carro, na EN101.

A chuva vai no entanto continuar: hoje no Centro e Litoral Norte e amanhã, em regime de aguaceiros, apenas no Minho.

http://www.correiomanha.pt/noticia....hannelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010


Chuvas e ventos fortes causam estragos no Norte do País
por ALFREDO TEIXEIRA


Mau tempo colocou nove distritos em alerta amarelo e provocou queda de árvores, estragos em carros e inundações em Porto e Braga

Primeiro foram os incêndios, agora o mau tempo. Rajadas fortes de vento e muita chuva levaram a Protecção Civil a colocar em alerta amarelo nove distritos e provocaram ontem alguns estragos nas maiores cidades do Norte. Foram dezenas as chamadas a pedir socorro recebidas pelos Bombeiros Sapadores do Porto, que colocaram várias equipas na rua, sobretudo para a lavagem do pavimento, consequência de muitos acidentes.

Enquanto no Porto três automóveis ficaram danificados depois da queda de árvores, em Gaia o cenário não foi diferente e, logo pela manhã, os sapadores e as várias corporações de voluntários do concelhos não pararam de receber pedidos de ajuda. As situações mais complicadas provocadas pelo mau tempo foram um acidente na A44, no sentido Freixo/Gaia, na saída para a Rua Raimundo de Carvalho e um cartaz de propaganda do PS que se soltou mesmo em frente à câmara municipal, na Avenida da República

As inundações foram o principal problema registado em Braga. Dezenas de pedidos de socorro para retirar a água de caves e garagens, assim como o desentupir de valetas e condutas de água na via pública foram os serviços mais solicitados.

No mar, as barras da Nazaré e Viana do Castelo estiveram condicionadas. Os meteorologistas justificam "a instabilidade atmosférica com uma massa de ar frio localizada no Atlântico Norte e que em contacto com o ar quente da superfície origina chuvas e ventos".

A "possibilidade de chuva forte, vento e descida da temperatura máxima" levou o Instituto de Meteorologia (IM) a lançar um aviso amarelo. "Um tempo pouco habitual para o Verão" reconhece a meteorologista Ilda Novo, que aponta culpas a "uma depressão localizada sobre a Irlanda, que em contacto com o ar muito quente da superfície provoca a condensação do vapor de água e consequente precipitação".

O I M prevê que a instabilidade dure "até amanhã quando começarão a ser notadas melhorias, de Sul para Norte e voltaremos aos dias de Verão".

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1314888&seccao=Norte



E por que venta tanto este Verão?
JOSÉ MIGUEL GASPAR

Tempo anómalo mantém-se até sexta com céu carregado no Minho, Douro Litoral e noroeste do continente. Ventos amainam no sábado e só depois regressa o calor.

Aquilo que temos na rua é a música da meteorologia, Vivaldi permenentemente, as quatro estações num só dia. Vamos já a mais de meio do mês de Julho, estamos às portas de Agosto, e o Porto tinha a meio da tarde de ontem uma anemia de 19 graus; às 22 horas descia para 16.

O tempo não é só cinzento, venta inesperadamente, há correntes cruzadas, voadas, vem chuva, os valores da precipitação são uma anomalia de Verão. Porto, Minho e Douro Litoral são o centro deste episódio, a que se juntam as costas do continente e a precipitação intensa prevista para a parte noroeste do país.

No Minho houve inundações, com carros a boiar em Braga e Barcelos (ver noticiário local) e voar na Ribeira era ontem um novo desporto no Porto: Caroline, Marie e Alix vieram do Mediterrâneo sul da França e descobriram um norte inteiro de vento. São três turistas francesas, todas na casa dos 30, e abanam mais do que as mil bandeirinhas dos barcos que correm quase vazios no Douro mais cheio. Chove e venta despenteadamente. "É uma surpresa. Vocês não tinham o clima temperado do Atlântico?", pergunta Alix, ela e as outras metidas, encolhidas, molhadas no túnel dos Canastreiros. "Desde manhã que parece que cheira a cães molhados", diz Marie. "Vai melhorar?". Parece que sim, amanhã, hoje ainda não e no chão há pelo menos quatro guarda-chuvas defuntos, esparramados no chão, dois pretos parecem aracnídeos torcidos, bichos de patas partidas.

É esquisito, o tempo está literalmente lituano, diz Daina, veio com Martynas, vieram de Vilnius, hoje namoram no Porto. "Estamos perplexos", dizem os dois, foragidos depressa para dentro da porta do café da Velha Tinha Um Gato. "Para nós é OK", diz ela em inglês cheio de vês, "mas esperávamos outra coisa, mais temperada. Salta sempre assim tanto o vosso tempo? Ainda no domingo vi 30 graus".

Vamos voltar. Daqui até ao fim-de-semana vamos ouvir várias vezes as quatro estações: hoje há precipitação alternada entre forte e fraca, ventos dos 20 aos 90km/h (os maiores só no montanhoso Montejunto-Estrela e nas terras altas do quadrante de oeste) e temperaturas máximas frias de 20 para o Porto, o mesmo para o Minho, mas o resto do país vai subir: 23 graus para Bragança, 25 para Lisboa, 26 para Castelo Branco e Portalegre, 27 para Faro, afastado todo o sotavento algarvio de qualquer tipo de precipitação.

Na sexta-feira abrimos com neblinas e nevoeiros matinais e tudo demais vai diminuir de intensidade. No sábado, o céu já se limpa e a temperatura começa a galopar lentamente pela próxima semana adentro, até chegar aos valores vivos que queremos do Verão.

De quem é então a culpa deste tempo tossido? É do Atlântico, está deprimido, explica o serviço do Instituto de Meteorologia - a música de espera na linha é a mesma, Vivaldi jacente. Mas essa depressão não está só: está "associada a uma corrente perturbada de sudoeste", circula "no seio de uma massa de ar muito quente" e tudo isso parece "uma massa de ar equatorial, húmida". É tempo adequado para a época do ano? Não, é anomalia - mas vivemos com ela dia a dia.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1314808