Seguimento Litoral Norte - Maio 2020



Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Alta trovoada que passou a Este. Ao início as nuvens baixas que entravam a alta velocidade taparam um pouco os relâmpagos quase constantes, mas depois lá desapareceram e deu para ver uns quantos fabulosos. Altos roncos também. Estava já bem escuro mas dava para ver uns tons esverdeados da célula. :trovao:


Impressionante a forma como evitou entrar pela cidade. Deve haver mesmo um escudo aqui à volta. :lol:


Já é a segunda trovoada relativamente severa que passa aqui perto num período nem de um ano. Como sempre as zonas contempladas são as do interior do distrito.
 
Última edição:

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Agora a Oeste de Espinho
0aebf1811fe984d7f135ec261247b275.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bastantes relâmpagos a WSW, e os roncos já são audíveis :trovao:
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Alta trovoada que passou a Este. Ao início as nuvens baixas que entravam a alta velocidade taparam um pouco os relâmpagos quase constantes, mas depois lá desapareceram e deu para ver uns quantos fabulosos. Altos roncos também. Estava já bem escuro mas dava para ver uns tons esverdeados da célula. :trovao:


Impressionante a forma como evitou entrar pela cidade. Deve haver mesmo um escudo aqui à volta. :lol:


Já é a segunda trovoada relativamente severa que passa aqui perto num período nem de um ano. Como sempre as zonas contempladas são as do interior do distrito.


Impressionante a frequência de relâmpagos :shocking:. Por acaso também reparei nisso da célula desviar-se da cidade e depois formou-se outra já na zona de Vila Verde.
Estava a ver que as nuvens baixas iam tapar tudo, nem me lembro de ter visto isto acontecer, uma trovoada a chegar e a trazer nuvens baixas. Acabei por ficar na zona de Gualtar e quase não houve nuvens baixas, o monte do Sameiro deve ter ajudado a fazer uma barreira.
Ainda consegui apanhar uns raios dentro do carro dado que estava a chover bem.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Um dia para ficar para a história por aqui. Nem eu nem ninguém cá da zona se lembra de algo como o que se passou hoje a partir das 20h. Pouco antes das 20h já via muita escuridão a aproximar-se de sul inclusive alguns flashes e trovões. Á medida que se aproximou intensificou-se para uma cadência de relâmpagos de cerca de 3-5 por minuto, não a maior que já vi mas os trovões foram os mais intensos que já ouvi. A intensidade do vento aumentou e logo começaram pingas extremamente grossas, até que 10 min depois começou o verdadeiro dilúvio, vento e a certo ponto começou a cair granizo de 2-3 cm (ou até mais algumas, mas partiam-se) que pareciam tiros! :shocking: Tudo isto durante mais de meia hora, enchendo o chão de granizo e tudo alagado. Uma estação a sul daqui registou 31.5mm :rain::hehe: ( https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPORTUGA86 ). Não sei se tratou de um downburst pois o vento não foi assim tão intenso pelo menos na minha localização. Para a memória fiz uma pequena montagem meio tosca para resumir o dia :D:trovao::
RbcVPQh.jpg

PS: fotos do canto inferior direito são de sexta, ainda não tinha posto aqui.
 
Última edição:

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Bem, foram mais de 30 minutos de dilúvio raro. Levei com ela em cheio.

Tive a garagem cheia de água pois o débito que vinha do caleiro era tal que o esgoto não conseguia dar vazão. A horta está toda alagada! Coitados dos meus tomates!!

Tenho aqui os vizinhos todos a tratar do mesmo e bombeiros a passar na estrada. Amanhã tenho mais duas garagens a evacuar de tios que estão na França.

Pena não ter a minha estação operacional. Estaria muito perto do meu recorde de rain rate.



 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Bem eu ainda estou em choque com o estado que ficou o carro de um vizinho.
Vidros partidos e o carro todo amolgado até da pena.
Segundo ele o granizo tinha dimensões consideráveis foram 10 minutos muito intensos os vidros partiram com o impacto do granizo.
Impressionante não me recordo de tal nesta zona.
Foto tirada antes do início da tempestade.
67493d2b6e461c3a709b833640da9178.jpg


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Trovoada a noroeste de Espinho
73447db5957456a001d629b429d5c9dc.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk