Seguimento Litoral Norte - Março 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
E com tanto levante adivinhem onde foi registada
a máxima em toda a Ibéria ( e também em toda a Europa
dos Montes Hermínios aos Urales)

Pois é : - mais uma vez neste Março ,
P.Rubras (Porto) capital europeia do calor : 24,2º

Já há uns bons 35 anos que me lembro que é assim: com vento leste ninguém segura o Porto:D

Boa tarde
Por aqui a max. chegou aos 22.8ºC.
Temp. actual: 15.4ºC
Pressão: 1021.9hPa
HR: 47%

Já há uns bons 35 anos que me lembro que é assim: com vento leste ninguém segura o Porto:D

alguma vez o Porto (P. Rubras) já conseguiu ser a cidade mais quente? A mim parece-me quando o calor afecta o Norte atinge Viana porque está mais a Norte. Quando o calor está no Centro, afecta mais Coimbra. Embora fique entre as duas regiões e consiga estar entre as mais quentes, parece-me que fica sempre a perder.

É verdade, nestas alturas de "calor fora de época" com vento de Leste não é incomum o Porto ou outro local do Noroeste o mais quente do país, ou pelo menos ter temperaturas até bem mais elevadas que as normalmente registadas no Verão

22 de Março de 2002 e 29 de Outubro de 2006 são bons exemplos disso, com máximas a rondar os 30º numa época do ano muito pouco propícia a tais temperaturas, e bem acima da média das máximas no Verão (por volta dos 25ºC salvo erro).

Extremos do dia 22.Março.2009

Temp. Máxima: 21,1ºC
Temp. Minima: 12,1ºC

Precipitação: 0,0mm

--------------------------------------------------------------------------

Céu limpo e vento fraco

Temp: 13,1ºC (começou a subir depois de ter registado a minima) :huh:

E hoje o vento leste que volta a disparar as temperaturas 14,7º,
(subida de 2,5º na última hora)
não cheira a esteva.
É mesmo a terra queimada o cheiro que entra pela minha varanda .
Que coisa estranha.
Ainda há pouco mais de um mês, tanta terra inundada ou nevada...
e hoje tantos incêndios ...
Para além desta inusitada baixa humidade associada a este vento
seco levantino, imagine-se os ultimos 30 dias de escassas precipitações
e talvez haja alguma explicação.
Ainda assim que estranho é sentir este olfacto
que às vezes uma noite quente de Agosto traz...
Que diabo! Estamos só em Março.......

O facto de estar tanto calor em Março diz-me que vai ser um Verão péssimo. Já o ano passado houve bastante calor em Fevereiro e o Verão foi uma desilusão

Espero que não Skizzo, espero que não... Não existem provas de que tal se verifica (relação causa efeito inexistente) pelo que o teu feeling pode não acontecer! :)
Agora tens toda a razão ao dizeres que o Verão desiludiu, se aqui mais abaixo foi o que foi... sempre que visitava uma praia mais para Norte então era a desilusão total. Logo aí no Porto deve ter sido um Verão "insonso"!

Sem dúvida interessante estas noites da invicta... O vento de leste realmente provoca um efeito térmico curioso. Pena os incêndios :(