Seguimento Litoral Norte - Julho 2012

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde

Depois de muita ausência veraneante:rolleyes:, regresso finalmente com sol aqui neste cantinho e com um cheirinho a verão.
Num dia de céu limpo, o vento tem sido geralmente fraco, variando entre ONO e NE.
Hoje bati a temperatura máxima do mês (nada difícil...:p): 27,7ºC. Por outro lado a madrugada foi bastante fresca: 9,2ºC de mínima...

Na minha ausência a destacar a temperatura máxima que não passou dos 26,5ºC. As noites foram frescas e a temperatura mínima foi de 8,7ºC. Destaco também a baixa insolação nesta 1ª quinzena e o vento constante de ONO (ver imagem com os extremos).

Dados atuais e extremos de hoje e do mês (por agora):

atual.png


P.S.: Desde o início do mês que disponho de ventoinha no RS (a energia solar):thumbsup:
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boas Tardes!!

Esteve um tempo muito fresco e muito ventoso, aqui em Espinho, eu ainda vou descobrir o que causa as nortadas e o clima fresco aqui na cidade de espinho e não só, era bom se descobrissemos pessoal e as varias maneiras de atenuar as nortadas e de tornar o clima mais quente, por exemplo abafar a cidade.
Hoje decidi fazer um percurso desde o Nó de Argoncilhe da A41 até Espinho ( Centro) pela A41/ IC24 que liga Espinho-Picoto-Espinho e reparei que começei com 30ºC no Nó de Argoncilhe e terminei no Centro de Espinho com 23ºC, num percurso de 7,2 km a temperatura baixou 7ºC, incrivel.
Tem de existir uma maneira de atenuar a nortada, para mim era plantar arvores de grande porte e altas a Noroeste,Norte e a Oeste, mas acho que resultava, se alguem tiver ideias comente no tópico Microclima em Espinho, pois este não é o indicado. Esses 7ºC foram vistos pelos termómetro do carro, bem fiável, pois comparo a temperatura do carro com a minha estação meteorológica, só aqui em Espinho e batem mais ou menos certos. Eu já sei que o litoral junto ao mar é assim mas tem que haver uma alternativa para atenuar.

Neste momento:
Temperatura: 17,2C
Humidade: 83%
Vento moderado de Norte a 19 km/h
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boas Tardes!!

Esteve um tempo muito fresco e muito ventoso, aqui em Espinho, eu ainda vou descobrir o que causa as nortadas e o clima fresco aqui na cidade de espinho e não só, era bom se descobrissemos pessoal e as varias maneiras de atenuar as nortadas e de tornar o clima mais quente, por exemplo abafar a cidade.

Olá Miguel96

Pareces que não gostas de Espinho para teres a ideia de a "abafar". Talvez se meteres Espinho dentro de uma campânula se consiga aquecer a cidade.:D
Estava a brincar...;)
Obviamente que estando Espinho tão junto do mar, não é possível evitar os efeitos da nortada sobre a cidade.
Por mais árvores, por mais obstáculos que coloques ao vento, o efeito será sempre sentido.
É claro que em determinados pontos seria interessante essas barreiras arbóreas que referiste, e permitissem que o vento fosse ligeiramente diminuído. Mas para isso já tens os prédios que protegem em parte algumas zonas citadinas.
Mas claro, é interessante pensar nestes assuntos e ler mais sobre o tema que tanto gostamos:)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas tardes,

Extremos de hoje

tempª mínima: 11.9 ºc

tempª máxima: 23.3 ºc


Actual

tempª: 19.9 ºc

Vento NW: 16 Km/h

Pressão: 1020.5 hpa

Humidade: 74 %


Dia de céu geralmente limpo.

Na sexta feira dia 13/07 acumulei 2.4 mm :rain:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boa tarde

P.S.: Desde o início do mês que disponho de ventoinha no RS (a energia solar):thumbsup:

E nota-se a diferença?
Na minha os resultados passaram a ser diferentes, mais reais.
No fundo é um bom upgrade;)
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Bem , como já é quase meia noite vou postar os extremos de temperatura e a velocidade máxima do vento, aqui vão:

Temperatura máxima: 19,1ºC ás 14:50h ( Sinceramente maldita da nortada, este verao ainda vou plantar umas 3 arvores, vai ser carvalhos, são de grande porte e talvez ajudarão a atenuar a nortada e a subir mais a temperatura)


Temperatura mínima: 13,7ºC ás 06:24h ( esta não tenho razão de queixa é bom para a agricultura)


Velocidade máxima do vento: 31 km/h ás 17:01 ( imaginem se tivesse no telhado)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Bem , como já é quase meia noite vou postar os extremos de temperatura e a velocidade máxima do vento, aqui vão:

Temperatura máxima: 19,1ºC ás 14:50h ( Sinceramente maldita da nortada, este verao ainda vou plantar umas 3 arvores, vai ser carvalhos, são de grande porte e talvez ajudarão a atenuar a nortada e a subir mais a temperatura)


Temperatura mínima: 13,7ºC ás 06:24h ( esta não tenho razão de queixa é bom para a agricultura)


Velocidade máxima do vento: 31 km/h ás 17:01 ( imaginem se tivesse no telhado)

Boa Noite Miguel96,

Como já deves ter reparado os membros do litoral norte, principalmente aqueles que como tu partilham a próximidade oceânica, já se "habituaram" às nortadas constantes durante o Verão...e até acho que este ano não tem sido tão mau...começando a aquecer mais e a posição do AA mantendo-se nos Açores então é que é o bom...
O tempo tem andado fresco, não tem sido só a nortada a fazer-se sentir...
Espinho é uma cidade bem ventilada, não tem nada a N nem NO, tipo cadeia montanhosa que a possa abrigar, como tal será uma das localidades mais expostas à nortada...
Em relação à intensidade do vento, 31km/h não é nada de especial...tivemos ontem na Galiza regiões próximas dos 60km/h...e mesmo em Pedras Rubras tivemos próximos dos 30km/h...

Partilho contigo essa vontade de mudança, mas aqui é mesmo a nortada que manda...a meteorologia é como é...não vale a pena tentar mudá-la para nosso interesse, tem de funcionar ao contrário...
Que seja aproveitado o vento como fonte geradora de energia (não é preciso grandes eólicas e descaracterizar a paisagem também)...e já resolviamos alguns dos problemas deste cantinho que partilhamos...


Um bem haja a todos os membros, em especial aos do nosso litoral norte!:thumbsup:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Desculpem-me mas quem trabalha à noite às vezes dá para isto....
Amanhã estão previstos 32ºc para o Porto, reparem que de manhã o vento vai estar de leste e enquanto assim se mantiver a temperatura vai subindo...assim que rodar para NW vai ser a cair...veremos até que horas se aguenta de leste...:calor:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Pessoal, pessoal em primeiro lugar Bom dia a todos!!!!:calor:

Espinho já está nos 30,6ºC, espero que seja assim todo o dia e nao venha a maldita nortada.
Humidade- 32%
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boas tardes membros do fórum e visitantes.

Ás 13h06min estavam 32,3ºC e agora estão 24,3ºC, descida abrupta da temperatura apartir das 13h15min. Que chunga mesmo, tão quente o tempo e de repente a temperatura desceu 8ºC, que injustiça mesmo. Virou a noroeste e a Norte pela primeira vez e foi o suficiente para baixar, mas poderá voltar a subir. Rezem pessoal para que a temperatura suba no litoral, para aquecer a água do mar e atrair turistas e pessoas do interior para aumentar o negócio.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E nota-se a diferença?
Na minha os resultados passaram a ser diferentes, mais reais.
No fundo é um bom upgrade;)

É claro que ainda não tenho noção se é eficaz como se esperaria, mas parece-me que será mesmo mais fiável atendendo aos estudos feitos sobre o tema e da experiência de vários aqui da casa MeteoPT;)

---------------------

Neste momento céu limpo, vento fraco de NE (dominante) com períodos de moderado (rajada máxima de 20,5 km\h de ENE à 10.56h).

Atual

T: 33,2ºC
Hr: 17%
P.Condensação: 5,0ºC
Pressão: 1023,0 hPa
Vento médio: 4,7 km\h de NNE
Rajada: 15,5 km\h de NE​

Vou continuar com a "suadela"; 2 toneladas de lenha para o inverno para arrumar...:hehe: