Seguimento Litoral Norte - Julho 2013

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Céu pouco nublado agora... Entretanto o IPMA já emitiu um aviso amarelo em Viana do Castelo, Braga e Porto devido a aguaceiros fortes e trovoada entre as 0 e as 21 de amanha...
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Pode ser confundido facilmente com uma pequena parte da nuvem que estivesse mais baixa em forma de triângulo, não acredito que as condições atmosféricas proporcionem esses fenómenos hoje. (...)
Não disse que era, expliquei apenas que deveria ser a um desses fenómenos a que o snifa se estaria a referir.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Afinal ainda consegui apanhar qualquer coisa no video, cá fica um print screen com crop do mesmo, de referir que breves segundos antes o "tubo" estava mais longo, mas como não tinha a máquina à minha beira , quando cheguei só apanhei isto que rapidamente desapareceu..

v8zg.jpg


Pode apenas ter sido uma forma curiosa na base da nuvem , ou algo mais... :unsure:
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,247
Local
Aveiro
Afinal ainda consegui apanhar qualquer coisa no video, cá fica um print screen com crop do mesmo, de referir que breves segundos antes o "tubo" estava mais longo, mas como não tinha a máquina à minha beira , quando cheguei só apanhei isto que rapidamente desapareceu..



Pode apenas ter sido uma forma curiosa na base da nuvem , ou algo mais...

A imagem deixa algumas dúvidas... :unsure:

Havia vento nessa altura?
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Afinal ainda consegui apanhar qualquer coisa no video, cá fica um print screen com crop do mesmo, de referir que breves segundos antes o "tubo" estava mais longo, mas como não tinha a máquina à minha beira , quando cheguei só apanhei isto que rapidamente desapareceu..

v8zg.jpg


Pode apenas ter sido uma forma curiosa na base da nuvem , ou algo mais... :unsure:

Para ser "algo mais" teria de existir rotação intensa e contínua na base da nuvem antes da aparição deste "tubo".
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Bela imagem Snifa:thumbsup:

Pela manhã tivemos alguns (poucos) aguaceiros moderados mas curtos.
A partir das 12h acalmou, ficando o céu parcialmente nublado e sem chover até depois das 18h.
Dessa hora até agora tivemos aguaceiros fracos (pontualmente um deles foi moderado a forte).
O vento foi soprando fraco a moderado de OSO (predominante).
O acumulado de precipitação foi de 6,3 mm. O julho afinal ainda tem precipitação...:)

Tmín: 13,8ºC (07.02h)
Tmáx: 22,9ºC (16.20h)

Tatual: 15,7ºC
Hr: 88%
P.Orvalho: 14,0ºC
Pressão: 1010,0 hPa​

Continuação de bom fim de semana.
E venham as trovoadas para animar a malta...
 

Andre Barbosa

Cumulus
Registo
9 Dez 2011
Mensagens
253
Local
Porto
Cheguei agora do Porto, e vim praticamente a viagem toda a assistir a um "festival" de trovoadas.
Impressionante mesmo.. de 2 em 2 segundos, nuvens em vários pontos a "flashar"... não me lembro de ter visto algo assim tão sucessivamente durante muitos quilómetros..
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Cheguei agora do Porto, e vim praticamente a viagem toda a assistir a um "festival" de trovoadas.
Impressionante mesmo.. de 2 em 2 segundos, nuvens em vários pontos a "flashar"... não me lembro de ter visto algo assim tão sucessivamente durante muitos quilómetros..

Estranho, não há registo de descargas eletricas no IPMA :huh:
Entretanto aqui vai caindo uma aguaceiro intenso.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,434
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite! 7 minutos com chuva intensa :surprise: :rain:
Espero pela merecida trovoada:w00t: