Seguimento Litoral Norte - Novembro 2022

okcomputer

Cirrus
Registo
13 Jul 2020
Mensagens
91
Local
Minho
Em 2013 o outono foi chuvoso mas muito longe do que houve este ano. Mas nesse outono/inverno, tirando o mês de novembro, foi sempre a chover sem parar. Foi o último inverno a sério. A seca que se verificava antes também não era tão grave como a deste ano.

Em 2014, outro outono muito chuvoso, ainda assim o deste ano não tem concorrência. Tivessem as barragens em níveis decentes antes disto e haviam cheias consideráveis.

É muito provável que tenhas razão, não tenho dados para comparar, apenas a memória. Gosto muito da chegada do Outono, da chuva, das cores das folhas das arvores, tal como depois gosto daquelas semanas mais frias e secas que muitas vezes se seguem, com madrugadas geladas e tardes curtas mas soalheiras. Mas volta e meia há um Outono muito chuvoso que mesmo para quem gosta, cansa um pouco, como foi um por esses anos e este agora.

É uma pena uma pessoa em 2022 não possa simplesmente chegar ao site dum serviço meteorológico nacional, escolher ano, escolher mês, escolher estação, et voilá, comparar meses, estações, anos, etc, eventualmente com as devidas notas que são dados em bruto não tratados climatologicamente, com a ressalva que não houve dados no dia x e y por algum problema, etc

E sim, eu sei que lá no site do IPMA estão os mapas climatológicos mensais e poderemos comparar por aí, mas gostava sinceramente ver estação a estação por exemplo quantidades de precipitação, mínimas, máximas, etc. pois esses mapas por vezes confundem-me pois devem recorrer muito a interpolações e outras metodologias.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

Manhã fria e com nevoeiro fechado, mínima e actual 5.9ºc.

Vento fraco, 98 % HR.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa noite,

Hoje foi mais um dia que começou com nevoeiro.
À beira da Decathlon, perto do estádio do Braga, havia algum nevoeiro já a forma-se junto ao chão.
Ao vir embora para casa, fiz uma paragem perto dos campos, também perto do estádio e já havia também nevoeiro a formar-se.

Fotos tiradas entre as 20h15-20h25.

EqxFAGK.jpg

ICPJATq.jpg

lsxW5YX.jpg


Pela câmara no aeródromo também já começa a aparecer qualquer coisa:

tCTt1Ij.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

Vai chovendo certinho pelo Porto, o acumulado está nos 4.8 mm. :rain:

Está frio com 8.1ºc actuais ( mínima 7.5ºc ) vento fraco e 96% HR.

Novembro a caminho dos 380 mm. :rain:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Novembro a caminho dos 380 mm. :rain:

E ultrapassa mesmo, sigo com 380,8 mm em novembro, valor incrível. :rain:

Chove bem agora, 10 mm acumulados, chuva moderada mas muito densa.

O dia continua frio, a máxima ainda não passou dos 10.9ºc.

Neste momento 10.6ºc, vento fraco e 97% HR.