Seguimento Litoral Norte - Março 2016

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
63.4 mm acumulados por aqui. :rain:

12.2 ºc actuais
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Desculpa lá a pergunta, mas acho um pouco estranho tanta discrepância de valores de precipitação com o membro Snifa.
Do Marquês ao Campo Alegre é um pulinho.
Cump.
O Marquês fica 100 metros mais alto do que a zona em que está a estação de Lordelo, e fazem bastante diferença pelos vistos. No início também achava estranho mas depois fui observando as imagens de radar com mais atenção e, de facto, a chuva é sempre mais fraca aqui pela faixa atlântica do Porto (vivo na parte mais baixa do Campo Alegre). É claro que a estação também pode não estar na melhor localização, não é minha e nunca a vi.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

O acumulado desta 2ª feira ficou nos 105,4 mm.
Vai o mês com 245,3 mm.
Desde o dia 1 de janeiro o acumulado é de uns expressivos 1343,6 mm.

Neste momento mantêm-se o céu encoberto, com o teto de nuvens mais alto que durante o dia.
O vento sopra moderado de SSO.
Vai chovendo, fraco, de forma intermitente.

Desculpa lá a pergunta, mas acho um pouco estranho tanta discrepância de valores de precipitação com o membro Snifa.
Do Marquês ao Campo Alegre é um pulinho.
Cump.
Hoje estive junto ao mar.
Todo o caminho até à beira-mar tive precipitação, sendo a intensidade menor conforme me ia aproximando do litoral. Observei que os últimos 500 mts (+/-) até chegar à praia já tinha apenas chuvisco ou mesmo sem chover junto ao areal.
A zona do Campo Alegre, nomeadamente a mais próxima do rio e do litoral é bem mais baixa que a zona da constituição ou a Praça do Marquês. Por isso acho razoável que por vezes hajam diferenças assinaláveis nos acumulados entre estes zonas. Conheço-as razoavelmente bem e, da experiência que tive nos anos que por ali andei, observei na zona alta da cidade mais chuva que noutras zonas próximas do mar.
Efectivamente as estações meteorológicas ajudam muito a estabelecer as especificidades micro-climáticas dentro de uma cidade como é a do Porto. ;)
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa noite.

O acumulado desta 2ª feira ficou nos 105,4 mm.
Vai o mês com 245,3 mm.
Desde o dia 1 de janeiro o acumulado é de uns expressivos 1343,6 mm.

Neste momento mantêm-se o céu encoberto, com o teto de nuvens mais alto que durante o dia.
O vento sopra moderado de SSO.
Vai chovendo, fraco, de forma intermitente.


Hoje estive junto ao mar.
Todo o caminho até à beira-mar tive precipitação, sendo a intensidade menor conforme me ia aproximando do litoral. Observei que os últimos 500 mts (+/-) até chegar à praia já tinha apenas chuvisco ou mesmo sem chover junto ao areal.
A zona do Campo Alegre, nomeadamente a mais próxima do rio e do litoral é bem mais baixa que a zona da constituição ou a Praça do Marquês. Por isso acho razoável que por vezes hajam diferenças assinaláveis nos acumulados entre estes zonas. Conheço-as razoavelmente bem e, da experiência que tive nos anos que por ali andei, observei na zona alta da cidade mais chuva que noutras zonas próximas do mar.
Efectivamente as estações meteorológicas ajudam muito a estabelecer as especificidades micro-climáticas dentro de uma cidade como é a do Porto. ;)


Realmente, pensando bem, a cidade do Porto tem diferenças de altitude consideráveis, com muitos ambientes distintos, propícios à formação de micro - climas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

8 mm acumulados durante a madrugada, neste momento já chove, tempo muito fechado com algum nevoeiro e o vento assobia nas janelas vindo de SSW.

12.5 ºc actuais com 98 % de HR.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Chove com intensidade neste momento :rain:

EDIT: até faz "fumo", que chuvada :rain: :rain: