Seguimento Litoral Norte - Março 2012

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Boa noite

Ai o fumo dos incêndios. Agora que o vento parou, começa-se a sentir aquele cheiro tão típico - acho que podiam fazer disto um cartaz turístico tipo:
- "Venha a Portugal e sinta a brisa dos incêndios. Fragrâncias da floresta todo o ano. Cheire Portugal... aromaterapia é cá dentro!"
Tão triste...:shocking:

Fora o fumo, o céu apresentou-se limpo. Pela tarde o vento soprou moderado com rajadas de ENE o que, conjuntamente com a baixíssima humidade relativa, propiciaram as melhores condições para a propagação dos fogos.

Extremos
Tmín: 5,8ºC (04.56h)
Tmáx: 25,6ºC (16.45h)
Hr mínima: 13%
Hr média: 29%
Vento médio máx: 23,4 km\h (15.52h)
Rajada máx: 29,2 km\h (15.51h)

Atual
Tatual: 10,5ºC
Hr: 37%
Ponto condensação: -3,0ºC
Pressão: 1015 hPa
Vento médio: 2,5 km\h
Rajada: 2,5 km\h de N​

Isso é uma realidade triste! Acho que tem de haver por parte das autoridades mais sensibilização às populações e uma maior punição para actos de fogo posto ou queimadas ilegais. Aposto que grande parte das ocorrências de incêndio, estes dias, e que foram muitas, deveu-se a descuidos com queimadas para renovação de pastagens e afins. Uma prática ainda muito comum no Norte e Centro.
 


M

Membro excluído 274

O Radar MeteoGalicia mostra já também a norte os primeiros sinais de instabilidade! Pequenas células a surgir no eixo Alvão/Larouco a deslocarem-se para oeste!

20120331_1705_PPI.jpg


;)
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Este valores de temperatura, nesta altura, não deixam de me impressionar até porque em pleno Verão às vezes é preciso muito para essa região atingir valores semelhantes, quando aqui no sul nós estamos a arder com quase 40ºc.
Já no ano passado foi na Primavera também que o litoral Norte registou temperaturas também elevadíssimas, depois em pleno Verão custavam a passar dos 20ºc com aquelas nortadas persistentes.

isso não é bem verdade, monção por exemplo no verão é quase sempre das mais quentes do país e está no litoral norte, bem como braga nas máximas e mesmo ponte de lima..
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
isso não é bem verdade, monção por exemplo no verão é quase sempre das mais quentes do país e está no litoral norte, bem como braga nas máximas e mesmo ponte de lima..

Quando ele se referiu a litoral norte, penso que se queria dizer cidades costeiras do litoral norte, mais concretamente a cidade de Espinho.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Quando ele se referiu a litoral norte, penso que se queria dizer cidades costeiras do litoral norte, mais concretamente a cidade de Espinho.

Exacto era isso mesmo...eu sei que no interior há máximas bastantes elevadas semelhantes a um Alentejo ou Ribatejo. No litoral Norte litoral mesmo é que é bem difícil atingirem-se essas temperaturas no pico do Verão mas acontecem.
Agora a diferença é que aqui no Algarve tanto interior como litoral, nesta altura do ano é raro atingirem-se essas temperaturas e tantos dias seguidos, e estamos a falar do Algarve.
São particularidades de cada região aliados a regimes Noroeste/Norte ou Sueste/Leste que justificam isto como é óbvio, e que não deixa de ser interessante;)
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Boa noite.
Por Braga hoje o dia esteve bem menos quente que ontem e até se fez sentir um vento fresco. O céu esteve mais nublado e começa a preparar-se o "molho" :rain:

Por agora, céu nublado e um ar bastante mais fresco lá fora (comparando c as outras noites).
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Esta discussão começou tudo por aqueles extremos registados na cidade de Espinho, por acaso verifiquei que não é normal atingir 27,2ºC.
Mas sim foi verdade porque nessa altura que estava essa temperatura, não fazia nenhuma ponta de vento e a humidade estava nos 8 ou 9 %, mas passado 30 minutos levantou-se uma rajada de vento gélido e os valores da temperatura desceram e a humidade subiu num instante.
Acho que não era necessário tarem a discutir por causa da tempratura máxima atingida nesse dia, porque a minha estação é nova e é uma Davis Vantage Vue e já agora eu como tenho dois termómetros daqueles de fixar numa mesa , coloquei-os lá fora e deram esses 27,2ºC.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Esta discussão começou tudo por aqueles extremos registados na cidade de Espinho, por acaso verifiquei que não é normal atingir 27,2ºC.
Mas sim foi verdade porque nessa altura que estava essa temperatura, não fazia nenhuma ponta de vento e a humidade estava nos 8 ou 9 %, mas passado 30 minutos levantou-se uma rajada de vento gélido e os valores da temperatura desceram e a humidade subiu num instante.
Acho que não era necessário tarem a discutir por causa da tempratura máxima atingida nesse dia, porque a minha estação é nova e é uma Davis Vantage Vue e já agora eu como tenho dois termómetros daqueles de fixar numa mesa , coloquei-os lá fora e deram esses 27,2ºC.

Sim tens razão, se não fosse uma davis seria mentira, decerteza;):lol::lol:

Edit
Mas não confies nos outros termometros pois são chineses...
Desculpa lá, não resisti ;)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa noite,

Hoje um dia bem mais fresco, de madrugada estive em Vila de Conde e a humidade era extrema...
Aqui junto ao Porto tive uma máxima de 18,6ºc e uma mínima de 11,2ºc...
Sigo com actuais 13,5ºc e 85% de humidade relativa...
Amanhã chegará a chuva, mas não será grande a rega pelas previsões...