Seguimento Litoral Norte - Março 2018

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Temperatura em queda, 6,1º...

A cota de neve andará nos 800m sensivelmente....
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

manhã de chuva, por vezes forte pelo Porto, sigo com 25.8 mm acumulados. :rain:

Está fresco com 8.3ºc actuais.

206 mm acumulados neste evento até ao momento :rain:

Março segue com 124,4 mm.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,737
Local
Loures
Bom dia.

Esta noite foi novamente animada por Rio Tinto: trovoada pouco depois da 1h da manhã, onde consegui captar em vídeo dois raios nuvem-solo, possivelmente os mesmos que o @Paelagius (grandes registos! :thumbsup:), onde uma das descargas mandou a iluminação abaixo momentaneamente na rua e nas casas. Depois pelas 04h25 mais trovoada, mas mais longínqua.
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Boa tarde,

Gostaria de agradecer a todos vós.


Fiquei mesmo radiante quando vi o primeiro raio a rasgar o céu! Há muito que aguardava por esta ocasião.

Bom dia.

Esta noite foi novamente animada por Rio Tinto: trovoada pouco depois da 1h da manhã, onde consegui captar em vídeo dois raios nuvem-solo, possivelmente os mesmos que o @Paelagius (grandes registos! :thumbsup:), onde uma das descargas mandou a iluminação abaixo momentaneamente na rua e nas casas. Depois pelas 04h25 mais trovoada, mas mais longínqua.

Aqueles foram sobre o mar ;)

TwC6n9P.png


Fantásticas! Já estava a dormir quando caíram, mas acordaram-me. E pelo menos mais uma vez durante a madrugada.

npDvXcE.png


o2dWdZO.png


Mi ha rotto le scatole! (Deu-me cabo da cabeça):trovao::angry: Acordei sobressaltado! Não contava pois também já dormia àquela hora…Vi agora o quão perto terá sido… Mas não se pode ter tudo — não iria caber no frame da fotografia. Deixei-me ficar… E, logo a seguir, outra em cima! :shocking:
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Bom dia.

Bom...Noite animada, e o dia assim permanece.
Agora pelas 09.10h um aguaceiro trouxe uma espécie de granizo desfeito. Não era sleet, não era granizo, era um misto dos dois pela dimensão do mesmo.
A temperatura lá desceu um pouco nessa altura.
O acumulado está nos 27,4 mm.
Penso que seja graupel.
Corrijam-me se estiver enganado.
.................
Continuam os aguaceiros.
Estão 10°C
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Penso que seja graupel.
Corrijam-me se estiver enganado.
.................
Continuam os aguaceiros.
Estão 10°C
Pode muito bem ser, depende do aspeto do que o @Aristocrata viu, se fosse algo derretido não era graupel mas se fosse algo mais consistente e branco opaco era graupel com certeza :)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Penso que seja graupel.

Boa tarde.

Jonas, não era graupel pois esse é um meteoro seco e branco opaco.
Era mesmo tipo "sleet", é aquilo que me é mais parecido com o que caiu. Mas mesmo isso é aproximado pois não era 100% "sleet".
O que pode ser é granizo já "em fim de vida", ou seja granizo que se está a desfazer, pouco consistente, talvez devido à temperatura à superfície ainda ser alta. Estariam 7ºC aproximadamente.

Bem, o que dizer da tarde.
Está mais calmo, com um ou outro aguaceiro mais fraco. Algumas abertas e o sol vai espreitando timidamente por entre as nuvens.
O vento à passagem das células ainda tem soprado moderado, agora está fraco.
O acumulado diário vai em 31,8 mm.
Com o valor de hoje, o ano hidrológico ultrapassou os 1000 mm: 1022,8 mm. Nada mau!

Tactual: 10,0ºC
Hr: 80%
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Boa tarde.

Jonas, não era graupel pois esse é um meteoro seco e branco opaco.
Era mesmo tipo "sleet", é aquilo que me é mais parecido com o que caiu. Mas mesmo isso é aproximado pois não era 100% "sleet".
O que pode ser é granizo já "em fim de vida", ou seja granizo que se está a desfazer, pouco consistente, talvez devido à temperatura à superfície ainda ser alta. Estariam 7ºC aproximadamente.

Bem, o que dizer da tarde.
Está mais calmo, com um ou outro aguaceiro mais fraco. Algumas abertas e o sol vai espreitando timidamente por entre as nuvens.
O vento à passagem das células ainda tem soprado moderado, agora está fraco.
O acumulado diário vai em 31,8 mm.
Com o valor de hoje, o ano hidrológico ultrapassou os 1000 mm: 1022,8 mm. Nada mau!

Tactual: 10,0ºC
Hr: 80%


Talvez mesmo sleet (portanto restos de neve bastante fundida) ou graupel "em fim de vida", como disseste. Ou até as duas coisas misturadas e claro já bastante derretidas.
Tanto num caso como no outro faz sentido o estar a desfazer-se que referes, se entendi bem a tua descrição, como "gelo picado" já semi-derretido, que dá para desintegrar com os dedos.

Granizo derretido não me parece o caso. Digamos que granizo "puro" é sempre sólido, como uma pedrinha, portanto mesmo no seu "final de vida" não deixa de ser como uma minúscula pedrinha sólida com bastante água derretida à sua volta no chão, e não algo que dê para agarrar e desfazer em pedacinhos mais pequenos, diria eu...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Granizo derretido não me parece o caso.
Percebo o que dizes.
Aquilo era tipo gelo desfeito, ao embater nas superfícies espalhava logo o gelo num raio de 1 cm a 1,5 cm.
Mas era interessante e a temperatura logo desceu um pouco.

Agora temos uma ou outra aberta maior e, olhando ao satélite, há algumas células junto à costa que podem dar mais alguns aguaceiros.