Seguimento Litoral Norte - Julho 2012



frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Belo raio caiu há pouco para o lado da Maia.

Muitos relâmpagos difusos e trovões por cá. Nevoeiro/neblina à mistura, agora está a pingar, pingas grossas. A electricidade tem falhado.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Célula bastante potente, o radar da AEMET estimava um overshooting top na ordem dos 12km de altura há uma hora atrás, entretanto diminuiu. Cerca de 1000 descargas desde as 00utc (01h00) segundo a Meteogalicia.
Também estou surpreendido com a intensidade dessa célula que se aproximou do litoral.
Quanto ao nevoeiro, é pena não ser de dia, pois é sempre um espectáculo no satélite ver as trovoadas a deslizar em cima do nevoeiro.

YDjYz.gif


v6hgK.gif





Fotografias em Canedo, Sta. Maria da Feira:

FgulR.jpg

(c) Foto Marta Da Cruz

K7czb.jpg

(c) Foto Marta Da Cruz




7eABM.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

por aqui já choveu com pingas grossas, um aguaceiro curto acumulou 0.3 mm, também foram audíveis bastantes trovões ao longe, neste momento aproxima-se bastante escuro de Sul.:rain: :trovao:

Vamos ver como evolui a situação, em especial a partir da tarde..
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia

Por cá a trovoada foi intensa.
Infelizmente, por estar tão cansado, não me levantei para observar mas uma coisa é certa: muito intensos os trovões!
Alguma precipitação acompanhou a trovoada mas acumulei apenas 1,0 mm. Ainda perto das 8h tivemos aqui um pequeno aguaceiro.
Neste momento o vento é calmo, o céu permanece muito nublado. Não me parece que venha mais trovoada mas poderemos ter mais surpresas...
Afinal o litoral norte também é gente...:D

Atual
T: 21,2ºC
Hr: 58%
P.Condensação: 13,0ºC
Pressão: 1011,0 hPa​
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,243
Local
Aveiro
Pois é, durante esta noite acordei com a trovoada e alguma chuva, mas passou um pouco ao lado...
Ainda iluminou bem o céu.:thumbsup:
Espero que sejamos brindados à tarde também..:rolleyes:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Bom Dia!!! Hoje dormi como uma pedra, estava mesmo cansado. Bem, relativamente á trovoada também foi audivel aqui na cidade de Espinho, segundo a minha mãe que estava bem acordada. Eu e a minha mãe não fomos observar o céu, mas se calhar eram bem visiveis os raios e os relampagos.
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Bom dia!

Mas que animação que houve entre as 5 e as 6:30 da manhã. Acordei com o susto :lmao: Pena não me ter levantado pois estava muito cansada do trabalho :(

Houve, pelo que percebi, alguma chuva.
Esta noite prometo levantar-me se o cenário vier a repetir-se.;)


Por agora tudo calmo, nem parece que aquela célula por cá passou. Céu limpo e vento fraco. :thumbsup:
 

Marcos André

Cumulus
Registo
24 Dez 2010
Mensagens
145
Local
Barrô-Águeda (52m); Évora, Portas de Aviz (272m)
Bom dia

Acordei por volta das 5h com a trovoada, nem sabia se estava a sonhar ou não:D

Tatual: 20.9ºC

Boas

Eu esta noite também acordei por volta dessa hora. Como o tempo não tem dado para me dedicar à meteorologia fui apanhado completamente de surpresa com o aguaceiro que caiu. Até tinha a janela do quarto aberta! E por já não estar habituado a ouvir chover acordei com o barulho que não era muito mas estranho. Fui ver ao PC o que se passava e era de fato uma célula que tinha vindo à praia do litoral. E ainda consegui ver mais de uma dezena de clarões muito difusos mas cansaço também era muito e voltei para cama. Hoje quando acordei, sem ser no carro, não havia vestígio nenhum de ter chovido e também me questionei se tudo não tinha passado de um sonho...

Com alguma sorte ainda vamos ter uma tarde e noite muito boas!
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,243
Local
Aveiro
Por aqui ainda passou um bocado ao lado, mas mesmo assim deu bem para acordar. :D :trovao::trovao:

Por agora está nublado, espero que se comecem a formar nuvens... :rolleyes:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Por aqui passou-me tudo quase ao lado...algumas pingas mas nada acumulado, ouviu-se uns pequenos rugidos mas nada de especial...

Já se sabia que nestes casos de convecção...o litoral não é tão contemplado, mas desta vez nem nos podemos queixar muito...

Céu limpo, vento de SW...actuais 22,6ºc e 71% de humidade relativa...