Seguimento Litoral Norte - Maio 2022



guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Agora:

PXL-20220514-164121455.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de tarde.

Por cá a chuva chegou em força por volta das 07h, com trovoada.
Não tenho imagens dessa altura.
O acumulado, com mais precipitação das células que passaram no resto da manhã é de 18,7 mm. O Rain Rate máximo foi de 108,2 mm\h pelas 07.05h. Bem forte!
Uma boa rega.
Ao início da tarde o sol regressou, o vento também, vindo de SO, trazendo consigo calor marcado (para a época).
Entretanto já tivemos a passagem da margem de duas células, uma delas com granizo fraco e disperso, a outra com chuvisco.
Deixo aqui estas imagens, possíveis:


5Sm6XyN.jpg

A9pP9Ag.jpg

mIjQFJL.jpg

mhKrVLk.jpg

n31n0uF.jpg

XvhhJPI.jpg

Esta última apresenta aquilo que me parecem ser mammatus dispersos:
WLACBO6.jpg


Por cá teremos então alguma chuva nos próximos dias, amenizando certamente a seca que grassa por esta altura. Que venha ela...:thumbsup:

Votos de um excelente fim de semana. :cheers:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nas células a norte do Porto, há minutos um Pileus ( formada por fortes correntes ascendentes altamente instáveis) bem visível neste cumulonimbo.

A distância é grande, há bruma, mas cá fica, pela direção será nas células da zona de Castro Laboreiro/Melgaço.. :unsure:

Também se formam em erupções vulcâncias, causadas pela grande e rápida ascenção do ar, cinzas...


Note-se como o topo da nuvem já conseguiu "furar" o Pileus e continuar a crescer:

6hQCqqO.png


jv7VFEe.jpg
 
Última edição:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Passou ao lado de onde estava, estava a pensar ficar pela Póvoa de Lanhoso ou até Braga e mais valia ter ficado :angry:

@Ruipedroo tens alguma foto do aproximar dar trovoada?

Deixa lá que eu também achei que não vinha nada pra cá e à partida era bem pensado ir pra zona que estavas. Foi uma surpresa daquelas.

Tenho algumas fotos desta tarde, a célula que descarregou aqui formou-se mesmo em cima, parecia bem inofensiva. Tirei mais fotos à que passou a este.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Deixa lá que eu também achei que não vinha nada pra cá e à partida era bem pensado ir pra zona que estavas. Foi uma surpresa daquelas.

Tenho algumas fotos desta tarde, a célula que descarregou aqui formou-se mesmo em cima, parecia bem inofensiva. Tirei mais fotos à que passou a este.
Pois pelas previsões não estava mesmo a contar que se formassem tão para o litoral.

________________________

O dia de hoje não correu como esperava, mas deixo aqui alguns registos que fiz. Os dois primeiros foi da trovoada de manhã. O resto foi de tarde. Enquanto esperava que as trovoadas se desenvolvessem aproveitei para tirar algumas fotos pela serra. As duas últimas é em direção para as trovoadas que estavam a passar pela Póvoa de Lanhoso e Braga.

LmJalCj.jpg

2Ru7Q7e.jpg

kWFlR9x.jpg

NQS00KH.jpg

AgJDqZW.jpg

5Ep1v2f.jpg

9gVyzXM.jpg

Qz5zvlB.jpg

wE408o5.jpg

y5HmHDF.jpg

2uEWgno.jpg
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

Cá ficam alguns registos da tarde. Muita coisa a acontecer, mas sempre a média/longa distância do Porto.

HPpscej.jpg

g4VHtBg.jpg

vsUWMfE.jpg

9Od03MM.jpg

0e9vSiq.jpg


Por agora seguimos com céu muito nublado, 17,6ºC e algum vento.

@Aristocrata , que bonitas cortinas de granizo :thumbsup:
@guimeixen estão lindas as nossas serras, todas pintalgadas de amarelos, rosas e brancos. Quase tão belas como uma boa trovoada! :D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de tarde.

Por cá a noite começou com chuva fraca\chuvisco, mantendo-se até meio da manhã.
A tarde apresentou pequenas abertas, sem chuva.
Parece que nas próximas horas mais uma frente se aproximará de nós, trazendo chuva fraca, nalguns locais poderá ser moderada.
O acumulado diária é de 1,2 mm.
Está algo abafado, ainda que a temperatura tenha caído a sensação térmica não caiu assim tanto.

Tactual: 16,8ºC
Hr: 74%

Boa semana a todos.;)