Seguimento Litoral Norte - Julho 2014

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)


GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Este evento foi especialmente sensível à altitude.

Ainda há pouco desci do Sameiro e chovia moderadamente e cá em baixo, à voltados 150m era apenas uma chuva miúda molha tolos.

Imagino então nas serras altas que o efeito orográfico tivesse sido marcante.

Aqui na funda dos vales, 20mm acumulados agora que parece ter parado a chuva. Passaremos a pequenos regimes de aguaceiros durante a tarde.

E depois... vem a secura do estio!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O céu já apresenta boas abertas e um bonito azul profundo:

foto que fiz há momentos, ando a testar os 17 mm na Canon Eos 6d, daí a perspectiva exagerada :D

WawQQOT.jpg



Sigo com 19.1 ºc , temperatura agradável.

O acumulado está nos 23.2 mm
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de tarde.

Este evento foi mais uma prova de que a meteorologia pode ser interessante, "provocadora" (agitadora até...), imprevisível.
Por aqui o acumulado foi de 27,8 mm no dia de hoje a que se junta mais 1,0 mm ontem.
Para um dia de julho, é muito bom, chuva estratiforme.
Como habitual, também, a zona da Peneda-Gerês a apresentar excelentes acumulados em poucas horas.
Para quem se queixava de termos um verão "raquítico", eis que o mesmo verão nos traz água em abundância a este litoral norte. Porque no verão não há só calor e seca, há também a "magia" do litoral norte para nós amantes da meteorologia.:w00t:
Relembro que mesmo mais para a frente são possíveis episódios destes - o exemplo é o que referiu o André num episódio de julho de 2009, entre os dias 22 e 23. Bem mais dentro do verão...

Neste momento as abertas deixam o sol brilhar timidamente (o sol já anda baixo), o céu vai ficando pouco nublado, mas ainda com nebulosidade alta presente e do tipo médio já um pouco ao longe.
O vento sopra fraco a moderado de O.

Tatual: 17,5ºC
Hr: 71%​

A todos uma excelente semana de veraneio e bom resto de domingo.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa e StormRic

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Boas :)

O dia aqui esteve meio cinzento, mas neste momento o céu encontra-se apenas com algumas nuvens.
Amanhã rumo a Apúlia, Esposende, para 10 dias de trabalho. O S.Pedro vai ser meu amigo mas veremos se não vou levar com muita nortada :D

Por agora levo 19.3ºC e vento fraco.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

chuva fraca por aqui :rain:

15.5 ºc actuais
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,247
Local
Aveiro
Bom dia, é de salientar a neblosidade existente da parte da manhã no litoral, quase pensei que fosse chover como aconteceu mais a Norte no Porto.

É de realçar também a presistência da Nortada com rajadas moderadas...

E 22ºC dentro de casa.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boa tarde,
Dados atuais:
- Leixões : 18,8ºC e hr 67% vento NNO
- Isep : 25,2ºC e hr 47% vento ENE
- Canelas : 24,4ºC e Hr 45 vento NE

Estou junto estacao litoral da aguda por aqui o vento estava de E/NE mas rodou para NO ! Está uma nortada daquelas...
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
É pena os teus dados não estarem a ser enviados para o wunderground , nem saber os dados daqui na estação litoral da aguda para verificar a velocidade do vento . Por aqui a partir das 12h levantou uma nortada bastante forte!

Eu sei que é uma pena os dados não estarem a ser enviados para o wunderground, mas nos últimos 5 meses construíram em frente( lado Norte) e de lado(lado Noroeste e Oeste) um prédio de 4 andares o que faz com que os dados da direção do vento e velocidade do vento não sejam reais e por isso a estação meteorológica não tem estado online.
Espero que a casa esteja concluída daqui a 1 mês para eu poder falar com o proprietário do prédio a ver se o convenço a colocar lá a minha estação meteorológica. Eu já falei com o proprietário do prédio antes e ele disse-me que sim, agora espero que futuramente ele não mude de ideias.
Se a estação for para o terraço do prédio, neste caso o telhado ficará a 12 metros do solo e a uma altitude de 28 metros. Mais tarde espero instalar uma webcam HD com vista para o mar.

Deixo aqui o meu tópico onde estão as fotografias do prédio que construíram.
http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/em-davis-vantage-vue-em-espinho-6591.html
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas tardes,

por aqui dia quente com máxima de 29.0 ºc ( mínima de 17.7ºc )

Neste momento 27.3 ºc com vento já de NW em geral fraco.