Seguimento Litoral Norte - Março 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estou surpreendido com a ventania. já tinha adormecido e acordei agora com o barulho do vento.

A "imagem" que me ocorre é do anticiclone a "saltar ao eixo" sobre a península e a esbarrar de encontro àquela depressão centrada no Mar Tirreno:
BgKeGpt.gif


Imagino o vento que deve estar nos Alpes e costas de França e Itália, por exemplo.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Estive no Monte de São Miguel o Anjo (São Pedro de Fins) e a ventania é insuportável! Penso que lá de cima se avista o Gerês nestes dias de céu limpo, mas só com uns binóculos é que poderei confirmar se a serra que se avista para Nor-Nordeste é mesmo essa (isto a propósito de se avistar o Gerês do Porto).
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A "imagem" que me ocorre é do anticiclone a "saltar ao eixo" sobre a península e a esbarrar de encontro àquela depressão centrada no Mar Tirreno:
BgKeGpt.gif


Imagino o vento que deve estar nos Alpes e costas de França e Itália, por exemplo.

Sim, o clássico AC a migrar para norte/nordeste.

xHbSwRc.png


Mas fico sempre admirado em certas situações, repara na imagem que coloquei que é dum modelo global, dá uma boa ideia da escala sinóptica, sabemos que fica "lestada", mas nem parece nada de especial.

Mesmo quando olhamos para um modelo de mesoescala,

zYh6PE0.png


não parece nada de especial.
Mas se olharmos para o output "rajadas", aí já ficamos com uma ideia melhor das últimas horas:

RhszTZo.png


A noite foi muito ruidosa, lixo a voar pelas ruas, objectos a cair nas varandas, etc, etc.
A manhã está bastante mais calma, mas ainda assim com bastante vento de vez em quando.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Sim, e o Litoral Norte com esta "lestada" sofre mais pois ha algum efeito fohen...é como para o Algarve está a Nortada! De facto impressiona ouvir o vento nestas situações, e é desnecessario varrer o que quer que seja pois logo depois está tudo sujo :)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Lestada? É estranho, porque ontem à tarde eu já tinha sentido muito vento, e bem frio, mas foi perto da zona de rebentação das ondas... se aquilo não fosse uma experiência quase transcendental eu não teria aguentado estar ali, perto do mar (mas a uma distância segura!)

O vento também se fazia sentir um pouco pela baixa do Porto, mas nada que se comparasse com a situação à beira-mar. Quando aqui, na Senhora da Hora, o vento soprou forte de madrugada, eu nem fiquei surpreendida, e acho que nem foi nada comparado ao vento da praia ontem. Só não percebo como é lestada, então???
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mas fico sempre admirado em certas situações, repara na imagem que coloquei que é dum modelo global, dá uma boa ideia da escala sinóptica, sabemos que fica "lestada", mas nem parece nada de especial.

Sim, e o Litoral Norte com esta "lestada" sofre mais pois ha algum efeito fohen...é como para o Algarve está a Nortada! De facto impressiona ouvir o vento nestas situações, e é desnecessario varrer o que quer que seja pois logo depois está tudo sujo :)

Acho que a amplificação do vento, especialmente nas rajadas, é um efeito da descida das montanhas do interior, comparável, a uma escala maior, com o que se passa a uma micro-escala aqui a sul da Serra de Sintra, com uma rotação de 90º nas direcções.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa e Joaopaulo

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas,
Dia de céu limpo com temperatura a subir .
Até perto da hora do almoço esteve bastante vento de NE / ENE.

Extremos:
Temp. max: 16,4ºC
Temp. min: 7,7ºC
Temp. min Aparente: -2,7ºC
Vento max: 43km/h
Rajada max: 68km/h

Deixo aqui o gráfico da últimas 24h:
uufb8rl.png


---------

Dados da minha estação em Francelos :
Extremos:
Temp. max: 18,5ºC
Temp. min: 10,1ºC
Vento max: 37,7km/h
Rajada max: 67,3km/h

Gráficos Francelos:

G8WzMtj.png

Gráficos Rechousa:

xLkLbNI.png

Interessante que a pouca distância , os ventos são de direções bastante diferentes.. Em francelos de tarde e ao final da tarde rodou para NO, também por estar mais perto da costa !
Aqui manteve-se sempre de leste, não tendo componente marítima.
As temperaturas também são diferentes , por aqui está a subir ligeiramente , conforme o aumento de velocidade do vento, enquanto que Francelos com vento de NNO/NO está a descer.



 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Névoa

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

Mais um dia pleno de sol e algum calor, atenuado apenas pelo vento, por vezes forte, que se foi fazendo sentir, especialmente durante a madrugada e manhã. Hoje, tal como ontem, a noite é marcada por um belíssimo luar, dos mais luminosos que tenho memória nos últimos tempos.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Lestada? É estranho, porque ontem à tarde eu já tinha sentido muito vento, e bem frio, mas foi perto da zona de rebentação das ondas... se aquilo não fosse uma experiência quase transcendental eu não teria aguentado estar ali, perto do mar (mas a uma distância segura!)

O vento também se fazia sentir um pouco pela baixa do Porto, mas nada que se comparasse com a situação à beira-mar. Quando aqui, na Senhora da Hora, o vento soprou forte de madrugada, eu nem fiquei surpreendida, e acho que nem foi nada comparado ao vento da praia ontem. Só não percebo como é lestada, então???

Mas esse vento, virada para o poente, vinha pelas costas ou de norte/noroeste, pela direita? Nessa altura ainda o anticiclone mandava vento com componente norte preponderante, só à noite virou para Leste.
w3iuSH6.gif


Interessante que a pouca distância , os ventos são de direções bastante diferentes.. Em francelos de tarde e ao final da tarde rodou para NO, também por estar mais perto da costa !
Aqui manteve-se sempre de leste, não tendo componente marítima.
As temperaturas também são diferentes , por aqui está a subir ligeiramente , conforme o aumento de velocidade do vento, enquanto que Francelos com vento de NNO/NO está a descer.

Sem dúvida, a brisa marítima que é mais típica do verão e se instalou a partir da tarde depois do fluxo de Leste amainar. Notável mesmo como em Francelos o vento a partir do meio da tarde soprava directo do mar para terra e depois foi rodando para sul/sudoeste, e "evitando" o quadrante leste saltou para norte até menos de uma hora antes do poente e a seguir para Noroeste mantendo-se então a partir daí entre o Norte e o Noroeste. Tudo efeitos locais, basta ver a relativamente fraca intensidade.

Fotos que tirei ontem

Belíssimos nocturnos ao luar!:palmas:
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo e Névoa