Seguimento Litoral Norte - Novembro 2018

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas noites,

Que rico dia de inverno, daqueles bons para enroscar com a mantinha no sofá e comer castanhas :sono: :D
Quanto a chuvinha, embora não tenha sido nada do que se chegou a prever, não nos podemos queixar cá pelo burgo, que ficou bem regado:

ISEP: 36,1mm

Estações IPMA (Até às 19h00)
Massarelos: 34,5mm
S. Gens: 45,6mm
Pedras Rubras: 42,5mm
Seguimos sem chuva e com 10,3ºC; está fresquinho lá fora :cold:

Venha agora o sol para secar esta humidade, e fazer brilhar as cores de outono :)
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

40 mm acumulados por aqui :rain:

Neste momento mais fresco com 10.4 ºc actuais, vento praticamente nulo e 95% HR.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde!
Céu pouco nublado limpo, temperatura amena.
Levo o mês com 248mm acumulados
Espero que venha mais molho.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

A noite passada já foi seca e o dia assim o foi.
O sol já se apresentou bem disposto, com algumas nuvens como que a dizerem "Não abuses!" :D...
O céu está agora limpo e o vento calmo.
Já se sente a frescura típica outonal. :thumbsup:

Tmín: 4,6ºC
Tmáx: 14,4ºC

Tactual: 7,9ºC
Hr: 87%
Espero que venha mais molho.
Vá, não abuses. Há quem queira agora tempo seco aqui pelo norte.
Se fosses do Alentejo pedias é chuva...:p
 

Jorgemeteo

Cirrus
Registo
12 Nov 2018
Mensagens
1
Local
Castelo Branco
Boa noite.

Tivemos um dia acima das expectativas mais recentes.
Até meio da semana a previsão era de muita chuva, mais do que tivemos hoje.
Mas então o corte foi enorme.
Da forma que caiu foi excelente para as terras.
Por Paços de Ferreira o acumulado é de 54,9 mm.
Já há muitos anos que acompanho a tua estação, porra isso aí é mesmo um penico, parece que mijas para lá, desculpa a brincadeira, não leves a mal.:)
 

Harry Potter

Cirrus
Registo
5 Nov 2018
Mensagens
34
Local
Felgueiras, Porto
Frio por aqui, mas ainda não é desta que haverá uma geada, não está fácil

Hoje foi um dia de sol até quentinho, depois dos últimos dias de chuva e cinzentos

@Jorgemeteo Em Paços de Ferreira chove muito, acho que chove mais que aqui em Felgueiras

Na zona de Barrosas também chove sempre mais, não sei porque razão será, mas tenho quase a certeza disso.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Em Paços de Ferreira chove muito, acho que chove mais que aqui em Felgueiras.
Na zona de Barrosas também chove sempre mais, não sei porque razão será, mas tenho quase a certeza disso.
É natural, apesar da altitude ser semelhante, o facto de estar mais próximo do litoral terá a sua contribuição.
Em relação à zona de Barrosas...Caraças! Foste referir-te ao meu calcanhar de aquiles.
Barrosas é um caso à parte. Barrosas, com os seus mais de 450 mts de altitude, deve rivalizar com os supra-sumos da precipitação aqui do concelho de Paços de Ferreira, as freguesias da zona norte. Eu estou na zona mais a sul...zona em princípio ligeiramente menos pluviosa dentro deste planalto.

Para teres mais do que Paços de Ferreira, ou mijas para o pluviómetro ou metes lá água.
:D A ureia destruía aquilo em pouco tempo...

Já há muitos anos que acompanho a tua estação, porra isso aí é mesmo um penico, parece que mijas para lá, desculpa a brincadeira, não leves a mal
:huhlmao:
A brincar que o digas, desde criança que ouço que Paços de Ferreira é o "peniquinho do céu" (não confundir com o "penico do céu" que é Braga!).
A forma do planalto, ligeiramente côncavo, com a zona S\SO mais baixa e a zona N\NE mais alta, tendo elevação maior entre os 400 e os 570 metros nas vertentes SO-NO, e elevação aproximada aos 400 mts na vertentes SE-NE, faz com que seja uma espécie de anfiteatro natural para as chuvas, principalmente as que entram de S, de SO e de O.
O maior registo que já vi por cá foi o do famoso outono-inverno de 2000-2001, com os seus mais de 3500 mm. Só o mês de março de 2001 teve uma precipitação total de 890 mm. A estação era a extinta de Lamoso do SNIRH, que ficava na zona norte do concelho a 370 mts de altitude, com dados de 1979 até 2001 (após isso teve dados parciais até 2003 e depois "kaputt!", deixou de ter dados...).
lWuEvLH.png

---

A noite segue fresquinha, com céu limpo e vento fraco de NNE.

Tactual: 4,8ºC
Hr: 93%
Continuação de boa noite. E boa semana. :w00t:
 
Última edição: