Seguimento Litoral Norte - Março 2012

Boa noite

Ai o fumo dos incêndios. Agora que o vento parou, começa-se a sentir aquele cheiro tão típico - acho que podiam fazer disto um cartaz turístico tipo:
- "Venha a Portugal e sinta a brisa dos incêndios. Fragrâncias da floresta todo o ano. Cheire Portugal... aromaterapia é cá dentro!"
Tão triste...:shocking:

Fora o fumo, o céu apresentou-se limpo. Pela tarde o vento soprou moderado com rajadas de ENE o que, conjuntamente com a baixíssima humidade relativa, propiciaram as melhores condições para a propagação dos fogos.

Extremos
Tmín: 5,8ºC (04.56h)
Tmáx: 25,6ºC (16.45h)
Hr mínima: 13%
Hr média: 29%
Vento médio máx: 23,4 km\h (15.52h)
Rajada máx: 29,2 km\h (15.51h)

Atual
Tatual: 10,5ºC
Hr: 37%
Ponto condensação: -3,0ºC
Pressão: 1015 hPa
Vento médio: 2,5 km\h
Rajada: 2,5 km\h de N​

Isso é uma realidade triste! Acho que tem de haver por parte das autoridades mais sensibilização às populações e uma maior punição para actos de fogo posto ou queimadas ilegais. Aposto que grande parte das ocorrências de incêndio, estes dias, e que foram muitas, deveu-se a descuidos com queimadas para renovação de pastagens e afins. Uma prática ainda muito comum no Norte e Centro.

O Radar MeteoGalicia mostra já também a norte os primeiros sinais de instabilidade! Pequenas células a surgir no eixo Alvão/Larouco a deslocarem-se para oeste!

20120331_1705_PPI.jpg

;)

Este valores de temperatura, nesta altura, não deixam de me impressionar até porque em pleno Verão às vezes é preciso muito para essa região atingir valores semelhantes, quando aqui no sul nós estamos a arder com quase 40ºc.
Já no ano passado foi na Primavera também que o litoral Norte registou temperaturas também elevadíssimas, depois em pleno Verão custavam a passar dos 20ºc com aquelas nortadas persistentes.

isso não é bem verdade, monção por exemplo no verão é quase sempre das mais quentes do país e está no litoral norte, bem como braga nas máximas e mesmo ponte de lima..

isso não é bem verdade, monção por exemplo no verão é quase sempre das mais quentes do país e está no litoral norte, bem como braga nas máximas e mesmo ponte de lima..

Quando ele se referiu a litoral norte, penso que se queria dizer cidades costeiras do litoral norte, mais concretamente a cidade de Espinho.

Quando ele se referiu a litoral norte, penso que se queria dizer cidades costeiras do litoral norte, mais concretamente a cidade de Espinho.

Exacto era isso mesmo...eu sei que no interior há máximas bastantes elevadas semelhantes a um Alentejo ou Ribatejo. No litoral Norte litoral mesmo é que é bem difícil atingirem-se essas temperaturas no pico do Verão mas acontecem.
Agora a diferença é que aqui no Algarve tanto interior como litoral, nesta altura do ano é raro atingirem-se essas temperaturas e tantos dias seguidos, e estamos a falar do Algarve.
São particularidades de cada região aliados a regimes Noroeste/Norte ou Sueste/Leste que justificam isto como é óbvio, e que não deixa de ser interessante;)

Boa noite.
Por Braga hoje o dia esteve bem menos quente que ontem e até se fez sentir um vento fresco. O céu esteve mais nublado e começa a preparar-se o "molho" :rain:

Por agora, céu nublado e um ar bastante mais fresco lá fora (comparando c as outras noites).

Esta discussão começou tudo por aqueles extremos registados na cidade de Espinho, por acaso verifiquei que não é normal atingir 27,2ºC.
Mas sim foi verdade porque nessa altura que estava essa temperatura, não fazia nenhuma ponta de vento e a humidade estava nos 8 ou 9 %, mas passado 30 minutos levantou-se uma rajada de vento gélido e os valores da temperatura desceram e a humidade subiu num instante.
Acho que não era necessário tarem a discutir por causa da tempratura máxima atingida nesse dia, porque a minha estação é nova e é uma Davis Vantage Vue e já agora eu como tenho dois termómetros daqueles de fixar numa mesa , coloquei-os lá fora e deram esses 27,2ºC.

Esta discussão começou tudo por aqueles extremos registados na cidade de Espinho, por acaso verifiquei que não é normal atingir 27,2ºC.
Mas sim foi verdade porque nessa altura que estava essa temperatura, não fazia nenhuma ponta de vento e a humidade estava nos 8 ou 9 %, mas passado 30 minutos levantou-se uma rajada de vento gélido e os valores da temperatura desceram e a humidade subiu num instante.
Acho que não era necessário tarem a discutir por causa da tempratura máxima atingida nesse dia, porque a minha estação é nova e é uma Davis Vantage Vue e já agora eu como tenho dois termómetros daqueles de fixar numa mesa , coloquei-os lá fora e deram esses 27,2ºC.

Sim tens razão, se não fosse uma davis seria mentira, decerteza;):lol::lol:

Edit
Mas não confies nos outros termometros pois são chineses...
Desculpa lá, não resisti ;)

Boa noite,

Hoje um dia bem mais fresco, de madrugada estive em Vila de Conde e a humidade era extrema...
Aqui junto ao Porto tive uma máxima de 18,6ºc e uma mínima de 11,2ºc...
Sigo com actuais 13,5ºc e 85% de humidade relativa...
Amanhã chegará a chuva, mas não será grande a rega pelas previsões...