Seguimento Litoral Norte - Março 2018

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)


cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Partilho um excelente registo do tal tornado em Espinho da autoria de um amigo meu, André Carvalho, a quem agradeço a autorização de partilha aqui.

feDpDTi.jpg


Cumprimentos.
Muito bom registo.
Chegou a terra ou ficou pelo mar?

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Partilho um excelente registo do tal tornado em Espinho da autoria de um amigo meu, André Carvalho, a quem agradeço a autorização de partilha aqui.

Cumprimentos.
Fantástico registo! :w00t::palmas:

Felizmente é só uma tromba de água... :)
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boa Noite a todos, sinto-me contente por ter visto o meu 1º tornado, ainda por cima em casa. Desloquei-me 1 km para Norte e vi este belo tornado, numa magnifica wall cloud bem definida. O meu dever antes de fotografar foi avisar no fórum meteopt que estava a haver um tornado a Oeste de Espinho.
As pessoas também estavam a apreciar este fenómeno da natureza, fui ter com elas e algumas vieram de propósito para junto da costa para ver este extraordinário tornado, contando a mim que já tinham visto vários em Cuba (Caraíbas). Um casal que ia a passar de carro, a mulher também já tinha visto muitos tornados e wall cloud nos Estados Unidos da América, sendo o seu país de origem Para as pessoas que estavam lá presentes era relembrar velhos tempos quando viam tornados, mas para mim eu como nunca tinha visto, valeu a pena. Apesar de não ter a licenciatura, mestrado, doutoramento em Meteorologia, tive sorte pois podia ter corrido mal, pois não ter formação universitária na área e andar a caçar tempestades podia ter posto a minha vida em risco por uma tempestade.

Seguem aqui as fotos do tornado que ocorreu antes das 18:04h segundo as pessoas que lá estavam. Registei esta imagem do tornado às 18:04h

5cU5Juu.jpg


Wall cloud ainda bem definida após a dissipação do tornado

pTNWoyb.jpg
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Boa Noite a todos, sinto-me contente por ter visto o meu 1º tornado, ainda por cima em casa. Desloquei-me 1 km para Norte e vi este belo tornado, numa magnifica wall cloud bem definida. O meu dever antes de fotografar foi avisar no fórum meteopt que estava a haver um tornado a Oeste de Espinho.
As pessoas também estavam a apreciar este fenómeno da natureza, fui ter com elas e algumas vieram de propósito para junto da costa para ver este extraordinário tornado, contando a mim que já tinham visto vários em Cuba (Caraíbas). Um casal que ia a passar de carro, a mulher também já tinha visto muitos tornados e wall cloud nos Estados Unidos da América, sendo o seu país de origem Para as pessoas que estavam lá presentes era relembrar velhos tempos quando viam tornados, mas para mim eu como nunca tinha visto, valeu a pena. Apesar de não ter a licenciatura, mestrado, doutoramento em Meteorologia, tive sorte pois podia ter corrido mal, pois não ter formação universitária na área e andar a caçar tempestades podia ter posto a minha vida em risco por uma tempestade.

Seguem aqui as fotos do tornado que ocorreu antes das 18:04h segundo as pessoas que lá estavam. Registei esta imagem do tornado às 18:04h

5cU5Juu.jpg


Wall cloud ainda bem definida após a dissipação do tornado

pTNWoyb.jpg

Que inveja! :angry::D Bons registos!

Continuação de bons seguimentos para mais logo.


Qual é a tua objectiva? Brutal! Muito mais impactante do que da minha perspectiva.

Exactamente! Quando falavas em tons de azul referias-te à frente que a antecedeu e que deixou tudo banhado. :rain:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Pelo satélite parecem pelo menos 3 rounds a caminho :scared:

Pelas 17:40 fiz este boneco. Tenho algumas dúvidas quanto à tipologia de todas as frentes, se bem que me parecem zonas de transição entre massas frias e outras mais frias com algum ar quente pelo meio. Embora para o sul haja uma área de aguaceiros mais fracos, não sei até que ponto não possam ocorrer aguaceiros mais localizados e de grande intensidade, há bons teores de CAPE e Windshear durante a madrugada. Mais a norte espera-se um cavamento do núcleo da depressão com aumento da velocidade do vento, penso que os modelos mostram até aquilo que se chama uma shortwave trough o que se traduziria numa intensificação repentina do vento e do forçamento vertical, mas não tenho certezas:
TBC6F25.png

dLVWW9t.png