Seguimento Litoral Norte - Março 2024



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
As mais pequenas teriam uns 2mm e derretiam mais rapidamente, as maiores teriam uns 5mm e achatavam/desfaziam-se quando caíam e demoravam mais a derreter.
Provavelmente graupel.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,434
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde,
Chuva moderada com 8.5°C e 65% HR, vento moderado fraco a moderado de sul.

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa tarde,

Hoje estava indeciso se ia à Mata de Albergaria, ali por Leonte ou à Serra da Cabreira, mas como apesar de haver frio suficiente não houve grande precipitação decidi ir à Serra da Cabreira pois aqueles pinheiros lá no topo com aquele sincelo... :w00t: :nicephoto: Sem dúvida algo que gostei bastante de ver e penso que ainda havia fotos a fazer lá. Começou a aparecer neve ali por volta dos 700m talvez um pouquinho mais baixo. Desta vez comecei a caminhada pelo lado contrário a por volta de 850m. Passei por um pequeno bosque a cerca de 920m e não havia grande diferença na acumulação, apenas um pouco mais do que nas outras zonas mais baixas. Ainda apanhei alguns aguaceiros de neve durante a subida e também na descida. Durante o tempo que estive lá em cima começou-se a formar sincelo na minha roupa, no tripé, na mochila e também a máquina ficava se não limpasse, mas era impressionante a rapidez com que ficava molhada e começava a querer congelar algo que não aconteceu das outras vezes no início do mês. Não consegui ficar até à precipitação que veio ao fim da manhã/início da tarde, pois tinha de estar em Braga, mas já foi mais uma bela caminhada.





 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Algumas fotos de hoje a cerca de 1240m na Serra da Cabreira:

DSC00910.jpg

DSC00940-Edit.jpg

DSC00956-Edit.jpg

DSC00978-Edit.jpg


Houve uma coisa que me esqueceu no post em cima, enquanto eu andava de volta dos pinheiros reparei no chão um bloco de gelo com cerca de 10-15 cm de comprimento e uma forma algo cilíndrica. Fiquei a pensar de onde é que aquilo teria vindo, pois era algo transparente e não branco e opaco como o sincelo nos pinheiros.
Um pouco depois, estava eu mais ou menos no local onde tirei a segunda foto e vi uma coisa a atingir o chão com alguma intensidade e até pensei que fosse sincelo que tive caído de algum pinheiro. Nesta altura o barulho das torres eólicas diminui assim como o vento. Passado dois, três minutos o vento tinha voltado. Que se terá passado? Algum bocado de gelo que caiu de uma torre eólica? Foi um momento algo estranho.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Algumas fotos de hoje a cerca de 1240m na Serra da Cabreira:

DSC00910.jpg

DSC00940-Edit.jpg

DSC00956-Edit.jpg

DSC00978-Edit.jpg


Houve uma coisa que me esqueceu no post em cima, enquanto eu andava de volta dos pinheiros reparei no chão um bloco de gelo com cerca de 10-15 cm de comprimento e uma forma algo cilíndrica. Fiquei a pensar de onde é que aquilo teria vindo, pois era algo transparente e não branco e opaco como o sincelo nos pinheiros.
Um pouco depois, estava eu mais ou menos no local onde tirei a segunda foto e vi uma coisa a atingir o chão com alguma intensidade e até pensei que fosse sincelo que tive caído de algum pinheiro. Nesta altura o barulho das torres eólicas diminui assim como o vento. Passado dois, três minutos o vento tinha volta. Que se terá passado? Algum bocado de gelo que caiu de uma torre eólica? Foi um momento algo estranho.

É comum gelo formar-se nas pás das eólicas e depois acabar por soltar-se. Quase de certeza que foi isso que aconteceu, um fragmento de gelo que caiu de um torre eólica. Para tua segurança quando estiverem este tipo de condições mantém uma certa distancia das eólicas... :unsure:
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
É comum gelo formar-se nas pás das eólicas e depois acabar por soltar-se. Quase de certeza que foi isso que aconteceu, um fragmento de gelo que caiu de um torre eólica. Para tua segurança quando estiverem este tipo de condições mantém uma certa distancia das eólicas... :unsure:
Certamente que vou, nem me tinha passado pela cabeça que elas pudessem ficar com gelo e que isto pudesse acontecer. Até pensei que tivessem alguma forma para não deixar a sua formação, mas ao pesquisar algumas imagens já vi que não. Interessante que das outras duas vezes que fui lá no início do mês estive por lá mais bastante mais tempo que ontem e não aconteceu nada assim, numa delas até já estava tudo a começar a derreter. Como já fui lá três vezes, agora tenho outros locais em mente, já sem eólicas :).
Obrigado @MSantos pela resposta. :thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia\boa tarde.

Temos aí o inverno em todo o seu esplendor.
Chuva, vento, neve, frio.
Deixo aqui uma imagem dos dados da minha estação. Deixo a nota para o facto de ter ultrapassado hoje os 2000 mm no Ano Hidrológico: 2004,6 mm.

est.png


O vento começa a soprar com mais intensidade, de SO, o céu a fechar. A pressão atmosférica vai caindo lentamente.