Seguimento Litoral Norte - Outubro 2009

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Bom dia.
Uma noite bem fresquinha por aqui.

À hora a que reportei a temperatura de 4,0ºC a Hr andaria pelos 70%, sem vento.

Tmín: 2,0ºC

Tactual: 15,0ºC
(com Hr perto dos 40%)

O Outono afinal a chegar e a dar um ar da sua graça.

Bom dia.
Uma noite bem fresquinha por aqui.

À hora a que reportei a temperatura de 4,0ºC a Hr andaria pelos 70%, sem vento.

Tmín: 2,0ºC

Tactual: 15,0ºC
(com Hr perto dos 40%)

O Outono afinal a chegar e a dar um ar da sua graça.

Ah... sempre reparei que tinhas mínimas muito baixas quando comparado com o resto da região, mas 2ºC? Nem nas regiões mais frias de Trás-os-Montes e Serra da Estrela se atingiram essas temperaturas. Será que tens a máquina bem calibrada? :confused:

Ah... sempre reparei que tinhas mínimas muito baixas quando comparado com o resto da região, mas 2ºC? Nem nas regiões mais frias de Trás-os-Montes e Serra da Estrela se atingiram essas temperaturas. Será que tens a máquina bem calibrada? :confused:

Já foi falado em muitos, ou mesmo em todos os tópicos de seguimento que em noites de inversão térmica, como a de ontem, é natural esta diferença, por vezes assustadora, de temperaturas.;)

Se for ao tópico do seguimento interior norte e centro verá um vídeo de il, em que percorre xkm, 1/2km e a temperatura varia 7ºC!

Não tenho possibilidade de calibrar a máquina;)
Aliás são 2 aparelhos do LIDL, 2 "irmãos gémeos" mas de cor diferente - 1 preto com fio e sensor tb da mesma cor e o outro branco tb com fio e sensor brancos.
Nas noites de inverno o sensor do carro a chegar a casa dá-me valores parecidos com os dos sensores. E tenho mais 1 sensor analógico que dá valores também semelhantes.
Proximamente irei adquirir uma estação pro (ainda estou a decidir-me por qual e onde comprar) e aí se puder coloco-a dentro de um RS conforme as orientações. E depois puderei ter valores para comparar com outras estações que por aí andam.
Mas por agora é com estes que trabalho e tentei optimizar a colocação deles para ter valores aceitáveis.:)

Não tenho possibilidade de calibrar a máquina;)
Aliás são 2 aparelhos do LIDL, 2 "irmãos gémeos" mas de cor diferente - 1 preto com fio e sensor tb da mesma cor e o outro branco tb com fio e sensor brancos.
Nas noites de inverno o sensor do carro a chegar a casa dá-me valores parecidos com os dos sensores. E tenho mais 1 sensor analógico que dá valores também semelhantes.
Proximamente irei adquirir uma estação pro (ainda estou a decidir-me por qual e onde comprar) e aí se puder coloco-a dentro de um RS conforme as orientações. E depois puderei ter valores para comparar com outras estações que por aí andam.
Mas por agora é com estes que trabalho e tentei optimizar a colocação deles para ter valores aceitáveis.:)

Vives numa região bastante específica em relação aos locais em redor.
Deves ter bastantes noites com orvalho o que se deve reflectir em parte na vegetação e na fauna local. Por vezes constato, que nesses locais, animais que deveriam estar a estivar, estão na verdade activos, escondendo-se durante o dia e saindo para as suas actividades durante a noite.

Vives numa região bastante específica em relação aos locais em redor.
Deves ter bastantes noites com orvalho o que se deve reflectir em parte na vegetação e na fauna local. Por vezes constato, que nesses locais, animais que deveriam estar a estivar, estão na verdade activos, escondendo-se durante o dia e saindo para as suas actividades durante a noite.

Em relação ao orvalho é verdade. E em relação à formação de geada também. Aqui nas noites de céu limpo de outono e inverno é comum o aparecimento desta ainda antes das 22 h quando verifico que nas zonas à volta se forma horas mais tarde.
Por vezes o que acontece é que se repara pouco nisto - o concelho é fortemente industrializado e com uma população generosa, o que leva a grandes discrepâncias dentro do mesmo.
De salientar que por aqui na região os vales dos rios Sousa e do Tâmega também apresentam valores muito baixos nas noites de inversão térmica.
Em relação à fauna não tenho dados...:(

Boa noite a todos.

A noite mais uma vez apresenta-se fresca.
A temperatura actual é de 7,0ºC. A Hr estará pelos 78%.
Talvez a temperatura não baixe tanto como na anterior, pois começa o céu a apresentar-se com nebulosidade alta - por norma nestas situações não desce muito de noite. Mas...;)

A Tmáx hoje foi de 21,0ºC (mais 1,0ºC do que ontem).
Deve ser o finalizar do tempo quente - a seguir o outono marcará presença como deve ser nesta época. Que nos traga também a "bendita" chuva:thumbsup:

EDIT 18 Out
00.30h: 6,0ºC

Bom dia.

O céu está nublado com nuvens altas - isto hoje não deverá aquecer muito. Vento fraco.

Temp. actual: 5,0ºC

Tmín: 3,0ºC