Seguimento Litoral Norte - Março 2009

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Quando temos leste ou sudeste o ar pode percorrer centenas de quilómetros ao longo da Península aquecendo e secando bastante nesse trajecto. Penso que Braga por vezes também aquece muito. No Porto é mais interessante isso acontecer devido à proximidade do mar e de vez em quando deve então juntar-se algo mais que desconheço, quem sabe se é isso que referes do Douro.





Pronto, leva lá a taça :winner:

na lagoa de sto andre é mesmo em lisboa em situaçoes de leste/ sueste tambem acontece algo parecido....sines agora vai com 19.6:w00t:
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Min: 18,1ºC

já vou com 28,4ºC, de certeza que ultrapasso os 30 hoje :D

Olá :)

Penso que já várias vezes foi aqui discutido os teus valores de temperatura, pelo que também não me vou alongar muito.

A questão é que acreditando na fiabilidade dos teus valores, por uma correcta instalação, então existirão outros micro factores responsáveis pela discrepância dos valores que apresentas relativos aos valores de outras estações. Estes factores poderão ser vários, ao nível da rua, ao nível da construção dos edifícios, espaço existente entre prédio/moradias. Os valores podem sempre ser representativos, mas neste caso apenas do espaço envolvente.
Ás vezes problemas que aparentemente são insolúveis, por mais esforço que possamos ter na melhoria das nossas condições de aquisição de temperaturas...
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,420
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
não sei qual é o choque, visto só ter 3,5ºC mais que Pedras Rubras, das zonas mais frias da área metropolitana. Os meus valores são tão fiáveis como os outros. Moro é provavelmente no epicentro da aglomeração urbana que naturalmente aquece as temperaturas.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Quando temos leste ou sudeste o ar pode percorrer centenas de quilómetros ao longo da Península aquecendo e secando bastante nesse trajecto. Penso que Braga por vezes também aquece muito. No Porto é mais interessante isso acontecer devido à proximidade do mar e de vez em quando deve então juntar-se algo mais que desconheço, quem sabe se é isso que referes do Douro.

O vale do Douro, onde se produz o famoso vinho do Porto (ou generoso, para não magoar ninguém), possui um clima sui generis, próprio para esta produção. Naquilo que nos interessa, apresenta uma concentração de calor incrível, fazendo com que o Pinhão, por exemplo, seja uma das estações com maior temperatura máxima de sempre no nosso país.:hehe:

Sendo assim, o vento leste percorrendo este inferno, chega ao Porto bem aquecido, parece-me ser uma explicação credível:thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Min: 18,1ºC

já vou com 28,4ºC, de certeza que ultrapasso os 30 hoje :D

Seja qual for a instalação desse sensor, decerto que não é das melhores.
Está mais que claro que os teus dados demonstram uma inflação bastante substancial ao nível da temperatura.
Nem mesmo a mim me parece que acredites plenamente na sua validade, pois seria preciso enganares-te a ti próprio, tal o nível de discrepância e por mais quente que seja essa zona (já houve quem me dissesse que não era assim tão quente quanto isso) as diferenças nunca poderão ser tão abismais.
Aprecio a tua participação no fórum, acho que é bastante saudável, mas devias rever a colocação do teu sensor.
Passa no tópico das Condições de Instalação e Standards (Instrumentos Meteorológicos) para conheceres algumas soluções possíveis ou tirares algumas dúvidas.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
não sei qual é o choque, visto só ter 3,5ºC mais que Pedras Rubras, das zonas mais frias da área metropolitana. Os meus valores são tão fiáveis como os outros. Moro é provavelmente no epicentro da aglomeração urbana que naturalmente aquece as temperaturas.

Não é choque nenhum... É apenas uma constatação/curiosidade que até já foi discutida por aqui e que referi sem o mínimo de sentido ofensivo! Aliás como já disse existem sempre múltiplas explicações para algo.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,420
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Não é choque nenhum... É apenas uma constatação/curiosidade que até já foi discutida por aqui e que referi sem o mínimo de sentido ofensivo! Aliás como já disse existem sempre múltiplas explicações para algo.

Houve apenas uma pessoa que me perguntou sobre os dados, o João de Gaia, até porque tinhamos dados muito diferentes. Quando disse qual a zona que morava ele viu logo que era real porque sabe que moro na zona mais quente da cidade. A própria cidade tem nichos de temperatura muito variáveis, ja quando comparamos certas zonas da cidade com outros da área metropolitana as diferenças acentuam-se ainda mais. Ele morava junto à praia em Gaia, eu moro numa zona antiga no centro da cidade muito urbanizado.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Seja qual for a instalação desse sensor, decerto que não é das melhores.
Está mais que claro que os teus dados demonstram uma inflação bastante substancial ao nível da temperatura.
Nem mesmo a mim me parece que acredites plenamente na sua validade, pois seria preciso enganares-te a ti próprio, tal o nível de discrepância e por mais quente que seja essa zona (já houve quem me dissesse que não era assim tão quente quanto isso) as diferenças nunca poderão ser tão abismais.
Aprecio a tua participação no fórum, acho que é bastante saudável, mas devias rever a colocação do teu sensor.
Passa no tópico das Condições de Instalação e Standards (Instrumentos Meteorológicos) para conheceres algumas soluções possíveis ou tirares algumas dúvidas.

O aeroporto segundo o wunderground já estava ás 13 : 30 h com 28 graus,

eu tenho cerca de 27.6 neste momento ( o sensor está num terraço de um 8º andar ( 6 metros acima deste e completamente exposto aos ventos de todos os quadrantes e protegido num radiation shield!

Acho perfeitamente possivel no centro da cidade em certos locais as temperaturas estarem já nos 30 graus...

o dia está realmente quente! O mais quente do ano até ao momento!:thumbsup: Viva o Verão!:D
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Que dia! Que dia! :sweat:

Ainda há dois dias tinha máxima de 17,0ºC
Minimas de 8ºC

Agora, máximas de 24,4ºC (ontem)
E qual será a de hoje, tenho 25,1ºC agora?:shocking:

Quanto a minimas, completamente de Verão 17,5ºC

Céu limpo e vento fraco de Leste

Hum: 32%