Seguimento Litoral Norte - Julho 2025

Atenção , IPMA não tem temperaturas corretas para Gondomar.
Eu vivo em Gondomar, a temperatura prevista hoje é 35 e estão 29, isto segundo estações do concelho.
Em relação ao Porto, são apenas 2 graus de diferença
Como é óbvio eu cingi-me à saída automática do IPMA, nem pensei em questões de pormenor.

Amarante, por exemplo, saiu com previsão inferior à de Gondomar, e certamente muitos de nós saberão que aquela zona do vale do Tâmega é bem mais quente que Gondomar e terá máximas de 40 e mais, porventura a zona mais quente do distrito do Porto a par das zonas inferiores do vale do Douro de Baião e do Marco de Canaveses.

Bom dia.

Hoje para a zona há uma mudança sensível no que toca à qualidade do ar. Muito fumo, possivelmente proveniente do grande incêndio de Vila Real\Sabrosa ou de outros incêndios porventura.
O vento está fraco de ESE.
E está quente a esta hora.
Com fumo e o calor previsto, vai ser uma altura difícil para quem tem patologias do foro respiratório...

Ontem fiz um timelapse virado para leste, quando me apercebi da formação nebulosa, presumo que de um pirocumulonimbo formado no incêndio de Trás os Montes:

timelapse.webp

Tmín: 17,1ºC

Tactual: 30,9ºC
Hr: 35%

Votos de um excelente domingo. Para mim vai ser a partir de agora "dormingo"...:sono:

Última edição: