Seguimento Litoral Norte - Maio 2009



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Por aqui:

33.6ºC

a brisa já sopra, mas é tão fraca ( 4 km/h de WNW) que pouco efeito tem na temperatura...

mesmo o aeroporto regista neste momento 32 graus com brisa de Oeste.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Alguém me explica porque o vento marítimo regressa sempre no início da tarde, e o de leste no início da madrugada?

Junto ao mar há que contar com as brisas, em que o vento sopra da superfície emersa para o oceano durante a noite e tem sentido inverso durante o dia. Isto deve-se ao facto da superfície dos oceanos aquecerem/arrefecerem mais lentamente que a superfície da terra emersa.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Isso já eu sei, mas eu tou a falar da direcção do vento.

Direcção do vento como assim?

Uma brisa marítima tanto pode ser de SW W ou NW....

ou seja se vem do mar é marítima se vem de terra é terrestre....:lmao:


A explicação do gerofil está bem dada! São as diferenças de temperatura que causam as brisas . No verão a terra aquece muito mais rapidamente que o mar e isto vai causar(com a subida do ar quente) uma area de pressão relativamente mais baixa sobre a terra enquanto que no mar mais fresco a pressão está mais alta.Como o vento sopra sempre das altas para as baixas pressões gera-se nas regiões costeiras a brisa marítima tipica do verão.À noite acontece o inverso.Por vezes em condições particulares este ciclo é quebrado.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Dados actuais:

temp:29.4ºc (a máxima de hoje foi 33.9ºc : 14:31 h)

Humidade:36%

Vento:wsw 13 km/h ( a brisa marítima já chega ao interior da cidade)

Pressão:1012 hpa
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa tarde
Por aqui 25.7ºC de momento, a brisa sopra de NW.
HR: 30%
Pressão: 1012.2hPa
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Direcção do vento como assim?

Uma brisa marítima tanto pode ser de SW W ou NW....

ou seja se vem do mar é marítima se vem de terra é terrestre....:lmao:


A explicação do gerofil está bem dada! São as diferenças de temperatura que causam as brisas . No verão a terra aquece muito mais rapidamente que o mar e isto vai causar(com a subida do ar quente) uma area de pressão relativamente mais baixa sobre a terra enquanto que no mar mais fresco a pressão está mais alta.Como o vento sopra sempre das altas para as baixas pressões gera-se nas regiões costeiras a brisa marítima tipica do verão.À noite acontece o inverso.Por vezes em condições particulares este ciclo é quebrado.

Tava a falar do vento marítimo de NW/SW/OE, que vem durante a tarde, vs o vento terrestre, que vem de E/NE/SE, que vem durante a noite. Esqueçam.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Extremos do dia 29.Maio.2009:

Temperatura Máxima: 31,1ºC*
Temperatura Mínima: 21,5ºC **

Precipitação Acumulada: 0,0mm

* [Temperatura Máxima absoluta do ano]
**[Temperatura Mínima mais alta do ano e também a 1ºnoite tropical (começar em grande :p)]

Dia muito quente e abafado :sweat: :sweat:
_________________________________________________________________

Céu limpo e vento fraco.

Temperatura Actual: 21,9ºC

Está uma óptima noite para as observações astronómicas, hoje tive o privilégio de observar a lua e Saturno com os seus belos anéis e a lua Titã (a maior do planeta) :D:D
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Continuação do céu limpo, e vento onde é que ele esta ? :huh: nem uma brisa, abafado, mas já bem fresco

Temperatura Actual: 21,6ºC

Hoje, duvido muito que tenha uma mínima tropical.. Uns 19ºC, quem me dera enganar-me :rolleyes: