Seguimento Litoral Norte - Junho 2025

Máxima de 36.9ºc. :calor:

Só não digo já que é a máxima absoluta do ano porque ainda falta todo um verão, mas certamente será das mais altas e muito difícil de bater :unsure:

Agora 33.9ºc, vento fraco de NO e 34% HR.

Céu com algumas nuvens e poeira.

Agravamento dos avisos para laranja:

1749486609337.webp

1749487120598.webp

Última edição:
Boas,

Que dia mais insuportável hoje, tórrido e abafado. Ao sol torrava-se, literalmente. Máxima de 34,4 ºC por aqui.
À tarde estive pelo vale do Coura e não se podia. Após uma hora ao sol, quando voltei ao carro o indicador de temperatura marcava 45 ºC! Vale o que vale, mas acho que foi a temperatura mais alta que já registei no carro :calor:

Mais fresco agora com 24,4 ºC. HR nos 64%. Vamos lá a ver o que nos trará o dia amanhã.

Boa noite,
Depois de algum tempo desaparecido... Voltei.
Espero que se encontrem bem.
Hoje dia "mais" quente do ano.
Calor e poeiras.
Amanha possivelmente um dia de tormentas.

Boas,

Ontem pelos vistos aqui em Merelim houve recorde para o mês de Junho (passou os 38ºC). Não esperava que aquecesse tanto. Esteve mesmo um calor infernal. :calor:

Quanto ao dia de hoje nem sei se estão ou não a exagerar no alarido. O que é certo é que onde cair vai ser bem forte. É sempre uma lotaria.

Ontem pelos vistos aqui em Merelim houve recorde para o mês de Junho (passou os 38ºC).
Máxima absoluta para Merelim (estação funciona só desde 1999) 38,9ºC (extrema de 91-20 era de 37,8ºC em 2012 dia 26).

Aguaceiros e trovoadas no dia imediato de uma extrema destas podem ser... notáveis. Convém ter câmaras preparadas...(em todos os sentidos).
;)

Última edição:
em Merelim houve recorde para o mês de Junho (passou os 38ºC)

Máxima absoluta para Merelim (estação funciona só desde 1999) 38,9ºC (extrema de 91-20 era de 37,8ºC em 2012 dia 26).

Este recorde está isolado, não houve outra estação da rede IPMA que tivesse a anterior extrema de Junho ultrapassada.
Sem pôr em causa o funcionamento da estação, a razão pode ser o curto período de funcionamento da estação. No entanto, para a antiga estação de referência de Braga (Posto Agrário) no período 1971-2007 a máxima extrema de Junho era só de 38,5ºC o que ajuda a suspeitar do isolamento do recorde de Merelim ontem.
Anteriormente a 1970, Braga/Posto Agrário, que funcionava desde 1929, tinha extrema de 39,0ºC para Junho.

Última edição:
Bom dia,

Grande diferença em relação a ontem, bem mais fresco e húmido, sigo com 18.4ºc ( mínima de 16.5ºc ) vento SO 12 Km/h e 85% HR.

Há uma faixa de nevoeiro a avançar vinda de O/SO.
Veremos mais logo como evolui a instabilidade prevista :rain::trovao:

Máximas de ontem na rede do IPMA aqui na região, destaque para Porto/Massarelos com 37.1ºc :calor:

1749539425168.webp

Última edição:
Boas,

Que dia mais insuportável hoje, tórrido e abafado. Ao sol torrava-se, literalmente. Máxima de 34,4 ºC por aqui.
À tarde estive pelo vale do Coura e não se podia. Após uma hora ao sol, quando voltei ao carro o indicador de temperatura marcava 45 ºC! Vale o que vale, mas acho que foi a temperatura mais alta que já registei no carro :calor:

Mais fresco agora com 24,4 ºC. HR nos 64%. Vamos lá a ver o que nos trará o dia amanhã.

Se o carro estiver parado ao Sol até 50ºC pode marcar, não significa nada! ;)

Se o carro estiver parado ao Sol até 50ºC pode marcar, não significa nada! ;)
Eu sei que não, mas se não estivesse um calor insuportável no exterior o valor dentro do carro também não seria tão alto. Foi esse facto que quis enfatizar com o que escrevi;)

Última edição: