Seguimento Litoral Norte - Novembro 2023

Boa noite.

E este ano não me parecem nada más, que achas?
As castanhas este ano, apesar de parecerem boas, tem um problema: muito bicho! Não é ano para as guardar, é ano para as apanhar rápido e comer logo que possível. Muita humidade dá nisto.
Por outro lado, há castanhas e isso por si é bom.
A campanha da castanha em Trás-os-Montes, no geral, é má. Pouca e de qualidade menor. Os meses secos por lá tiveram os seus efeitos.
Talvez as variedades mais tardias tenham ganho alguma coisa com a chuva de setembro.

Em relação ao acompanhamento por cá, sim, tivemos aguaceiros, alguns mais fortes mas em geral de curta duração.
O acumulado diário está nos 11,2 mm.
E está frescote. Está a chegar a altura de ligar a salamandra, o aquecedor eléctrico, etc.. O aquecimento a gasóleo ficará em "pausa" para já, não me posso permitir a emitir demasiados gases contribuidores para o aquecimento global. São muitos € por CO2 emitido...:malandro:

Tactual: 9,9ºC
Hr: 89%

Tenham uma excelente semana:thumbsup:

Boa noite,

Dia com vários aguaceiros, 19,8 mm na estação que sigo, 182,3 mm este mês e 708,6 mm nos últimos 24 dias.
A estação perto da barragem da Caniçada vai com 72,1 mm, 342,4 mm este mês e 1373,6 mm nos últimos 24 dias.

Hoje mais uma vez pela Serra do Gerês, num dia em que as pausas na chuva foram poucas, a água escorria por todo o lado e o sol espreitou nem sequer três minutos:

Dia de aguaceiros. 18mm acumulados entre enxurro e sol a espreitar.
Amanhã com o alívio do tempo vou fazer uma caminhada para ver o estado dos ribeiros e quedas de água e ver se apanho uns cogumelos e as últimas castanhas.

Este ano apanhei 60 kg. Estas últimas estão boas mas muitas, da outra apanha, têm-se estragado não sei porquê.

As castanhas este ano, apesar de parecerem boas, tem um problema: muito bicho! Não é ano para as guardar, é ano para as apanhar rápido e comer logo que possível. Muita humidade dá nisto.
Por outro lado, há castanhas e isso por si é bom.
A campanha da castanha em Trás-os-Montes, no geral, é má. Pouca e de qualidade menor. Os meses secos por lá tiveram os seus efeitos.
Talvez as variedades mais tardias tenham ganho alguma coisa com a chuva de setembro.
Muito obrigado pelas vossas respostas! Aqui, na capital, castanhas só se vêem nas mercearias, supermercados, grandes superfícies, etc.
Das que comprei numa dessas superfícies, uma parte, cerca de um quarto, tinham esse problema do bicho, mas um aspecto exterior bastante bom. Algumas estavam até já podres por dentro.

Também as há em certos locais secretos que conheço perto de Lisboa mas hesito em revelar... assim como quem vai de Braga ao Gerês.

5b72ae25a7147e34c7e25fcbfa098594.jpg

Quase quase a formar-se!! Cabrao dissipou-se!!! Ainda fui atrás mas o sacana morreu!!! Vila do Conde!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

5b72ae25a7147e34c7e25fcbfa098594.jpg

Quase quase a formar-se!! Cabrao dissipou-se!!! Ainda fui atrás mas o sacana morreu!!! Vila do Conde!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Boa tentativa, continua forte, vais conseguir

Enviado do meu BV4900Pro através do Tapatalk

Boa noite.

Por cá foi tem sido dia de aguaceiros em geral fracos.
O vento soprou em geral fraco. Neste momento está calmo.
Boas abertas na nebulosidade permitiram de vez em quando o sol aparecer. Agradável, precisamos de luz...
A noite agora cai já com uma sensação de frio, amplificado pela humidade que é muita, obviamente.

O acumulado diário está nos 7,6 mm.
O acumulado mensal subiu para os 223,1 mm. Praticamente a média feita...
O Ano Hidrológico, ainda qual bébé, segue com 749,6 mm.

Tactual: 8,0ºC
Hr: 85%

Boa noite,

Por aqui também dia de aguaceiros, e bastante fresco ( mínima de 8.9ºc e máxima 14.9ºc ) acumulados 7.8 mm.

Neste momento 11.5ºc, vento fraco e 84%HR.

O mês aproxima-se dos 100 mm com 95,4 mm até ao momento, devem ser atingidos em breve ( provavelmente já amanhã ) :rain:

Por aqui aguaceiros, como tem todo o lado.

Aqui tem sido mais ventania. Vejam a media do dia 4 com 41,5 km/h. É um valor muito alto para média diária. Rajada de 88.5 km/h igualou a de Outubro.

1699301067120.webp

Quanto à chuva. Enquanto estações do interior têm registado valor muito elevados nestes dias, veja-se em Paços de Ferreira que já vai em 223. E também Ponte de Lima, Braga, Amares, etc...
Aqui os valores não são nada de especiais, acumulo 63.3mm.

Graças à tecnologia e respetiva precisão, já hão mapas de previsão dos acumulados de precipitação do ECMWF ou do ICON (que no Windy permite maior resolução), percebe-se que valor mais altos são mais para o interior, mas antes da zona montanhosa. Efeito orográfico. Talvez 200 metros de altura não é muito, mas deve-se ter noção que para lá desse local, hão cadeias montanhosas mais altas e a chuva cai sempre a jusante dessas, mas no nosso caso, já depois da costa litoral.
Nos mapas de previsão de há 20 anos atrás, não se percebia (via) isso.

Alguns exemplos das estações do IPMA
1699301490002.webp

1699301576194.webp

Entretanto já devem ter percebi que está frio.
Sim, aqui para nós a partir dos 15ºC para baixo já é frio :D

Neste momento 12,4ºC
Mas assusto-me com Braga, Paços, Guimarães que já vão nos 7ºC! Sem querer falar o verdadeiro interior do país. Aí, só mesmo por a lareira a arder muito.