Seguimento Litoral Norte - Novembro 2023

Aqui pela minha zona reina o vento.
Sábado temos mais festival.

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk

Contentor tombou à 5 minutos aqui em Espinho, ouvi o estrondo.
Muito vento com rajadas fortes.
56dfdca50e4f7ebdbcfdc40f5428d5d0.jpg

Enviado do meu BV4900Pro através do Tapatalk

Boa noite.

Por cá tivemos bastantes aguaceiros, uns mais vigorosos que outros.
Com isto o acumulado subiu para 47,8 mm.
O vento foi nota dominante nas primeiras horas do dia, com vento médio máximo forte de 41,4 km\h e rajada máxima a chegar aos 54,7 km\h; este manteve-se até meio-final da tarde, acalmando agora pela noite, excepto na passagem de alguma célula mais activa.

Estive junto ao mar das 11h até às 16h. O vento estava forte, por vezes com rajadas muito fortes (acredito numa ou noutra tempestuosa, tal era a intensidade e a dificuldade em andar contra).
E foi precisamente este vento que não permitiu ondas tão altas como se esperava. Sim, a ondulação era forte, mas o vento não deixava as cristas crescerem.
Talvez o AA (verão de São Martinho, curto (?), permita a chegada de ondulação mais "cénica" este mês...

Finalmente Lamas de Mouro apareceu no mapa das estações com precipitação. veremos se é definitivo. E nas próximas entradas chuvosas podemos acompanhar uma das zonas mais chuvosas do continente...

Tactual: 11,0ºC
Hr: 91%

Bom dia,

Mais uma noite de aguaceiros por vezes intensos, o acumulado está nos 8.6 mm e Novembro aproxima-se dos 50 mm com 49.2 mm até ao momento.

12.1ºc (mínima de 11.3ºc) vento moderado com algumas rajadas de O e 92% HR.

Com a aproximação de nova frente, será de esperar novo agravamento de chuva e vento a partir do final do dia.

Pelo que estive a ver nas estações do IPMA, Porto/Serra do Pilar registou ontem a rajada mais forte a nivel nacional com 108 Km/h, seguida pela Guarda com 105.1 Km/h.

hpyPaty.jpg

Última edição:
Aguaceiro muito forte há pouco, passou mesmo aqui por cima e fez o acumulado subir para os 11.8 mm. :rain:

Uma foto do mesmo quando ainda vinha ao longe.

Fujifilm XT-5 + XF 8-16 mm 2.8 @ 9 mm - f-5.6.

5Ut1jK8.png

Agora sem chuva e sol.

Última edição:
Bom dia,
Regime de aguaceiros, vento fraco/moderado de quadrante NO, temperatura de 13°C.

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk

Boa tarde.

Por cá, pela madrugada tivemos aguaceiros fortes.
Durante o dia já foram períodos de chuva.
O acumulado diário está nos 23,6 mm.
O vento sopra moderado com rajadas.
E está fresco...

Tactual: 12,9ºC
Hr: 89%

Venha de lá essa chuva, esse vento, essas ondas. É tudo o que precisamos de momento...
images

Boas,

Chuva fraca pelo Porto neste momento, o acumulado está nos 15.8 mm.

14.8ºc , vento moderado de OSO e 89% HR.

Novembro com 55.6 mm e o ano hidrológico ( desde 01/10/2023) segue nos 502.4 mm. :rain:

Aproveite quem quiser tomar banho de chuveiro. Deve ser experiência única.

Boa noite.

A chuva não desarma, os períodos de chuva\aguaceiros vão-se sucedendo. O vento vai soprando fraco a moderado, com rajadas de SO.
O acumulado diário vai agora nos 38,7 mm.
Assim, neste mês de novembro tenho um acumulado de 127,9 mm.

Na imagem de satélite para já não se vê um cavamento vigoroso do "Domingos". Nem uma massa nebulosa que prometa a muita chuva e vento esperados.
No entanto a depressão deverá acelerar o processo de cavamento nas próximas horas e trazer vento e chuva. Acredito é que possam vir mais tarde do que o previsto. Veremos...

Tactual: 14,5ºC
Hr: 97%
Ponto Orvalho: 14ºC

Deixo aqui um vídeo da minha tentativa de captar ondas GRANDES na tarde de ontem. Não fui muito bem sucedido, o vento forte tratou de destruir as ondas, ainda que a ondulação estivesse forte. O período das ondas também não era muito elevado. O ruido do vento pede para baixar um pouco o som...
Praia de Moreiró\Castro de São Paio, Labruge, Vila do Conde.

Bom acompanhamento da passagem do "DOMINGOS"

Última edição: