Seguimento Litoral Norte - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
36,7mm acumulados em Barcelos entre a 1h e as 2h.

51e006f0dd0230a0213dc10674f4612c.jpg

Boa tarde,

Não contava que fosse haver grande coisa esta madrugada, mas acabou por haver e até mais do que esperava. Penso ter acordado com um trovão que deve ter sido um dos primeiros quando a trovoada se estava a formar. Antes de sair de casa esperei uns minutos para ver se a frequência aumentava, pois no início não era assim muita. Fiquei relativamente perto, não muito longe do estádio do Braga a contar que a trovoada mantivesse a direção, vinda do lado de Barcelos. Essa parte começou a enfraquecer e começou a surgir relâmpagos noutras direções.
Desde que saí de casa até voltar esteve sempre a chover e para conseguir tirar as fotos estive com a máquina no tripé dentro do carro com a janela aberta e um plástico para não molhar o carro por dentro. Vi vários clarões, mas não muitos raios. Entre as 4h10 e 4h25 é que vi alguns raios incluindo o tal que o @Ruipedroo e @StormRic colocaram aqui.

Deixo a foto desse raio que ainda deu para recuperar mais do que eu pensava.

uyqe8lT.jpg

Última edição:
Descomunal! Grande registo! Descarga negativa de grande potência.

36,7mm acumulados em Barcelos entre a 1h e as 2h.

51e006f0dd0230a0213dc10674f4612c.jpg

Devido ao relativo isolamento do registo, no valor e no espaço, procurei outros acumulados próximos, mas só há uma estação WU que confirma parcialmente esse valor:

Meteo Alvelos, cerca de 3 Km a SSW de Barcelos (CIM). Tem um acumulado nessa hora precisa (das 3h às 4h, hora legal) de 21,4mm.

Não houve ecos sequer próximos do vermelho nestas células naquela área, os mais intensos chegaram ao amarelo/laranja.

Para esta estação WU, a comparação dos períodos de maior intensidade com os ecos de radar é positiva, mas para a estação CIM o tempo parcial durante o qual terá estado sob ecos pelo menos amarelos parece-me insuficiente para tão grande acumulado horário, sendo inclusivamente menor do que o tempo na mesma situação para a estação WU.:intrigante:
Quando dispuser da localização exacta da estação Barcelos (CIM), que não consegui encontrar até agora na página do IPMA, poderei aferir melhor esta incongruência.
Nos registos horários e diário da estação, nada indica que possa ter algum funcionamento menos correcto.

Alguém sabe onde encontrar as coordenadas das estações das redes CIM?

Última edição:
Boa tarde,

Não contava que fosse haver grande coisa esta madrugada, mas acabou por haver e até mais do que esperava. Penso ter acordado com um trovão que deve ter sido um dos primeiros quando a trovoada se estava a formar. Antes de sair de casa esperei uns minutos para ver se a frequência aumentava, pois no início não era assim muita. Fiquei relativamente perto, não muito longe do estádio do Braga a contar que a trovoada mantivesse a direção, vinda do lado de Barcelos. Essa parte começou a enfraquecer e começou a surgir relâmpagos noutras direções.
Desde que saí de casa até voltar esteve sempre a chover e para conseguir tirar as fotos estive com a máquina no tripé dentro do carro com a janela aberta e um plástico para não molhar o carro por dentro. Vi vários clarões, mas não muitos raios. Entre as 4h10 e 4h25 é que vi alguns raios incluindo o tal que o @Ruipedroo e @StormRic colocaram aqui.

uyqe8lT.jpg

Grande registo! :shocking: :thumbsup:

Descomunal! Grande registo! Descarga negativa de grande potência.

Devido ao relativo isolamento do registo, no valor e no espaço, procurei outros acumulados próximos, mas só há uma estação WU que confirma parcialmente esse valor:

Meteo Alvelos, cerca de 3 Km a SSW de Barcelos (CIM). Tem um acumulado nessa hora precisa (das 3h às 4h, hora legal) de 21,4mm.

Não houve ecos sequer próximos do vermelho nestas células naquela área, os mais intenso chegaram ao amarelo/laranja.

Para esta estação WU, a comparação dos períodos de maior intensidade com os ecos de radar é positiva, mas para a estação CIM o tempo parcial durante o qual terá estado sob ecos pelo menos amarelos parece-me insuficiente para tão grande acumulado horário, sendo inclusivamente menor do que o tempo na mesma situação para a estação WU.:intrigante:
Quando dispuser da localização exacta da estação Barcelos (CIM), que não consegui encontrar até agora na página do IPMA, poderei aferir melhor esta incongruência.
Nos registos horários e diário da estação, nada indica que possa ter algum funcionamento menos correcto.

Alguém sabe onde encontrar as coordenadas das estações das redes CIM?

Grande registo! :shocking: :thumbsup:

Obrigado! :thumbsup:

@StormRic podes ver as coordenadas das estações da CIM Cávado aqui:

Boa tarde,

uyqe8lT.jpg
Brutal registo. Fez-me lembrar muito aquela noite em setembro de 2018 em que fotografaste esse raio da tua foto de perfil. Esse também caiu nesta zona, e também foi o último dessa trovoada. A trovoada de ontem esteve quase sempre algo afastada e do nada quando parecia que tinha acalmado eis que surge esse bicho. Pelo mapa do IPMA e pelo enquadramento da foto diria que caiu na zona de Merelim S. Paio, cerca de um quilómetro daqui.

Última edição:
Boa tarde.

Hoje não chove, o que é bom. O céu está parcial a pouco nublado. A neblina também está presente, ou não tenhamos humidade disponível por aí fora.
Ontem tive um acumulado de 7,8 mm.

Sigo com 104,2 mm de acumulado mensal. Bem bom. Venha o sol, sem calor exagerado, o excesso de humidade já se faz sentir nas plantas...
O Ano Hidrológico (1 out-30 set) segue com um acumulado de 2081,3 mm. Quem diria há uns meses estarmos assim.:thumbsup:

Tactual: 24,2ºC
Hr: 63%

Boa noite.

Upa mais um halo solar
51acddd00a085baa1e5350c3fcda255d.jpg

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Será mais um parélio.

Por cá, tivemos um dia de facto quente, fora do normal, isto é, fora do habitual, isto é...foi o primeiro dia com mais de 30ºC este ano.:p Fora isso, é natural o junho nos trazer dias destes.
O sol brilhou, com neblina noturna a permanecer pela manhã, sendo a tarde já com céu pouco nublado, apenas nebulosidade média ao longe, para N\NE e alguns cirros dispersos.
O vento soprou fraco em geral.

Tmín: 13,6ºC
Tmáx: 30,2ºC

Tactual: 20,4ºC
Hr: 61%

Continuação de uma excelente semana.:thumbsup: