Seguimento Litoral Norte - Julho 2010

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boas,

a temperatura está estagnada há mais de uma hora ,anda pelos 26.5ºc / 26.7 ºc que é a temperatura actual!

Vento NNE: 3 Km/h

Pressão:1016.8 hpa

Humidade:51 %

Noite quente, em perspectiva uma mínima tropical na próxima madrugada!


Estranho..A apenas meia dúzia de quilómetros as diferenças ainda grandes...

Dados actuais
Temperatura: 25,1ºC
Pressão: 1017.3hPa
Humidade: 66%
 


DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Seguimos com uns impressionantes 29.4º
São quase 23h, há quem queira dormir... :sad:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Estranho..A apenas meia dúzia de quilómetros as diferenças ainda grandes...

Dados actuais
Temperatura: 25,1ºC
Pressão: 1017.3hPa
Humidade: 66%

Diferenças normais , Sra da Hora está mais perto do mar, e mais afastada da massa urbana do Grande Porto, por exemplo aqui o ISEP localizado a cerca de 1 Km de minha casa e na mesma linha de distância em relação à costa vai a esta hora ainda com 27.4ºc:

http://meteo.isep.ipp.pt/

O Aeroporto por exemplo segundo o underground vai com 22 graus.

http://portuguese.wunderground.com/global/stations/08545.html

Quando se mede a temperatura essa medição reflecte apenas o local e uma área próxima do local .

Por exemplo, ontem no Gerês medi 29.9ºc junto à barragem de Vilarinho das Furnas, mas mais acima a apenas 3/4 quilómetros de distância em Brufe já medi 26.0 graus.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
A temperatura faz sentido na minha opinião, a diferença entre a minha e a tua estação...mas já reparaste em relação à humidade relativa?
Seguindo a lógica do teu raciocínio no ISEP deveria apresentar um valor mais baixo...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
alguem me explica porque a região de braga é sempre das mais quentes do pais?
se repararem so não é mais quente que évora e beja sempre

A cidade de Braga encontra-se numa zona de vale "encaixado", ou seja, está um pouco protegida de ventos de NO que costumam arrefecer a temperatura. Por outro lado quando o vento é de NE\E no verão propicia o aquecimento.
Não sei se o facto da estação se encontrar em meio urbano\urbanizado é importante aqui.

Ponte de Lima também sofre efeito parecido ao de Braga pelo facto de se encontrar em pleno vale do rio Lima, o que favorece a existência de temperaturas mais elevadas que outras localidades minhotas.

Localidades como Monção e Melgaço em pleno vale do rio Minho, Vizela no vale do rio homónimo, Paredes no vale do rio Sousa e, nomeadamente, Amarante no vale do rio Tâmega, primam por apresentar valores da temperatura muito elevados nesta altura do ano. Tudo localidades inseridas ainda no litoral norte e cujas temperaturas rivalizam com muitas das zonas mais quentes do país.
No meu caso, Paços de Ferreira, por se encontrar num planalto, sendo menos protegido, sofre o efeito não só da altitude (entre 250 mts e 500 mts - zona habitada) como da exposição aos ventos que arrefecem o ambiente.

Chamo a atenção para cidade de Amarante: localiza-se num estreito vale do Tâmega, protegido por zonas montanhosas em praticamente todos os quadrantes. Aí verificam-se constantemente temperaturas elevadas nesta época, bem mais que no Vale do rio Sousa e muito acima das regiões mais litorais do grande Porto. É pena não haver uma estação oficial\amadora com dados desta cidade...:rolleyes:

Sigo com:

Temp: 25,0ºC
Hr: 62%
Pressão: 1017 mb
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Segue a noite quente, temperatura com poucas oscilações.

Neste momento:


temp:26.5 ºc

Vento NE: 5 Km/h

Humidade: 55%

Pressão: 1017.1 hpa
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
A cidade de Braga encontra-se numa zona de vale "encaixado", ou seja, está um pouco protegida de ventos de NO que costumam arrefecer a temperatura. Por outro lado quando o vento é de NE\E no verão propicia o aquecimento.
Não sei se o facto da estação se encontrar em meio urbano\urbanizado é importante aqui.

Ponte de Lima também sofre efeito parecido ao de Braga pelo facto de se encontrar em pleno vale do rio Lima, o que favorece a existência de temperaturas mais elevadas que outras localidades minhotas.

Localidades como Monção e Melgaço em pleno vale do rio Minho, Vizela no vale do rio homónimo, Paredes no vale do rio Sousa e, nomeadamente, Amarante no vale do rio Tâmega, primam por apresentar valores da temperatura muito elevados nesta altura do ano. Tudo localidades inseridas ainda no litoral norte e cujas temperaturas rivalizam com muitas das zonas mais quentes do país.
No meu caso, Paços de Ferreira, por se encontrar num planalto, sendo menos protegido, sofre o efeito não só da altitude (entre 250 mts e 500 mts - zona habitada) como da exposição aos ventos que arrefecem o ambiente.

Chamo a atenção para cidade de Amarante: localiza-se num estreito vale do Tâmega, protegido por zonas montanhosas em praticamente todos os quadrantes. Aí verificam-se constantemente temperaturas elevadas nesta época, bem mais que no Vale do rio Sousa e muito acima das regiões mais litorais do grande Porto. É pena não haver uma estação oficial\amadora com dados desta cidade...:rolleyes:

Sigo com:

Temp: 25,0ºC
Hr: 62%
Pressão: 1017 mb


Concordo com a totalidade da explicação...vejamos que a norte do Distrito de Braga situa-se a Serra do Gerês, que protege esta região dos ventos que de norte. No sentido que no norte do país a direcção do vento predominante é NW, é importante referir que a oeste de Braga há também a existência da Serra Amarela e da Serra da Cabreira que de a resguardar da influencia negativa que este poderia ter na temperatura...
Assim se explica o clima quente no verão, e bastante frio no inverno...Além de tudo isto, é comum durante o Verão os ventos que sopram fracos de este ajudarem a que correntes de ar quente se desloquem e permaneçam nessa zona...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...eu gosto é de neve , aguaceiro vigoroso com vento forte e saraiva,,
relâmpagos e trovões , granizo e furacões , até de perigosos tornados .
Ah...Mas nestas noites tropicais ( ainda 22º a esta hora e sem ponta de brisa )
que por aqui são momentos escasseados ,
nesta noite de Verão e nas que se seguirão ,o "mundo pula e avança.." .
Que bela noite , "nas mãos de todos nós"...
( bem sei que noutros lugares , "noutros tópicos" há quem já implore por tempos mais frescos, mesmo à noite).
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia

Lá se foi a hipótese de ter uma VERDADEIRA noite tropical...:cold::D

Tmín: 18,5ºC

Tactual: 21,0ºC
Hr: 81%
Pressão: 1018 mb
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

Como era de prever a noite foi tropical com mínima de 22.7 ºc

Neste momento já aquece bem! :sweat:

Actual:

temp:26.4 ºc

Vento ENE: 13Km/h

Humidade 56%

Pressão:1017.5 hpa

Hoje temos um Leste mais definido que ontem, vamos ver até onde vai a temperatura.