Seguimento Litoral Norte - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia.

Por cá o dia de ontem terminou com um acumulado de 53,8 mm.
Choveu bem no final do dia, copiosamente nalguns períodos, "estragou" um pouco as festas do Corpo de Deus - vá lá que continuam até domingo, o cartaz das festas é bem "simpático" para quem quer vir dá cá um passeio. Muita animação! :w00t:

E garanto que os 21,1 mm registados na EMA de Paços de Ferreira são completamente irrealistas, um absurdo a diferença de valores a 1,5 km de distância para a minha estação. Uma falha ou do udómetro ou do firmware\software (aposto mais nisto), já que a manutenção tem sido feita regularmente - é problema de nascença...:(

Hoje vamos tendo períodos de chuva\aguaceiros fracos, depois de uma madrugada com aguaceiros mais fortes.
O acumulado está nos 19,0 mm.
O acumulado mensal já vai nos 95,4 mm, o ano hidrológico subiu para os 2072,5 mm.

Tactual: 18,7ºC
Hr: 91%
A EMA de Cabril também está com falhas na precipitação. Já perdi a conta há quantidade de vezes que entupiu/falhou nos últimos anos.
É pena, porque atualmente tinha bastante potencial para ser a estação mais chuvosa do continente. Mas são inúmeras as falhas.

Por aqui por Covas, aguaceiros fortes desde esta manhã. Infelizmente não tenho registos pluviométricos a partir das nove da manhã, porque o meu sensor da Oregon avariou ao fim de sete anos. Ainda tentei algumas manobras de reaminação, mas nada. :(. Foi-se...
A temperatura variou entre os 16,9 e os 21,0ºC ao longo do dia.

A EMA de Cabril também está com falhas na precipitação. Já perdi a conta há quantidade de vezes que entupiu/falhou nos últimos anos.
É pena, porque atualmente tinha bastante potencial para ser a estação mais chuvosa do continente. Mas são inúmeras as falhas.
Boa noite.

Não sei se o udómetro é o da YOUNG, esses estão a dar problemas. Há vontade de os trocar, mas suspeito que o problema é meramente financeiro. O costume...

Ontem o final do dia trouxe precipitação em geral fraca, ocasionalmente com maior intensidade, principalmente no centro da cidade de Paços de Ferreira - os foliões ou estavam de guarda-chuva ou a molha era garantida.:w00t: Mas poucos arredaram pé para o desfile de BOMBOS:bombar:
Hoje o panorama é bem diferente, sem perspectiva de chuva a mole humana é imensa, vai ser até às tantas. E amanhã também promete um dia muito animado, mistura de grande arraial e previsão de chuva\trovoada para a metade final do dia. Haja festa e gente disposta a se divertir.

A madrugada ainda me trouxe 1,2 mm de precipitação.

Tactual: 15,9ºC
Hr: 82%

Continuação de excelente fim de semana.

Linha de instabilidade com movimento para nordeste, mas célula forte com movimento próprio vai descendo em latitude ao longo da linha, por vezes dissipando-se e reaparecendo mais abaixo ou atrás. O resultado para aquele ponto quente é um movimento para Leste ou ESE.

TIeyuP5.png
TzoKO7x.png

Veremos se mantém a actividade até chegar à costa. Neste momento o extremo sueste da linha, com fraca actividade, chega à região de Aveiro.

A última actividade eléctrica daquela célula ( e da linha) foi às 21h32, depois de um grande intervalo de mais de uma hora sem qualquer descarga.

Última edição:
Veremos se mantém a actividade até chegar à costa. Neste momento o extremo sueste da linha, com fraca actividade, chega à região de Aveiro.
:rolleyes: A célula desapareceu, literalmente, rapidamente depois das 22h.
A linha também está a dissipar-se.
Restam uns aguaceiros fracos, dispersos .

Chuva acompanhada de trovoada! :rain::trovao:
Agora os relâmpagos já acalmaram.

Grande estouro agora, este não caiu muito longe!
Penso que o devo ter fotografado. Foi mais ou menos para essa direção. Pena é que o raio foi muito mais intenso do que os outros e acho que a foto ficou sobre-exposta.

Última edição:
Bom dia,

Aguaceiros por vezes fortes por aqui acumularam até ao momento 6.4 mm.

Neste momento 16.4ºc, vento fraco e 92% HR.
Também já ouvi uns roncos muito ao longe :trovao: