Seguimento Litoral Norte - Junho 2019



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Oi! Mas que inverno que temos. Curto e grosso.
Quem diria que depois de uma semana tórrida teríamos chuva, vento, e frio\fresco?
De manhã já tínhamos chuva fraca, começando a cair de forma moderada ao final da manhã por períodos.
Ao início da tarde aumentou de intensidade, mas a cereja em cima do bolo foi após as 16h. Mas que episódio intenso, com inundações nalgumas zonas do centro da cidade (má concepção das obras por parte do presidente camarário!) e rios de água pelas ruas fora do centro, aqui sem qualquer hipótese de melhoramento tal era a intensidade.

A minha estação, nomeadamente o pluviómetro, deixou-me ficar mal. Ou então a culpa é dos pássaros que encheram de dejectos o funil do sensor (felizmente tenho muitos pássaros aqui em casa e na zona - o contra sujarem. E parece-me que terá também alguma aranha desfiado a sua teia nas conchas, pois despejei água para lavar o funil e só me contou 3 mm. Amanhã averiguo, agora não dá...;)

Em relação ao acumulado do dia está nos 31,8 mm - felizmente tenho o udómetro hellmann's para estas situações.
A Rajada máxima do vento ficou nos 54,7 km\h, pelas 12.05h.
A Pressão atmosférica desceu aos 1004,0 hPa pelas 15.42h; foi uma descida de 11 hPa das 00.12h quando estavam 1015,0 hPa.

Tactual: 10,8ºC
Hr: 86%
PAtm: 1010,0 hPa
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Ontem terminei o dia com 32,4 mm de acumulado.

Esta madrugada ainda tivemos alguns aguaceiros moderados, tendo um acumulado do dia de 6,3 mm.
Curiosidade: O acumulado do ano hidrológico está agora nos 1257,1 mm, exactamente igual ao total do ano hidrológico de 2016-2017, o mais baixo desde que tenho a estação on-line (2011).

Verifiquei o pluviómetro há pouco e verifiquei que uma aranha gorduchinha fez ali o ninho e suas teias de aranha, que mal deixavam as conchas mexer. Já limpei e parece estar de novo operacionalmente normalizada a situação. :)

Hoje temos por cá céu parcialmente nublado, com o sol a espreitar por alguns minutos, e o vento sopra fraco a moderado dos quadrantes de O.

Tmín: 8,1ºC
Tmáx: 17,5ºC

Tactual: 17,0ºC
Hr: 51%
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Hoje temos céu parcialmente nublado com nuvens altas. O sol vai brilhando e o vento sopra fraco de O\NO.
Está agradável com estas condições. Mas parece que o vento soprará mais forte pela tarde. Normal...;)

Tmín: 5,4ºC

Tactual: 18,3ºC
Hr: 52%
Tenham um excelente fim de semana prolongado! :thumbsup:
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Bom dia, ontem por Gaia, temperaturas agradáveis para passear.
6156b00e79ecb4d92346842e6a9c1b97.jpg


Enviado do meu STARADDICT 6 através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Hoje temos céu pouco nublado para E\NE\SE\S, e céu parcial a muito nublado para N\NO\SO.
O vento vai soprando fraco a moderado de NNO.
Está algo fresco quando o sol desaparece.
As noites tem sido frias: ontem com Tmín de 6,5ºC e hoje com Tmín de 6,1ºC.
A Tmáx de ontem ficou-se nos 19,4ºC, já igualada a esta hora.

Tactual: 19,4ºC
Hr: 48%
Bom feriado! :thumbsup:
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

A noite foi fresca.
O dia começou com céu limpo mas com vento de N\NNE, moderado. Entretanto já temos céu com nebulosidade média, 3-4/8 (octas).

Tmín: 10,7ºC

Tactual: 16,8ºC
Hr: 50%
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,177
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas noites,

Está calminho isto por aqui no Litoral Norte...
Pois sim, dias bastante ensolarados, frescos e ventosos têm sido estes últimos por cá; hoje não foi exceção. A máxima não passou dos 17,6ºC e a mínima mal passou dos 10, com 10,6ºC. Neste momento 12,9ºC lá fora. Quanto ao vento, rajada máxima de 41,8 km/h.

Ontem foi dia de passeio — apesar de o feriado ser em Matosinhos... :D Passeio rápido a dois sítios onde havia anos que desejava ir, mas que foram sempre ficando "para outro dia". Ontem foi o dia! O primeiro fica no "estrangeiro" :lol:, na Galiza mais propriamente, o Monte de Santa Tegra a.k.a. Santa Tecla e o cervo de Vila Nova de Cerveira.

Bom, depois de pagarmos um eurito para subir ao topo do monte, onde tudo estava, diga-se de passagem, impecável e até um plano de erradicação de acácias havia, era hora de explorar e ver as vistas que são, como esperado, absolutamente fabulosas :w00t:

Muita pena de não me ter lembrado de levar o anemómetro, estava uma ventania dos diabos tanto num sítio como no outro, mas Santa Tecla impunha respeito, só me lembro de ter sentido rajadas daquele gabarito aqui há uns anos no Cabo Sardão.

Deixo uma pequena amostra da sessão fotográfica:

Vista para sul, para a Foz do Minho e a Ínsua com o seu forte, a mata e praia do Camarido, Moledo, a serra de Santa Luzia ao longe por trás da qual fica Viana e a foz do Lima.

River Minho mouth from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Estuário do Minho, Caminha e a serra d'Arga.

River Minho and Caminha from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Caminha e a foz do Coura.

River Minho and Caminha from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


O fabuloso vale do Minho! Valença e Tui lá ao fundo.

River Minho valley from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Ponto mais alto do monte, de onde as fotos anteriores foram tiradas.

Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-09-2019
by JoãoP74, on Flickr


Vista para norte, sobre A Guarda e o castro de Santa Tegra. Vigo fica quase logo ali por trás daqueles montes. À direita ainda se vê um bocadinho do rio Minho.

A Guarda from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Panorâmica sobre A Guarda. Belíssimo o azul do Atlântico.

A Guarda from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Já na descida, uma paragem para visitar o castro, com vista para o mar. Prime real estate :D

Castro de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr



Castro de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Castro de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Recomendo vivamente uma visita. Depois coloco as vistas desde o cervo, igualmente belas :)
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas noites,

Está calminho isto por aqui no Litoral Norte...
Pois sim, dias bastante ensolarados, frescos e ventosos têm sido estes últimos por cá; hoje não foi exceção. A máxima não passou dos 17,6ºC e a mínima mal passou dos 10, com 10,6ºC. Neste momento 12,9ºC lá fora. Quanto ao vento, rajada máxima de 41,8 km/h.

Ontem foi dia de passeio — apesar de o feriado ser em Matosinhos... :D Passeio rápido a dois sítios onde havia anos que desejava ir, mas que foram sempre ficando "para outro dia". Ontem foi o dia! O primeiro fica no "estrangeiro" , na Galiza mais propriamente, o Monte de Santa Tegra a.k.a. Santa Tecla e o cervo de Vila Nova de Cerveira.

Bom, depois de pagarmos um eurito para subir ao topo do monte, onde tudo estava, diga-se de passagem, impecável e até um plano de erradicação de acácias havia, era hora de explorar e ver as vistas que são, como esperado, absolutamente fabulosas :w00t:

Muita pena de não me ter lembrado de levar o anemómetro, estava uma ventania dos diabos tanto num sítio como no outro, mas Santa Tecla impunha respeito, só me lembro de ter sentido rajadas daquele gabarito aqui há uns anos no Cabo Sardão.

Deixo uma pequena amostra da sessão fotográfica:

Vista para sul, para a Foz do Minho e a Ínsua com o seu forte, a mata e praia do Camarido, Moledo, a serra de Santa Luzia ao longe por trás da qual fica Viana e a foz do Lima.

River Minho mouth from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Estuário do Minho, Caminha e a serra d'Arga.

River Minho and Caminha from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Caminha e a foz do Coura.

River Minho and Caminha from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


O fabuloso vale do Minho! Valença e Tui lá ao fundo.

River Minho valley from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Ponto mais alto do monte, de onde as fotos anteriores foram tiradas.

Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-09-2019
by JoãoP74, on Flickr


Vista para norte, sobre A Guarda e o castro de Santa Tegra. Vigo fica quase logo ali por trás daqueles montes. À direita ainda se vê um bocadinho do rio Minho.

A Guarda from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Panorâmica sobre A Guarda. Belíssimo o azul do Atlântico.

A Guarda from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Já na descida, uma paragem para visitar o castro, com vista para o mar. Prime real estate :D

Castro de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr



Castro de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Castro de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Recomendo vivamente uma visita. Depois coloco as vistas desde o cervo, igualmente belas :)
fotos magníficas

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boas noites,

Está calminho isto por aqui no Litoral Norte...
Pois sim, dias bastante ensolarados, frescos e ventosos têm sido estes últimos por cá; hoje não foi exceção. A máxima não passou dos 17,6ºC e a mínima mal passou dos 10, com 10,6ºC. Neste momento 12,9ºC lá fora. Quanto ao vento, rajada máxima de 41,8 km/h.

Ontem foi dia de passeio — apesar de o feriado ser em Matosinhos... :D Passeio rápido a dois sítios onde havia anos que desejava ir, mas que foram sempre ficando "para outro dia". Ontem foi o dia! O primeiro fica no "estrangeiro" :lol:, na Galiza mais propriamente, o Monte de Santa Tegra a.k.a. Santa Tecla e o cervo de Vila Nova de Cerveira.

Bom, depois de pagarmos um eurito para subir ao topo do monte, onde tudo estava, diga-se de passagem, impecável e até um plano de erradicação de acácias havia, era hora de explorar e ver as vistas que são, como esperado, absolutamente fabulosas :w00t:

Muita pena de não me ter lembrado de levar o anemómetro, estava uma ventania dos diabos tanto num sítio como no outro, mas Santa Tecla impunha respeito, só me lembro de ter sentido rajadas daquele gabarito aqui há uns anos no Cabo Sardão.

Deixo uma pequena amostra da sessão fotográfica:

Vista para sul, para a Foz do Minho e a Ínsua com o seu forte, a mata e praia do Camarido, Moledo, a serra de Santa Luzia ao longe por trás da qual fica Viana e a foz do Lima.

River Minho mouth from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Estuário do Minho, Caminha e a serra d'Arga.

River Minho and Caminha from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Caminha e a foz do Coura.

River Minho and Caminha from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


O fabuloso vale do Minho! Valença e Tui lá ao fundo.

River Minho valley from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Ponto mais alto do monte, de onde as fotos anteriores foram tiradas.

Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-09-2019
by JoãoP74, on Flickr


Vista para norte, sobre A Guarda e o castro de Santa Tegra. Vigo fica quase logo ali por trás daqueles montes. À direita ainda se vê um bocadinho do rio Minho.

A Guarda from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Panorâmica sobre A Guarda. Belíssimo o azul do Atlântico.

A Guarda from Monte de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Já na descida, uma paragem para visitar o castro, com vista para o mar. Prime real estate :D

Castro de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr



Castro de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Castro de Santa Tegra. A Guarda - Galicia, 11-06-2019
by JoãoP74, on Flickr


Recomendo vivamente uma visita. Depois coloco as vistas desde o cervo, igualmente belas :)

Fotografias magníficas de uma paisagem incrível. Infelizmente, quando fui lá estava nevoeiro e 18°C, por isso nem me aventurei a subir ao monte. :(