Seguimento Litoral Norte - Novembro 2015

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Hoje acordei com bastante frio, apesar do ariol registar 20,6C na sala. Ontem, já a contar com a inversão térmica que ocorreria ao amanhecer, fiquei a pensar se aquele cheiro voltaria a verificar-se. E lá está, pelas 7:00 senti aquele aroma de fornada de bolachinhas de ácido sulfúrico e amónia assadas, e queimadas, no inferno. Não era um cheiro muito forte (tenho as janelas fechadas de qualquer forma) mas notava-se perfeitamente, agora ainda há mas está a desaparecer. Mistério solucionado, deve ser mesmo a inversão térmica que força que a poluição venha para baixo.

S. Gens registou ontem 27,1C às 15:00, ainda não sei da máxima total. Acabou por se constatar a previsão de maior calor, vamos é ver quanto tempo isso dura, agora.
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,467
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
aroma de fornada de bolachinhas de ácido sulfúrico e amónia assadas, e queimadas, no inferno.

:scared: isso não é nada saudável! Há certamente uma qualquer unidade fabril que está sem filtros instalados como deve ser.

Curiosamente este domingo a máxima de S.Gens terá ocorrido durante a manhã. O maior valor horário foi de 22,8ºC às 11:00. E há horas atrás a temperatura já tinha descido ao valor mais baixo dos últimos 4 dias, 13,9ºC.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
:scared: isso não é nada saudável! Há certamente uma qualquer unidade fabril que está sem filtros instalados como deve ser.

Curiosamente este domingo a máxima de S.Gens terá ocorrido durante a manhã. O maior valor horário foi de 22,8ºC às 11:00. E há horas atrás a temperatura já tinha descido ao valor mais baixo dos últimos 4 dias, 13,9ºC.
No domingo, de facto, o calor fez-se sentir no final da manhã, mas não foi um dia quente. À noite tive o A/C ligado durante algumas horas, pois sentia-se frio dentro de casa, embora o auriol registasse 21C. Como consequência disso, agora a casa ficou um forno, é difícil regular o calor que se pretende de um A/C.

Há uma fábrica ao lado do Mar Shopping que, no sábado, cheguei a comentar do traço deixado pela sua fumaça a invadir Leça, Leixões, e não digo nada se não chegar até aqui. Agora, se chega até a baixa do Porto, isso não sei. E também há a zona industrial do Porto, em Viso, perto daqui.
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,990
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

O dia começa com céu pouco nublado (pequena franja de nuvens altas).
O vento sopra fraco de NNE.
Uma nota para a pressão atmosférica: 1035 hPa!
Ontem a Tmáx foi de 22,4ºC.

Tatual: 16,6ºC
Hr: 87%
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas,

Amanhecer com alguma neblina, mínima desceu aos 12,3ºC com 94% de humidade.

Temperatura vai subindo atuais 17,4ºC e vento de ENE a 8km/h

Forte anticiclone instalado na Península Ibérica, pressão atual 1031,7hPa
OtkeoJA.png


Esta situação atmosférica é propícia a formação de nevoeiros nos vales , Imagem satélite das 8:40h
LydfrWj.jpg
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Este valor, se fôr validado, é excepcional. De 1931 a 1960, por exemplo, registos disponíveis por enquanto, S.Gens teve uma máxima absoluta para Novembro de 25,0ºC.

CEYO9AQ.gif
Não sei se tem a ver, mas no Domingo procurei várias vezes no mapa do ipma pelos valores de máxima e mínima de sábado, mas só encontrei no mapa algumas estações, e nenhuma delas a norte do país. Não sei o que se passou, mas cheguei a pensar se estas estações ausentes podiam não ter sido validadas, ou se foi algo do novo browser que estou a usar, ou se ainda terá acontecido outra coisa qualquer.
 
  • Gosto
Reactions: james e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,467
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei se tem a ver, mas no Domingo procurei várias vezes no mapa do ipma pelos valores de máxima e mínima de sábado, mas só encontrei no mapa algumas estações, e nenhuma delas a norte do país. Não sei o que se passou, mas cheguei a pensar se estas estações ausentes podiam não ter sido validadas, ou se foi algo do novo browser que estou a usar, ou se ainda terá acontecido outra coisa qualquer.

É um lapso de funcionamento do sistema automático de construção da página dos resumos diários do IPMA, infelizmente demasiado frequente e inexplicado.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
No domingo, de facto, o calor fez-se sentir no final da manhã, mas não foi um dia quente. À noite tive o A/C ligado durante algumas horas, pois sentia-se frio dentro de casa, embora o auriol registasse 21C. Como consequência disso, agora a casa ficou um forno, é difícil regular o calor que se pretende de um A/C.

Há uma fábrica ao lado do Mar Shopping que, no sábado, cheguei a comentar do traço deixado pela sua fumaça a invadir Leça, Leixões, e não digo nada se não chegar até aqui. Agora, se chega até a baixa do Porto, isso não sei. E também há a zona industrial do Porto, em Viso, perto daqui.
Essa fabrica é uma serração de madeiras (a antiga jomar). Por vezes sente-se um cheiro químico mas acho que se deve à Petrogal ou aos reservatórios que se encontram em Matosinhos bem perto da Senhora da Hora não será? Desde miúda que me lembro que de vez em quando sentia-se um cheiro químico mas não era frequente isso acontecer.

Ontem VC acordou com 15 graus e o dia foi solarengo e ameno. De momento cenário identico com 14 graus.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Essa fabrica é uma serração de madeiras (a antiga jomar). Por vezes sente-se um cheiro químico mas acho que se deve à Petrogal ou aos reservatórios que se encontram em Matosinhos bem perto da Senhora da Hora não será? Desde miúda que me lembro que de vez em quando sentia-se um cheiro químico mas não era frequente isso acontecer.

Ontem VC acordou com 15 graus e o dia foi solarengo e ameno. De momento cenário identico com 14 graus.

Eu queria mesmo saber isso, andei a pesquisar na internet mas não encontrei nada. Sim, aquilo parece ser uma madeireira, mas expele miito fumo mesmo. Tenho notado que em certos dias, à beira da serração, sente-se mais cheiro que em outros, embora geralmente o cheiro não seja muito agressivo, não obstante a quantidade de fumaça.
Mas então sabe do cheiro químico que falo, às vezes parece vir ou estar em Leixões, são lá os depósitos da petrogal?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,203
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,
Mais um dia bastante solarengo e quente pelo Porto, com uma máxima de 22ºC. As noites já começam a arrefecer alguma coisa, neste momento estão 16,4ºC e a mínima foi de 13,6ºC. O chão está todo molhado devido à humidade que está nos 100%. Pelas 6h30 da manhã, aparentemente, choveu e acumulou 0,25 mm. As imagens de radar, no entanto, não registam nada. :huh: Alguém deu por isso? Ou será mesmo problema do pluviómetro?
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boas,
Mais um dia bastante solarengo e quente pelo Porto, com uma máxima de 22ºC. As noites já começam a arrefecer alguma coisa, neste momento estão 16,4ºC e a mínima foi de 13,6ºC. O chão está todo molhado devido à humidade que está nos 100%. Pelas 6h30 da manhã, aparentemente, choveu e acumulou 0,25 mm. As imagens de radar, no entanto, não registam nada. :huh: Alguém deu por isso? Ou será mesmo problema do pluviómetro?

Talvez tenha sido orvalho, por aqui o chão também estava molhado. Não pode ter sido chuva pois não havia condições para chover.
Por aqui atuais 13,8ºC. A mínima foi de 11,5ºC