Seguimento Litoral Norte - Junho 2009



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.
Sigo agora com céu limpo, vento fraco, 34,5ºc de temperatura.É bom sonhar...:rolleyes:

Ai esta realidade...:shocking:
Céu encoberto, chuva fraca até há pouco depois de mais de 24 h continuamente a cair, um acumulado de 11 mm de precipitação, vento fraco, 17,5ºC de temperatura actual, uma Tmin de 13,5ºC e uma Tmáx de 18,5ºC.

Com estes valores parece que vou ficar a somente 0,5 mm de perfazer 100mm desde o dia 5 de Junho - 1º dia de chuva do mês.
A partir de agora talvez a chuva comece a abandonar este cantinho...:w00t:

Bom feriado e um bom Dia Santo para todos.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boa tarde.
Sigo agora com céu limpo, vento fraco, 34,5ºc de temperatura.É bom sonhar...:rolleyes:

Lagos, há instantes. :D
Praia cheia.

webcam-lagos.jpg


Ai esta realidade...:shocking:
Céu encoberto, chuva fraca até há pouco depois de mais de 24 h continuamente a cair, um acumulado de 11 mm de precipitação, vento fraco, 17,5ºC de temperatura actual, uma Tmin de 13,5ºC e uma Tmáx de 18,5ºC.

Mas voltando à realidade do litoral norte: Leça da Palmeira.:hehe:

Lea.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
AnDré!!!
Que mauzinho...Que céu tão lindo! O de Leça da Palmeira...:lmao::lmao::lmao:
É por isto que eu quero ficar de férias aqui nas nossas praias, sentir o fresco da aragem na pele, poder refrescar o corpo nas águas refrescantes do norte, sentir aquele húmidozinho na face, aquele...aquele...aquele...calor de lagos! Ai!!!:sad:

Por acaso até gosto deste clima - mas mais lá para o Outono...agora que venha algum calor e sol para alegrar o povo.

Parece que o tempo melhorou...a cerca de 3 km para norte, aqui no concelho, a chuva está a cair, o vento agora aumentou para moderado outra vez - parece relutante a chuva em abandonar esta zona.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Gostava de explicar o que tem acontecido; para exemplificar observem a seguinte imagem:

Como podem ver é por isto que a precipitação vai-nos acompanhar a vida inteira...:lol:


Após 6 dias de precipitação o meu tanque, no qual cai água vinda directamente da caleira de metade do meu telhado, encheu practicamente até cima. E foram precisos bons milímetros para chegar a este ponto:


E neste momento (18h) o céu apresenta-se assim, virado a norte:


17,0ºC de temperatura actual, vento fraco a moderado. Chuviscos intermitentes que practicamente não acumulam a partir da 16h.

Editado às 19.15h - faltam apenas 0,3 mm para chegar à mítica marca de 100 mm de precipitação este mês ;)
Edito novamente 19.37h: Recomeça a chover - chuva fraca a moderada e vento fraco a moderado de sudoeste. Esta imagem é para comparar com a anterior, tirada pelas 18h:
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Mais um dia de inverno em pleno Junho, ou seja, a mesma lenga lenga do costume. Ja choveu, e a temperatura não ultrapassa os 20ºC pela primeira vez desde há muito. A máxima ficou-se pelos 19,7ºC, agora 18,4ºC.

Pq é que os posts estao tao largos?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pq é que os posts estao tao largos?
Já não estão pois corrigi a imagem que tinha colocado. Por vezes ainda faço confusão nos links do imageshak...:huh:

Quanto à chuva, vai-vem, vai-vem...bem queria ir com os miúdos à festa do Corpo de Deus aqui na terra, mas assim não saio de casa. Ainda são novitos para apanhar esta chuva "molha-tolos"
:D
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Após 6 dias de precipitação o meu tanque, no qual cai água vinda directamente da caleira de metade do meu telhado, encheu practicamente até cima. E foram precisos bons milímetros para chegar a este ponto:

Isso é que se chama aproveitamento das águas pluviais.:lol::thumbsup:

É sempre bom umas imagens para animar os tópicos.:thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Isso é que se chama aproveitamento hídrico.
Como tinha o tubo da caleira mesmo por cima do tanque aproveitei para guiar para lá a água de metade do telhado - na outra extremidade desta caleira tapei o tubo para que toda vá para ali.
Um dia espero aproveitar melhor estas águas com o tanque anexo que tem uma capacidade 3X superior a este mas que precisa de ser reparado.
Acho que por muitos lares deste Portugal (moradis essencialmente) se podia aproveitar muita da água que por cá cai - mesmo que esporadicamente como tem sido este ano para o centro e sul - e aproveitar para regas ou lavagens de pátios ou outros. estaríamos a dar um contributo para diminuição de gastos com águas tratadas...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Continua a precipitação - agora sob a forma de chuva fraca, chuvisco, chuva "molha-todos", "morrinha", chuva "miudinha" e sei lá mais que lhe hei-de chamar...:confused:
Ainda não parou desde as 19.30h...só o vento é que agora é fraco.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Depois destes dias, só apetece dizer: volta anticiclone, estás perdoado:D.

10 dias de anticiclone e estão todos a clamar pela chuva, pela trovoada...etc, etc.:lol:

Estive a ver agora mesmo o sat24 e a massa de nuvens está a dar as últimas - começa a ficar muito ténue.